sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SÉRIE: KENAN E KEL

Kenan e Kel é um famoso seriado americano, produzido pela Nickelodeon. Foi ao ar pela primeira vez em 17 de agosto de 1996 e suas gravações terminaram em 1 de abril de 2000, num total de 61 episódios, além de um longa-metragem criado para a TV, intitulado "Duas Cabeças São Melhores Do Que Nenhuma". Em dezembro de 2006, o canal estadunidense Comedy Central anunciou que estava negociando com a Nickelodeon a aquisiçao dos direitos de exibição do programa, que poderia ir ao ar ainda em 2007.

Apesar do criador do programa ser Kim Bass, a idéia veio de Brian Robbins, que pensou que Kenan Thompson e Kel Mitchell tinham a química perfeita para o seriado e que se encaixavam muito bem nos personagens. O show teve um enorme sucesso nos Estados Unidos e também em grande parte do mundo, principalmente no Brasil, onde foi exibido por anos pelo canal de TV fechada Nickelodeon e depois, pelo canal de TV aberta, Rede Globo.

No Brasil atualmente, é exibido de segunda à sexta no bloco "Nick at Nite", do canal Nickelodeon. Era exibido também pela Rede Globo mas foi substiduido por Drake & Josh. Para alguns estados que possuem fuso horário diferente de Brasília, indo ao ar depois da Sessão da Tarde.

Personagens

Personagens principais

  • Kenan Rockmore (interpretado por Kenan Thompson) - Kenan é o melhor amigo de Kel. Ele é bem esperto, mas raramente cumpre com suas tarefas escolares. Em vez disso, passa seu tempo inventando planos malucos (como transformar a mercearia onde ele trabalha em um clube noturno, ou contar a todos que Kel possui percepção extra-sensorial). Apesar de ser um bom menino ele freqüentemente irrita seus pais e seu patrão. Sempre que algo de ruim acontece, ele, frustrado, diz: "Por quê???!!!". Todo episódio acaba com Kenan inventando um grande plano e pedindo para Kel conseguir várias coisas diferentes, e encontrá-lo em lugares aleatórios, chamando Kel sempre por um nome diferente (como por exemplo: "Kel, me traga uma torta, uma Spice Girl, um videocassete e me encontra no campo de futebol, Agora vamos, Zé Mané") , o que sempre deixa Kel um tanto confuso. Kenan é dublado no Brasil por Marcos Souza.
  • Kel Kimble (interpretado por Kel Mitchell) - Kel é o amigo atrapalhado e inseparável de Kenan e AMA refrigerante de laranja. Sua fala mais memorável é: "Quem ama refrigerante de laranja? Kel ama refrigerante de laranja... É verdade? Uhum... Eu amo, eu amo, eu amooooo!". Já que seus pais são cientistas ricos e muito ocupados, Kel praticamente mora na casa de Kenan. Ele se envolve em acidentes com o pai de Kenan na maioria de suas visitas. Kel tenta fazer Kenan desistir de seus planos malucos mas sempre acaba incluido neles. Seu pai é um cientista e sua mãe uma cirurgiã neurologista, o que leva os fãs a perguntar por que Kel age de maneira tão desajustada. Mesmo assim ele marcou 98 pontos em um teste de inteligência, onde quem marca 90 já é considerado um "gênio". Kel é um excelente pintor, além de tocar muito bem oboé e violino, sem falar na sua habilidade com sinuca e (quase) sabe andar de patins só não sabe parar. No começo e no fim de cada episódio, Kel sempre diz sua frase mais marcante: "Aah, vamos nessa!". Kel é grande fã de Michael Jordan e já foi um vendedor de Donuts. Kel é dublado no Brasil por Clécio Souto.
  • Kyra Rockmore (interpretada por Vanessa Baden) - Kyra é irmã de Kenan. Ela tem uma "quedona" amorosa por Kel e não larga do seu pé. Na maioria da terceira e quarta temporadas Kyra não aparece, mesmo em cenas que mostram a família reunida. Entretanto, ela aparece no final da série e no longa-metragem. Quando interrompida por Kenan numa de suas conversas com Kel, ela sempre dizia: "Eu estava falando com o Kel!".
  • Roger Rockmore (interpretado por Ken Foree) - Roger é pai de Kenan e de Kyra. Ele é obrigado a conviver com as visitas diárias de Kel, a quem não suporta. Ele possui temperamento forte - especialmente com Kel. Isso se deve ao fato de que ele sempre faz comentários sarcásticos sobre Roger e ainda acaba causando uma série de acidentes na casa dos Rockmore. Roger trabalha como controlador de tráfego aéreo no aeroporto local e já foi guarda florestal. A frase que mais fala é "Kel, cai fora daqui, já!". Roger é dublado no Brasil por Alfredo Martins.
  • Sheryl Rockmore (interpretada por Teal Marchande) - Sheryl é mãe de Kenan e Kyra. Sheryl é muito amável e parece sempre desconfiar dos planos de Kenan e Kel. Ela é muito mais paciente com Kel do que seu marido, Roger. Normalmente ela age de maneira equilibrada, conversando calmamente com Kenan sobre as confusões que ele causa e o castigando quando necessário, porém em alguns episódio ela perde o controle e demonstra toda sua irritação. No Brasil, ela é dublada por Melise Maia.
  • Chris Potter (interpretado por Dan Frischman) - Chris é dono da mercearia Rigby's e patrão de Kenan. Ele mora com sua mãe, que durante a série é muito mencionada mas nunca apareceu de fato. Suas frases mais faladas são "Eu tenho rádio no meu carro!" e quando ele tem que levar ou pegar sua mãe em lugares aleatórios. Na grande maioria das vezes as causas dos problemas de Chris são Kenan e Kel. Às vezes, Chris fala falas estranhas, o que faz Kenan e Kel ficarem muito confusos (por exemplo "C-Qual é a balbúrdia aí em..." "KK-Balúrdia??". Chris sempre sonha que está sendo perseguido por um coelho gigante, como vemos no episódio da primeira temporada "Mental Kel-Epathy" . Chris é dublado no Brasil por Alexandre Moreno.Tem um irmão que se dá muito melhor do que ele.

Personagens secundários

  • Sharla Morrison (interpretada por Alexis Fields) - Sharla foi introduzida como uma nova empregada do Rigby's no começo da terceira temporada. Chris a contratou porque ele sentia que Kenan precisava de ajuda na mercearia. No começo Sharla dava em cima de Kenan, e Kenan em cima de Sharla. Porém esse clima durou pouco tempo. O romance deles foi pouco explorado na quarta temporadas (embora Kenan e Sharla tenham marcado um encontro em um episódio da quarta temporada).Tem uma amiga que Kenan achava que era uma bruxa e que havia dado uma poção do amor a Kel.
  • Marc Cram (interpretado por Biagio Messina) - Marc foi introduzido na terceira temporada e é um ávido colecionador de relógios. Ele é um excelente soletrador, tanto que algumas vezes enquanto conversa ele não pronuncia algumas palavras como deveria, mas sim as soletra (como por exemplo "Eu estou muito B-R-A-V-O!" e "Foi muito B-O-M visitar vocês!"). Além disso, seu nome forma um palíndromo. Marc é dublado no Brasil por Marcelo Garcia.
  • Sra. Quagmire (interpretada por Doreen Weese) - Sra. Ethel Quagmire foi introduzida na primeira temporada como uma freguesa idosa do Rigby's. Em algumas ocasiões ela enfrenta Chris com autoridade: em um episódio da primeira temporada, Chris pensou que a Sra. Quagmire havia roubado uma lata de amendoins; sabendo disso ela bateu em Chris e o chamou de "Doninha". No episódio da segunda temporada The Lottery, ela entra na mercearia querendo comprar um bilhete de loteria, mas Chris diz que já haviam fechado, então ela o pega e empurrando-o contra a porta, e irritada, o chama novamente de "Doninha". A personagem desapareceu na terceira temporada sem explicação, porém aparece na quarta temporada.s

Abertura

A canção tema intitulada "Aw, Here It Goes" é realizado pelo rapper Coolio. Ele é destaque na abertura de créditos do show junto com Kenan e Kel.

Prêmios e Nomeações

  • 1999 - Directors Guild of America, USA: Howard Storm nomeado por "Direção Destaque em Programas Infantis" pelo episódio "Haven't Got Time for the Paint" que no Brasil foi intitulado "Eu não tenho tempo para pintura".
  • 1997/2000 - Image Awards: Kel Mitchell e Kenan Thompson nomeados por "Performance Destaque Em Uma Série\Especial Infanto-Juvenil".

Produção

Nickelodeon Estúdios 1990

Good Burger

Os atores Kenan Thompson e Kel Mitchell, além da sitcom americana Kenan e Kel, produziram algumas coisas juntos, uma delas é o filme Good Burger, onde Engus aparece como chefe dos dois.


Curiosidades


  • Kenan & Kel começou a ser vendido em DVD no Reino Unido por volta do mês de Julho de 2007.
  • O tema de abertura do programa, "Aww, Here It Goes", é cantado pelo rapper Coolio.
  • Kenan tem um pôster do Malcolm X em seu quarto.
  • Kenan e Kel, em alguns episódios, falam algumas coisas que parecem não fazer sentido a princípio, porém, se você analisar com cuidado vai perceber que faz, podemos citar alguns exemplos. No episódio do assalto a banco, quando aquele mensageiro diz: "Uau, refém quase rima com salsicha!", parece que não tem nada a ver, mais na verdade é que refém em inglês é "hostage" e salsicha em inglês é "sausage" então rima. No episódio do cofre, quando o Kel acha que no mapa está escrito sofá, é porque em inglês sofá é "sofa" e cofre é "safe" e as palavras são parecidas. E no episodio que eles tem que fazer um bolo de aniversario de casamento dos pais de kenan o kenan pede farinha e o kel entrega uma flor é porque em inglês farinha (flour) e flor (flower) tem a mesma pronúncia.
  • Quando tem aquele famoso dialogo: "Kel, quem ama refrigerante de laranja? Kel ama refrigerante de laranja. Isso é verdade? Uhum, eu amo amo amo amooooo." eles fazem um tipo de rima em inglês, porque é assim na verdade: "Kel, who loves orange soda? Kel loves orange soda. Is it thruth? Uhum, I do I do I dooooo."
  • A mãe de Chris nunca aparece. Mais ou menos, em um episódio da quarta temporada, quando Chris pede para Kenan cuidar da casa dele enquanto ele viaja, aparece algumas fotos da mãe dele, porém o rosto dela realmente nunca aparece.
  • Bill Bellamy estrela um dos episódios. Ele é o dublador original de Skeeter em "Primo Skeeter".
  • No episódio da disputa de embalagem, Engus entra sem motivo aparente na loja do Rigby's, provoca uma briga e Chris fala para resolverem isso com uma disputa, mas como se Engus fosse vidente, já sabia que Chris iria querer uma disputa e já veio preparado, pois até trouxe o Salim com ele.
  • No episódio do vidente, Kel explica como descobriu que Kenan era apaixonado por Naiome, como o telefone iria tocar, quem está ligando, sobre as cavidades do Roger mas não explica como sabia que Sheryl estava de dieta e que os dados iam cair 8 e 10 no jogo.
  • No episódio do vidente, ainda, vemos Kel tocar o botão para atacar Roger, ao fim. Mas, quando ele faz isto novamente, aperta outro botão. A mesma cena se repete com os outros personagens.
  • Poucas pessoas sabem, mas "Tainting of The Screw" não é o episódio piloto. Ele é o primeiro episódio oficial da série. O verdadeiro episódio piloto, "Stolen Car" raramente é visto durante as reprises. Na Nick no Brasil o episódio foi exibido diversas vezes. Nesse episódio Kenan está cansado de ser uma criança e tenta fazer algo para ser considerado adulto. Ele compra um carro por 200 dólares, mas o carro é roubado. Kenan e Kel recebem a visita da polícia, que acaba os ajudando a prender o criminoso.
  • Na 1ª parte de "Adeus Kenan!" (26), Chris tem um scanner de preço, mas nos outros episódios, o balcão fica apenas com a caixa registradora.
  • O episódio 28 é o único episódio que a loja do Chris possui uma máquina de gelo e uma máquina de cachorro-quente.
  • O episódio "Ele consegui um emprego" é o único episódio em que Kel trabalha.
  • Os pais e a casa do Kel nunca foram revelados.
  • Não se sabe onde a mãe do Kenan trabalha.
  • Ainda no episódio "Stolen Car", o policial pede para Chris ir a um restaurante japonês buscar um almoço. Porém, no final do episódio, Kenan diz ao Kel que o policial esqueceu de pegar a chave e a comida "chinesa".
  • O Episódio 9 é o único episódio que a Loja do Chris possui uma máquina de Slush-o.
  • No Episódio "Duas Cabeças Pensam Melhor do que Nenhuma", Kenan disse no início que não ia ter plateia, mas durante o filme é possível perceber vozes de pessoas rindo ao fundo assim como todos o episódios.
  • No episodio ´´quem ama refrigerante de laranja``,qunado Kel diz que o corpo dele não esta tão laranja,Kenan diz que o corpo de Kel esta mais laranja doque o logotipo da Nickloodeon
  • Cris fala que tem um radio no seu carro,mas no episodio que Kenan temta tirar carteira,ele diz que a mãe nunca deixou ele tirar carteira de motorista
  • Kel sabe jogar sinuca muito bem,e Josh da serie drake e Josh tambem,e Drake e Josh foi criado por dan schneider um produtor executivo de Kenan e Kel


Kenan e Kel foi gravado na Nickelodeon Estúdios na Universal Estúdios em Orlando Florida entre 1996 e 2001.