sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SÉRIE: ULTRAMAN

Ultraman (ウルトラマン - Urutoraman) é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.

No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, o SBT alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão com os telespectadores com o de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com relativo sucesso de audiência, repetiu o impacto da série National Kid, televisionada pela Rede Globo nos anos 60. Em 1996 foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas foi exibida por pouco tempo. Depois em 2002, passou a ser exibido na CNT.


História

Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena de nome Ultraman, vindo da nebulosa M-78 chega a Terra. Acidentalmente, a nave extraterrestre se choca com uma nave da Terra, onde se encontrava o oficial Hayata, da Patrulha Científica.

Após à colisão, Hayata, em estado crítico, é salvo pelo alienígena, que transfere sua energia vital ao humano moribundo. Também lhe entrega um artefato chamado "Cápsula Beta", que confere a Hayata a possibilidade de se transformar em Ultraman.

Dessa forma, Ultraman, que havia sido nomeado para proteger a Terra, cumpre sua missão através do humano Hayata, que, toda vez em que um monstro aparece, se transforma no alienígena.

Entre os principais monstros inimigos de Ultraman, estão os Baltan, que por diversas vezes enfrentam o herói.

O final da série é marcado pelo aparecimento do monstro Zeton, que acaba por derrotar Ultraman, mas é exterminado pela própria Patrulha Científica.

Ultraman é resgatado e levado de volta para seu mundo natal. Esse resgate é feito por Zoffy, um dos irmãos Ultra.

Ultraman volta a figurar em séries posteriores da franquia, como "O Regresso de Ultraman (posteriormente chamado de "Ultraman Jack", 1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007), entre outros.

No cinema, Hayata aparece nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006) e Dai Kessen! Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

Utensílios

SIA Betól 1 É usado em quase todos os episódios, é o principal meio de transporte da SIA.

Betól 2 É usado em alguns episódios, na maioria das vezes é comandado por Hayata. Ele é menor que o betól original e possui menos armas do que ele.

  • Além desses dois, a diversas aeronaves que aparecem comandadas pela SIA.

Submarino: A SIA tem um submarino próprio quando a missão é em algum lago ou no oceano.

Pistolas: São usadas por todos os membros da SIA, contra algum monstro ou outra criatura.

Spyder: É a principal arma de Arashi, pode disparar tanto laser quanto fogo! ´´E mais poderosa do que as pistolas comuns.

Granadas: Pouco usadas, tem força para derrubar um monstro, dependendo do caso e dependendo do monstro!

Comunicadores: Tem o símbolo da SIA, servem de Walt-Talks.

Spark 8: Arma mais poderosa da SIA, inventada por Ide! Foi a arma udsada para vencer Drako e Gelonimon!

Ultraman São poucos os utensílios de Ultraman, entre eles: Capsula Beta: A capsula que permite a transformação do herói!

Timer Colorido: É o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar! Se ele parar de piscar Ultraman morre! Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias através do Sol! Com isso Ultraman ganha mais um minuto para liqüidar seu adversário!

Os Poderes de Ultraman

Ultraman possui uma variedade de poderes, entre eles:

Spacium Ray O ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (Energia Alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton.

Lamina Ataque poderoso, o qual Ultraman lança uma lâmina capaz de cortar até o aço!

Anéis Usado as vezes em situações de emergência. É um ataque poderoso, se não mais até do que o Spacium Ray!

  • Além desses, Ultraman também tem um ataque pouco conhecido o qual ele junta as mãos lançando uma pequena rajada.

Outros Poderes Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasioes de emergência.

Ultraman tem na vista um tipo de um farol detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado.

Ultraman tem força superior ao aço, e é considerado de toda a linagem dos Ultras o Ultraman com maior força física!

Ultraman pode voar, e alem disso, tem nos pes um efeito anti-gravitacional, o qual o faz em algumas lutas o poder de desviar de alguns ataques. Assim levantando somente poucos metros do chão.

Ultraman tem um poder fantástico, mas pouco usado que é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de um ou dois segundos! Ultraman o usa para se locomover de um planeta para outro! Talvez esse poder possa ir até mais além dependendo da situação podendo se teletransportar de uma galáxia para outra! *O detalhe é que isso encurta bruscamente o tempo do Timer! Assim reduzindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman!

Ultraman pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.

Personagens

Hayata/Ultraman: É o segundo em comando da equipe, guarda seu segredo a sete chaves, aparentemente não tem medo de nada! tem vários humores. Nada se sabe sobre sua vida pessoal.

Capitão Muramatsu: É o Capitão da S.I.A, o grande líder! É um homem sério e tem o respeito de todos!

Arashi: É o homem forte da equipe, ele é astuto e sabe manipular qualquer tipo de arma! As vezes é meio teimoso e aparentemente é o melhor amigo de Hayata (entre os agentes da S.I.A).

Ide: É o cientista da equipe, é sempre brincalhão medroso, bem humorado e um tanto atrapalhado!

Akiko: É a auxiliar do Capitão Muramatso, sempre está presente e algumas vezes toma a iniciativa da equipe!

Principais Vilões da Série

Bemlar - Inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra.

Baltans - Aliens vindos de um planeta que foi destruído, queriam imigrar para a Terra e quando viram que seria impossível a população deles viverem aqui pelo seu tamanho, resolveram invadir a Terra a força!. Apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder que é muito superior a maioria dos monstros e guerreiros que aparecem no seriado. Por isso tinham que ser rapidamente liqüidados por Ultraman.

Red King - Monstro habitante da Terra dos monstros, enfrentou Ultraman duas vezes! Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman.

Zarabu - Alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior! Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra! Tinha o poder de hipnotizar os Terráqueos!

Gomora - Um dos monstros mais poderosos do seriado! Sua principal arma era sua calda a qual tinha um ataque fatal! Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros! Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman.

Mephilas - Alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram o de trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo a força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar.

Gelonimon - O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressuscitar diversos monstros para causar um ataque surpresa a Terra! Tinha o poder de controlar o vento e com penas que serviam como dardos certeiros!

Zeton (ou Z-Ton) - Foi o guerreiro do último capítulo, foi treinado para destruir Ultraman! Feito que conseguiu fazer, foi destruído pela Patrulha Científica.

As Outras Séries