domingo, 8 de novembro de 2009

ORKUT

Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

O serviço foi designado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários. [3] e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Desde outubro de 2006, o orkut permite que os usuários criem contas sem necessidade de um convite.

Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.[4][5][6][7]

Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

No dia 29 de outubro de 2009, às 9hs:30min, a equipe do Orkut no Brasil lançou um novo modelo mais rápido, completo e intuitívo. Para se ter o novo modelo é nescessário adiquirir um convite de um amigo que ja tenha o novo. [8]

Rede social


Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.

A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Teoria dos seis graus de separação

Demonstração gráfica de uma rede social. Cada letra corresponde a uma pessoa e cada traço corresponde a uma amizade. A distância entre L e G (em azul) é de dois degraus, e de L a E (em vermelho) é de três.

De acordo com a teoria dos seis graus de separação, uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários. Os estudos sobre a teoria dos seis degraus têm bases científicas ligadas à Teoria do Caos, sendo esta levada em consideração por Orkut Büyükkökten ao desenvolver sua rede social. Alguns estudiosos do fenômeno dizem que o orkut é um exemplo para provar satisfatoriamente que essa teoria é verdadeira.

O orkut já chegou a disponibilizar uma visualização dos degraus de separação quando um usuário visitava outro, contando no máximo até seis degraus, porém, hoje são contados no máximo dois.

Outras redes sociais

Os competidores do orkut são outros sites de redes de relacionalmentos, incluindo o MySpace e o Facebook. Ning é um competidor mais direto pois permite a criação de redes sociais, que são muito similares às comunidades do orkut.

Em contraponto ao fenômeno orkut como ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, existem outras redes de relacionamento que mantiveram o seu foco no relacionamentos profissionais. É o caso do LinkedIn, OpenBC e a brasileira Via6 (ex-Syxt). Há regras de conduta bem definidas e políticas de moderação nessas comunidades. Não há espaço para informalidade.

O sistema

Aparência

No dia 30 de agosto de 2007 o orkut passou por uma mudança na aparência. A interface do usuário passou a contar com cantos arredondados e cores mais leves, incluindo um pequeno logotipo no canto superior esquerdo. As cores padrões do orkut continuaram em tons de azul e branco.

No dia 2 de junho de 2008 o orkut disponibilizou os "temas", que permitem modificar a aparência do orkut.

A partir do dia 4 de julho de 2008 o orkut passou a contar com a opção de mudar o orkut para uma versão mais leve, visando especialmente os usuários com internet discada. Caso as páginas do orkut demorem a carregar será dado um aviso ao usuário perguntando se ele gostaria de mudar para a versão lenta. O mesmo acontece no caso inverso, se as páginas carregarem rápido terá a mensagem para mudar para a versão normal. Essa opção também pode ser mudada manualmente nas configurações do usuário, incluindo parar de receber essas mensagens. Algumas diferenças são notadas na versão para Internet lenta em comparação com a versão normal como, por exemplo, os amigos e comunidades aparecerão em lista, sem as fotos.

Em dezembro de 2008 dois novos temas comemorativas para as festas de Natal e Ano Novo foram disponibilizados para os usuários incluindo pela primeira vez publicidade em tema, neste caso da operadora Oi.

Perfil

Estrutura de layout atual de um perfil do orkut

Os usuários cadastrados no orkut registram um perfil que contém desde informações básicas de acesso (obrigatórias) como informações secundárias (opcionais). Cada usuário no orkut tem um perfil próprio que é dividido em três partes:

  • Social: Perfil social ou geral. O usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
  • Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
  • Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.

As pessoas que freqüentam o site costumam se referir a seus perfis como "meu orkut", provavelmente porque o idioma era o inglês, no começo e ficaria no mínimo estranho usar o termo "profile" no meio de uma conversa.

Há também uma opção de integrar o GTalk (um programa de mensagens instantâneas do Google) com o orkut permitindo conversas e troca de arquivos.

Visitantes do perfil

Diferentemente do Facebook, onde um membro pode ver os detalhes do perfil apenas das pessoas de sua rede de amigos, o orkut permite que qualquer visitante veja o perfil de qualquer pessoa. O usuário pode, no entanto, escolher entre mostrar alguns dos dados de seu perfil a apenas seus amigos, amigos de amigos, a todas as pessoas, ou não mostrar para ninguém (só você mesmo).

Desde o dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema podem contar com a ferramenta "visualizações do seu perfil", que mostra o número de vezes que outros membros do orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos dez membros que o fizeram. A nova ferramenta deixou muitos usuários descontentes. Eles argumentaram a favor da liberdade de navegar livremente pelas páginas. Por outro lado, haviam aqueles que preferiam a ferramenta tal como foi criado porque funcionava bem para saber quem vigiava seus recados.

Por causa da polêmica, o orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim permitir o acesso a perfis anonimamente. Entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil. A fim de manter o recurso ativado e não deixar que saibam que visitou perfis, uma minoria de usuários criou perfis alternativos com informações falsas, conhecidos como "fakes", que têm a opção de visualização de perfis desativada. Tal prática, apesar de não ser muito incomum, é condenada pelo orkut e pelos próprios usuários, já que a reciprocidade da opção de visitantes de perfil não é, assim, mantida.

Deletar o perfil ou cometer orkuticídio

Cometer um "orkuticídio" é um termo usado no sentido figurado de "suicídio" para quando algum usuário exclui ou pretende excluir sua conta no sistema. O termo foi bastante usado pela imprensa brasileira. O orkut mantém-se tão atualizado com as tendências que comunidades sobre todos os assuntos continuam a surgir. Para o termo orkuticídio também já surgiram algumas comunidades. A maioria delas com poucos integrantes, já que muitos deles se "orkuticidaram". No orkuticídio muitas pessoas perdem grandes amigos e só ficam sabendo dessa perda após perceber a subtração destes no número de amigos.

Fotos

Os usuários podem fazer o "upload" de fotos para seu perfil. A quantidade de fotos que poderiam ser enviadas era inicialmente de 12, passando para 100 e atualmente está em 1000. As fotos podem ser organizadas em álbuns, com cada álbum e foto podendo receber descrições e serem comentadas por amigos, sendo possível também configurar a privacidade de cada álbum.

É possível marcar pessoas da sua lista de amigos na foto criando uma área retangular sobre ela e assim quando alguém passar o mouse pela marcação aparecerá o nome da pessoa (do usuário). Juntamente com esse recurso foi adicionado na página de fotos uma guia para o álbum "fotos comigo". Este álbum exibe todas as fotos em que seus amigos marcaram você. Por questão de privacidade é possível permitir ou não as marcações de fotos por você e seus amigos, bem como a cada marcação de seu perfil em uma foto um e-mail é enviado para sua conta.

Vídeos

Os vídeos também podem ser adicionados no perfil do usuário. O usuário para isso precisa colocar a url do vídeo que esteja no YouTube ou no Google Video.

Eventos

Em meados do segundo semestre de 2008 foi adicionado uma nova ferramenta para o orkut permitindo ao usuário manter um calendário com eventos importantes.

Amigos

Como o orkut é uma rede social uma das coisas mais importantes é fazer e manter amizades. Qualquer usuário pode enviar um convite para ser amigo para qualquer pessoa do orkut. Para quem recebe, no entanto, é possível restringir esse recurso, podendo escolher de qual país eles receberão pedidos ou exigir que a pessoa que faz o pedido diga o seu endereço de e-mail.

Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema e uso de javascripts construídos pelos próprios usuários para essa finalidade). Quando isso acontece as pessoas podem ou deixar o perfil sem adicionar mais ninguém ou criar outro perfil para poder ter mais conexões de amigos, apesar de não ser permitido possuir mais de um perfil.

O usuário pode classificar seus amigos como: não conheço, conhecido, amigo, bom amigo, melhor amigo, escola, família e trabalho na página de administração de amigos ou na hora de adicionar os amigos; o usuário ainda poderá criar outros grupos como desejar; apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não.

Na página do perfil do usuário aparece uma lista de 9 amigos dele, que são organizados pela ordem em que eles logaram no orkut (sendo o primeiro o que entrou mais recentemente).

Quando um usuário preenche o campo de Aniversário do seu perfil todos os seus amigos recebem um lembrete da importante data quando esta se aproxima.

Os usuários podem dar notas para seus amigos nos quesitos "Confiável", "Legal" e "Sexy" em uma escala de 1 até 3. A nota de um usuário é então uma média das notas dadas por seus amigos, sendo apresentada em forma de percentual.

Usuários podem também colocar que são fãs de um amigo, demonstrando assim que gosta muito dele. É possível se declarar fã de qualquer amigo da lista.

Depoimentos

Usuários podem escrever textos falando de seus amigos que aparecem na página do perfil deles. Estes textos, chamados de depoimentos, servem para dar mais uma idéia de como é o usuário, e para expressar seus sentimentos por ele.

O usuário que recebe o depoimento pode aceitá-lo ou não, e enquanto não toma a decisão nenhum outro usuário pode ver o texto. Isso fez com que os depoimentos fossem usados para outras coisas : mensagens privadas que nenhuma outra pessoa poderia ler.

Atualizações

Para o usuário poder acompanhar as mudanças nas contas de seus amigos o orkut lançou o recurso de "atualizações dos meus amigos", que mostra quando um amigo faz alterações no perfil, adiciona uma nova foto ou vídeo, ou mesmo recebe um novo depoimento. Esse recurso pode ser ativado nas configurações do usuário, escolhendo também para quais grupos de amigos essa ferramenta será ativada. Por outro lado também é possível ocultar as suas atualizações para seus amigos não verem suas mudanças e manter a sua privaciade.

Scraps e Mensagens

O termo scrap se refere a recados que outros usuários deixam no perfil de outro usuário. É uma das formas de comunicação, servindo tanto para mensagens online como offline. Em setembro de 2007 os recados passaram a aceitar códigos HTML, permitindo maior detalhamento dos recados. Em dezembro do mesmo ano o orkut recebeu uma atualização permitindo que alertas em forma de "pop ups" aparecessem ao usuário assim que um novo recado fosse escrito para ele avisando da mensagem.

Para facilitar o acompanhamento da conversa (saber de quem é a vez de responder) o orkut adicionou o link "exibir essa conversa" embaixo de todos os recados que tenham sido respondidos. Esse link abre um pop-up mostrando todos os recados escritos por você e seu amigo em ordem cronológica.

Cabe aos usuários, destinatários ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos os eliminam para manter a privacidade. Outros os mantém como "índice de popularidade". Existem várias formas de se "manter popular", e cabe a cada um como fazer isto.

O termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".

ScrapChat

Concentração de várias pessoas no ScrapBook de um certo indivíduo para conversar, assim aumentando seus scraps no orkut. Esse tipo de atitude também tem seu lado difamatório, muitas vezes com ataques ofensivos às pessoas que recebem estas mensagens (flood). Em outubro de 2007 foi adicionada a ferramenta para escolher entre receber recados de todos os usuários, amigos dos amigos ou simplesmente dos amigos. Até mesmo o ScrapBook do criador do site é afetada pelo ScrapChat involuntário, atingindo mais de 600 mil recados[9]. O ato de convidar amigos para juntos conhecerem mais pessoas através desta forma de bate-papo é interessante para usuários. Alguns deles brincam usando o termo 'Chatorkut'.

Mensagens

Quando se precisa de privacidade é possível também mandar mensagens para o usuário, que só são vistas por ele.

Comunidades

As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade.

Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O orkut, até pouco tempo atrás, não permitia que seus usuários publicassem imagens em suas postagens, muito menos que tivessem autonomia na alteração do código HTML. Recentemente, foi adicionada uma função que permite aos membros que utilizem HTML, mas isto apenas pode ser feito se o dono da comunidade o autorizar. Muitos insistem para que essa função não seja usada, temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.

Cada comunidade poderá ter uma imagem (geralmente relacionada ao seu tema) e uma descrição explicando como ela é.

Há três recursos oferecidos por comunidades:

  • Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outros. Há também a opção de pesquisar nos tópicos do fórum. Com isso algumas comunidades se tornaram um recurso para sites colocarem links para filmes, e-books, etc.
  • Enquete: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.
  • Evento: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.

Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros e excluir a comunidade. De forma parecida, os mediadores podem fazer quase tudo isso, mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador e muito menos modificar a descrição da comunidade ou a foto dela. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.

Para a privacidade há o recurso de restringir quem vê o forum da comunidade, podendo escolher entre as opções: somente os membros vêem o fórum e qualquer pessoa poderá ver o fórum. Adicionalmente há um recurso em que o dono da comunidade poderá colocar notícias sobre o determinado assunto na comunidade. O recurso mostrará as notícias na página inicial da comunidade.

Qualquer usuário com uma conta pode criar uma comunidade sobre qualquer tema, e participar de uma. Com isso o número de comunidades se torna grande, chegando a um total de 47.092.584 comunidades no dia 24 de março de 2008.[carece de fontes?]

Sistema de busca

O orkut conta com um grande sistema de busca de comunidades, amigos e de tópicos nas comunidades. É possível filtrar os resultados da busca selecionando certas propriedades (pode-se, por exemplo, restringir o idioma e o país para amigos, e categoria para comunidades).

Os primeiros resultados da busca estão ligados a sua rede de amigos. Seus amigos e suas comunidades aparecerão primeiro na busca. O segundo grupo apresenta resultados de usuários e comunidades que estão no mesmo país que você, permitindo encontrar mais facilmente pessoas próximas a você. Por último estão os resultados dos outros países.

Sala de bate-papo

O Google anunciou em 19 de novembro de 2008 que vai disponibilizar gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta para bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplifica o acesso e uso do chat.

A Ferramenta aparecerá no pé da página, como acontece no Facebook. Usuários do Orkut já podem navegar e conversar on-line ao mesmo tempo.[10]

Ferramentas externas

Estão disponíveis na internet diversas ferramentas externas para facilitar a edição dos fóruns e na navegação. São geralmente add-ons, ferramentas e toolbars que ajudam na formatação de textos e até na adição de imagens. Porém, algumas ferramentas são funcionais somente se a pessoa que for ler a mensagem também a tenha.

Aplicativos - Integração com o OpenSocial

No dia 16 de abril de 2008 o orkut adicionou o recurso de aplicativos, iniciando na Índia e então se expandindo para o resto do mundo aos poucos. No Brasil os aplicativos só chegaram no dia 10 de julho de 2008. Com o crescente número de aplicativos no orkut os desenvolvedores adicionaram a opção de listar os aplicativos usados por seus amigos, facilitando assim encontrar os aplicativos que tem mais relação com você.

Com a tecnologia OpenSocial é possível adicionar aplicativos no perfil do usuário, tais como por exemplo, apresentação de slides de fotos do Flickr, músicas no perfil do usuário com o serviço iLike, falar com contatos de mensageiros instantâneos como Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger e ICQ através do Meebo, recebem destaques também os jogos, o avatar 3D BuddyPoke e o jogo de conhecimentos geográficos The Traveler IQ Chalenge, entre outras aplicações.

Os aplicativos são criados por desenvolvedores independentes, porém, o Google faz uma análise de cada programa que é submetido ao Orkut. Não são aceitos aplicativos que permitam qualquer vulnerabilidade ao acesso de perfis e outros dados dos usuários, bem como criadores de spams e outros que violem os termos de uso do Orkut.

Em outubro de 2008 o orkut contava com mais de 600 aplicativos para os usuários escolherem[11]

Toolbars

As toolbars são barras de ferramentas como a OrkutToolbar, distribuída gratuitamente para o navegador Mozilla Firefox como extensão. Ela é uma das ferramentas mais usadas pelos usuários do Orkut, disponibilizando várias ferramentas simples e funcionais.

Scripts

Há também aqueles que preferem scripts como o GreaseMonkey, uma extensão do Firefox que modifica a exibição de páginas da web, de forma que podem ser adicionados botões e formulários e até mesmo modificar a aparência de um site sem conhecimento do servidor no qual ele está hospedado. Os scripts normalmente são simples, mas muito funcionais, como o "Tira Spam do Orkut", que identifica se o scrap enviado/recebido tem indícios de spam, ou como o "Hora Certa", que corrigia o horário do Orkut para o fuso horário do Brasil (GMT-3) até quando o Orkut disponibilizou a visualização da hora conforme a Hora de Brasília.

Criado no final de 2005 e em constante desenvolvimento, O Detetive é um programa que monitora as páginas do Orkut, avisando o usuário quando alguma mudança acontece. Na sua versão atual (0.2.3) o programa é capaz de identificar recados e depoimentos novos e/ou apagados, assim como fãs e amigos ganhos e/ou perdidos, de qualquer membro do Orkut. Inicialmente o programa chamava-se Orkutetive, mas o nome foi alterado por solicitação do Google de forma a esclarecer a não-existência de vínculo entre o Orkut e o programa.

Desenvolvimento

2004
  • As mensagens em tópicos podiam ser editadas pelo usuário que escreveu, mas agora não podem mais.
2005
  • Setembro: O Orkut é integrado ao sistema Google Accounts. Nele, cada usuário, para fazer o acesso, deve estar cadastrado como um usuário da rede Google.
2006
  • O orkut tinha vários bugs como contadores totalmente errados, e códigos maliciosos que zeravam o contador de recados. Houve dois bugs que duraram poucos dias: um permitia colocar imagem de qualquer site nos tópicos e recados através de um código, e outro código era usado para travar o carregamento de páginas onde estavam escritos. Uma vez, um bug não permitia apagar o que o usuário escrevia.
  • 21 de Abril: É criado um mecanismo que permite saber, por parte do usuário, quem visita seu perfil.
  • 28 de Dezembro e parte de 29 de Dezembro: O Orkut fica por mais de 24 horas fora do ar, Durante este tempo a mensagem de que ele estava em construção foi mostrada. Esse fato causou receio entre os usuários.
2007
  • 2 de Fevereiro: Um novo recurso permite o envio de recados via mensagens SMS. Inicialmente, o serviço só encontra-se disponível para clientes da operadora Claro.
  • 27 de Março: Um novo recurso permite a criação de enquetes, para coletar opiniões de membros em uma comunidade.
  • 5 de Abril: O Orkut passa a ter a função de busca de tópicos nas comunidades do site.
  • 3 de Maio: Um novo recurso permite na visualização cheia de uma imagem do álbum que o usuário veja outra foto do albúm sem retornar à página com as imagens reduzidas.
  • 5 de julho: O Orkut divulga seu blog oficial, criado por Orkut Büyükkökten. Apesar disso, a primeira postagem no blog data de 25 de junho de 2007. O link, cujo nome é Novidades, substitui o link Notícias, mas este último não deixou de existir[13].
  • 3 de agosto: O orkut cria as dicas de segurança. Visíveis na maioria das vezes na páginas de recados dos usuários e na página inicial.
  • 13 de agosto: Uma nova ferramenta: torna-se possível o envio de imagens e vídeos da internet para os amigos, basta copiar o link e colar onde se digita a mensagem do scrap.
  • 16 de agosto: O Orkut reforma o visual da sua página inicial. O nome Orkut aparece em um tamanho ampliado e é eliminada assim a imagem com várias fotos de pessoas (engenheiros do Google e do Orkut).
  • 6 de setembro: É adicionado um novo recurso chamado de "atualizações dos seus amigos" que permite que o usuário veja na sua página inicial quando um amigo altera o perfil, recebe um depoimento, adiciona um vídeo, ou atualiza o álbum de fotos, assim como os seus amigos também podem ver as suas atualizações.
  • 8 de setembro: È adicionado um novo recurso, em que é possível escolher quem envia os recados para o usuário, entre as opções, estão entre, poder receber recados de qualquer pessoa do Orkut (mesmo que não seja seu amigo), receber somente recados de amigos dos amigos, ou somente receber recados dos amigos.
  • 11 de setembro: É lançada a opção de recados em SMS para assinantes de uma operadora de celulares.
  • 18 de setembro: É aumentado o limite de fotos no álbum de 12 para 25.
  • 22 de setembro: Agora é possível formatar os textos das descrições (italico, sublinhado, cor e etc.) das comunidades.
  • 5 de outubro: O limite de fotos no álbum dobra, passando de 25 para 50.
  • 13 de outubro: Agora no perfil e na descrição das comunidades é possível ser usado a formatação de texto (itálico, sublinhado, colorido, etc.)
  • 9 de novembro: Agora é possivel ocultar a visualização do álbum, videos favoritos e depoimentos para desconhecidos.
  • 14 de novembro: Agora aparece o nome de 10 usuários na função de visitantes recentes. Antes, eram 5.
  • 16 de novembro: É possível agora denunciar os scraps e fóruns de spams, clicando nisso apaga-se os recados/fóruns automaticamente.
  • 30 de novembro: Agora o Orkut notifica o usuário sobre novos recados, quando ele tiver navegando pelo Orkut, sem a necessidade de ir na página de recados e ficar atualizando a mesma.
2008
  • 3 de janeiro: Agora as fotos podem ser divididas em diferentes álbuns.
  • 7 de janeiro: Agora as "atualizações dos seus amigos" mostram quando um amigo seu adiciona um novo amigo. Além disso, é possível retirar ou colocar suas informações nos resultados Google quando alguém estiver procurando no mesmo.
  • 5 de fevereiro: É aumentado o limite de fotos para 1.000 fotos. Além disso o carregamento foi facilitado com a inclusão de um recurso para adicionar varias fotos de uma só vez. Também agora é possível restringir para que somente os membros de uma comunidade possam ver o fórum. Além disso, agora é possível ver as atualizações de somente de um grupo de amigos e não todos os amigos como o usuário preferir.
  • 6 de fevereiro: Agora o Orkut mostra a data e hora de seu último login.
  • 7 de fevereiro: Foi adicionada uma ferramenta que torna possível achar os amigos do Gmail, Hotmail, Yahoo e AOL e adicioná-los como amigos no orkut.
  • 9 de fevereiro: Agora aparece em "pesquisar comunidades" a frase "Você quis dizer..." quando a palavra chave é digitada de forma incorreta.
  • 1 de abril: O orkut altera temporariamente seu logotipo em conseqüência do Dia da mentira. A marca traz a palavra "yogurt", um jogo de letras com o nome da rede.[15]
  • 8 de abril: Agora as fotos pordem ser "reorganizadas" dentro do álbum em que estão, à gosto do dono do perfil, independente da ordem em que foram adicionadas. E Agora Também é possível enviar e receber recados pelo celular e fazer outras coisas com o orkut SMS. Mas primeiro é necessário registrar o respectivo celular para usar o orkut SMS. O orkut SMS está disponível para assinantes da: Amazônia Celular, Brasil Telecom, Claro, Oi, Telemig Celular, TIM e Vivo.
  • 18 de abril: Agora é possível definir seu status no Orkut! Clique na foto do seu perfil, mude a mensagem e clique em "atualizar".
  • 20 de abril: Agora quando se procura em "todos os resultados" na busca do Orkut, há um pequeno ícone ao lado do resultando mostrando: um globo (comunidade), duas páginas (tópico) e um boneco de perfil (usuário). Além disso nos resultados de pesquisa de comunidades, é mostrado, além da quantidade de membros, a categoria em qual ela foi inserida e o país da comunidade. Um tempo depois os ícones de resultados foram retirados e trocados por um simples texto, indicando se é comunidade, usuário, e amigo de amigos, mostrando também o país.
  • 28 de abril: Agora é possível adicionar até dois "co-proprietários" as comunidades. Os co-proprietários poderão se tornar dono da respectiva comunidade caso a conta do dono da comunidade seja comprometida ou excluída; caso a comunidade seja transferida para alguém, os co-proprietários poderão desfazer a transferência, além disso, também poderão desfazer a exclusão da comunidade.
  • 30 de abril: Agora é possível colocar 10.000 fotos no álbum.
  • 2 de maio: É possível adicionar comentários em fotos de outros contatos.
  • 23 de maio: É possível escolher quais álbuns podem ser visualizados apenas pelos seus amigos e quais podem ser vistos por todos usuários da rede.
  • 29 de maio: Pode-se selecionar os países dos quais se deseja aceitar solicitações de amigo e visitas de perfil. O país do perfil é definido como preferência padrão. Para adicionar países, deve-se acionar as configurações de privacidade.
  • 1 de junho: A partir desta data só se pode alterar o país de seu perfil (home country) uma vez a cada 30 dias.
  • 3 de junho: Permite-se que os amigos de um determinado perfil marquem as fotos do seu álbum, e assim mostrar todas as fotos em que foram marcadas no perfil dele, no link "fotos dele(a)/(s)" de qualquer um desses amigos.
  • 6 de junho: Permite-se ao usuário criar comunidades abertas apenas para pessoas que compartilham seu domínio de e-mail.
  • 9 de junho: Criadas as recomendações de comunidades, que permite que o usuário obtenha recomendações com base em seu perfil e em sua rede de amigos.
  • 12 de junho: Agora as "Atualizações dos seus amigos" também mostra quando um amigo altera o seu status no orkut.
  • 16 de junho: O endereço do Orkut mudou de www.orkut.com para www.orkut.com.br. Embora o antigo endereço .com ainda leve à página de login, todas as páginas internas (perfis, comunidades, etc) tornaram-se .com.br (IPs do Brasil).
  • 19 de junho: Desaparece o número de amigos que ficava do lado do link para um determinado perfil, agora para saber a quantidade de amigos que um perfil tem, é necessário abrir o perfil ou até mesmo indo na sua Lista de Amigos.
  • 24 de junho: É adicionado um recurso que permite colocar imagens em HTML nas postagens de cada usuário em uma determinada comunidade. Esse recurso só é permitido se o moderador ou dono dessa comunidade deixar configurado.
  • 28 de junho: É mudada a palavra fazer upload de fotos para enviar fotos , e agora o link está azul e muito maior .
  • 29 de junho: Orkut faz pesquisa e revela que tem mais de um bilhão de comunidades. Entre elas as mais comuns entre os brasileiros são: Eu odeio esquecer o que ia falar e Eu odeio acordar cedo.
  • 15 de julho: Os aplicativos OpenSocial passam a estar disponíveis para todos os perfis do Brasil. Através deles, é possível colocar várias ferramentas no seu perfil, como por exemplo: Jogos, chat, músicas, edição de fotos, colocar avatares, dentre outras facilidades.
  • 16 de julho: Foram criadas as teclas de acesso para alguns links usados comumente no orkut. Com as teclas de acesso, não será mais necessário clicar no mouse para visitar páginas diferentes no orkut. Navegadores diferentes usam combinações diferentes de teclas de controle para as teclas de acesso.
  • 21 de julho: Agora é possível mudar a frase pessoal direto na página inicial, ao invés de entrar no perfil para mudá-la.
  • 21 de julho: O Orkut fica em manutenção temporária por mais de oito horas. Especulações ocorreram por toda a Internet, especialmente na rede de Mensagens Instantâneas, Windows Live Messenger sobre a possibilidade de deletar todos os perfis Fakes ou então mudar o Layout dos perfis. Foi falado inclusive que o Orkut ficaria de 6 a 180 dias fora do ar.
  • 23 de julho: Agora na visualização dos álbuns, ao clicar nos botões avançar e voltar, ao invés de mudar de página, apenas as fotos são trocadas. Isso agiliza o processo de carregamento. Porém, o URL não muda, então se, por exemplo, você for mostrar a foto de algum amigo para alguém, o link será sempre o mesmo, o que não possibilitará compartilhar as fotos.
  • 28 de julho: As solicitações de amigos podem ser determinadas ao seu perfil, por exemplo, se você quer que as solicitações sejam enviadas: por todos do orkut, ao digitar seu e-mail (padrão), amigos de amigos, ou por pais (pré-definido o que está no seu perfil).
  • 2 de agosto: E ao entrar no perfil de alguém; a pessoa pode ver o perfil todo ou só o necessário: apertando "ver perfil inteiro".
  • 7 de agosto: O Google anuncia que o Google Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os Indianos, mas o Google Brasil vai ter a palavra final em qualquer mudança ou melhoramento no site, e também que segundo o Ibope o os Brasileiros já chegam a 40 milhões no orkut.[16]
  • 11 de agosto: O clique do botão direito está desativado para fotos dos álbuns dos usuários, dificultando muito que alguém as salve em seu PC. Esta medida causou desgosto até mesmo em alguns usuários que gostavam que os outros salvassem suas fotos, entretanto, vai dificultar muito a clonagem de perfis (sendo que a foto principal já tem uma proteção contra a cópia) e postagens de suas fotos pessoais sem autorização.
  • 12 de agosto: É adicionada temporariamente uma opção na página inicial que permite que o usuário use, se desejar, uma skin oficial com o tema Brasil nas Olimpíadas.
  • 13 de agosto: É acrescentado um Dragão Chinês ao logo do Orkut em homenagem às Olimpíadas de Pequim.
  • 16 de agosto: É acrescentado uma nova função no orkut, agora é possível mudar a ordem de todos os elementos abaixo do perfil, como fotos e videos recentes, depoimentos, aplicativos e atualizações , ordenando-os como for de seu agrado.
  • 19 de setembro: É acrescentado a cada foto do álbum, o número de comentários feitos nela, caso haja.
  • 28 de setembro: As pessoas que estão fazendo aniversário no dia, é mudado a data para "hoje" com um link direto para o scrapbook da pessoa nos lembretes de aniversário.
  • 4 de outubro: O aplicativo "BuddyPoke" agora permite o envio de comentários em cada ação.
  • 13 de outubro: Os scrapbooks agora permitem que você veja uma janela direta com a conversa inteira que você teve com certa pessoa.
  • 15 de outubro: Os comentários de amigos estão em amostra nas atualizações dos amigos.
  • 17 de outubro: A opção "eventos" está livre para acessos de todos usuários do site de relacionamento.
  • 19 de novembro: É lançado um serviço de bate-papo, onde os usuários podem navegar e conversar online ao mesmo tempo.
  • 20 de dezembro: O Orkut implementa sugestões de amigos na página inicial, onde amigos de amigos seus poderão ser seus também, por fim adicionando-os à sua lista.[17]
  • 23 de dezembro: Um tema de Natal é habilitado para implementar em seu perfil do Orkut.
2009
  • 20 de março: É criado o botão de "adicionar comentário" nas fotos dos amigos, que aparece logo na página inicial, como uma maneira de agilizar as atividades.[19]
  • 22 de abril: É habilitada a opção de bate-papo no orkut com os seus amigos que estão online, com a lista aparecendo no canto esquerdo da tela.[20]
  • 30 de abril: Para mais controle dos criadores das comunidades, é criada a opção "apenas donos e moderadores podem criar tópicos e fóruns".[21]
  • 16 de junho: É realizada uma atualização nos aplicativos OpenSocial, com a adição de categorias mais específicas, estatísticas, e uma nova visualização do BuddyPoke.[23]
  • 16 de julho: É adicionada a opção de detecção de rostos nas fotos do orkut.[24]
  • 29 de outubro: Google lança novo orkut, retornando para sistema de convites e layout diferenciado. [8]

Usuários

Nota: dados de 6 de Novembro de 2008.

Ranking de usuários por países
Demografia do Orkut em 31 de Março de 2004[25]
Flag of the United States.svg Estados Unidos
51,36%
Flag of Japan.svg Japão
7,74%
Flag of Brazil.svg Brasil
5,16%
Flag of the Netherlands.svg Países Baixos
4,10%
Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido
3,72%
Demografia do Orkut em 6 de Novembro de 2008
Flag of Brazil.svg Brasil
51,18%
Flag of the United States.svg Estados Unidos
17,46%
Flag of India.svg Índia
17,40%
Flag of Pakistan.svg Paquistão
1,01%
Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido
0,49%
Flag of Afghanistan.svg Afeganistão
0,48%
Flag of Japan.svg Japão
0,43%
Flag of Portugal.svg Portugal
0,39%
Flag of Germany.svg Alemanha
0,39%
Flag of Australia.svg Austrália
0,39%

Em 20 de agosto de 2007 o orkut contava com mais de sessenta milhões (68.182.265 em ) de usuários cadastrados. Destes a maioria (51,18%) é brasileira. Em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por email ou criando uma conta no Google.

As pessoas mais jovens têm mais interesse no Orkut. Aproximadamente 60,53% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas já que as regras não permitiriam a entrada de tais jovens. Pessoas de 26 a 30 anos têm o segundo colocado em participação de idades com 13,07%, (este número apresenta maior exatidão).

Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras. De acordo com as alternativas que o orkut dispõe, 60,05% dos usuários estão participando para fazer novos amigos e encontrar os antigos; em segundo lugar estão aqueles que procuram companheiros para atividades, com 18,73%.

Popularidade no Brasil

O Brasil é o país com o maior número de membros. Cerca de 51,18% dos usuários do sistema declaram-se brasileiros em seu perfil. Na verdade, esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário ou declaram residir em outros países. Isso deve-se a um boato (hoax) que afirmava que quem declarasse ser de um outro país que não o Brasil obteria um sistema mais rápido e livres de erros e bugs. Isso acabou sendo provado incorreto, pois a alocação de banda é feita por endereço IP, e a lentidão no sistema acontecia somente em horários de pico.

O Orkut, apesar de ter sido desenvolvido nos Estados Unidos, se tornou um fenômeno entre brasileiros, que são hoje maioria esmagadora na comunidade. Por isso, muitos usuários de outros países abandonaram o sistema alegando que os brasileiros invadem as comunidades de língua inglesa postando em português, fazem flood em scraps com "desenhos" ASCII, escolhem outros países no perfil - confundindo quem realmente mora nesses países e deseja encontrar amigos do mesmo país e também a inevitável explosão de comunidades brasileiras que impede por exemplo a navegação de um estrangeiro na opção "Comunidades" - em qualquer categoria que se clica só se vê páginas e mais páginas de comunidades brasileiras - com milhares de membros colocando os estrangeiros em situação difícil. Isso foi reportado na imprensa estrangeira e também virou seção no artigo Orkut da Wikipédia inglesa. Desde que o "Brazilian Takeover" ocorreu no Orkut, usuários de outros países têm migrado para outros sites de relacionamentos como o MySpace e o Facebook[26].

Novo Orkut

Novo Orkut é o nome dado à nova versão do site de relacionamentos Orkut, do Google[27]. A nova versão, com layout totalmente reformulado, foi lançada no dia 29 de Outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa.

Lançamento

Durante a coletiva de imprensa, foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut traz, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Também foi apresentado na coletiva, que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site. Lá, os participantes do Orkut recebiam convites para distribuí-los à amigos que não possuíam uma conta no site. Funciona do mesmo modo no Novo Orkut.

Fakes

Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus)[28]. Os perfis falsos são criados com alguns possíveis objetivos:

  • Fazer-se passar por algum conhecido pessoal, famoso ou personagem fictício;
  • Difundir conteúdo ilegal, como racismo, pornografia infantil e ameaças;
  • Visitar quem viu o seu perfil oficial;
  • Debater anonimamente;
  • Trollagem;
  • Denunciar crimes no Orkut, podendo organizar-se em hierarquias;
  • Spam

Muitas vezes um usuário não deseja exibir sua foto no Orkut e coloca um desenho, foto de celebridade ou de algo que ele gosta, o que é proibido pelas regras do Orkut. Isso é a cada dia mais comum e é relativamente aceito pela comunidade para os que querem permanecer anônimos. Neste caso, usa-se o nome real e muitos até sobem fotos reais para o álbum mas preferem manter a foto do perfil com um desenho qualquer. A mesma política deveria ser válida para comunidades, porém, mesmo as maiores comunidades do Orkut têm imagens consideradas impróprias (imagens protegidas por direitos autorais, artes ou fotos de crianças).

Como o perfil é falso, os amigos deste perfil geralmente são falsos também, tornando mais difícil o rastreamento do autor original e agindo da forma mais anônima possível. Os usuários podem fazer denúncias contra esses falsos perfis, mas as denúncias raramente atingem o seu objetivo, que seria o banimento do falso perfil do sistema. De qualquer forma, não adianta muito deletar o perfil falso, pois o autor original pode criar um novo a qualquer momento.

Comunidades mais comuns

Comunidades sobre celebridades

São comunidades criadas para discutir, postar notícias, mostrar fotos e conhecer fãs de certas celebridades. Também foram criadas comunidades do tipo sobre jogos de computador, programas de televisão, sites e etc.

Comunidades sobre personalidade

Certas comunidades foram criadas para reunir pessoas que têm uma determinada característica em comum. Nesse tipo de comunidade geralmente há muitos jogos. Também há comunidades assim sobre gostos.

Comunidades sobre pessoas anônimas

Recentemente vêm sendo criadas muitas comunidades sobre pessoas anônimas, geralmente com nomes como "Eu amo o Fulano" e "Conheço a Sicrana".

Privacidade

Alguns usuários preferem apagar todos os recados do scrapbook e só deixar um recado próprio dizendo que lê os recados, responde e apaga todos por motivos de privacidade. Isso é motivado pela preocupação de que alguém possa "vasculhar" a vida pessoal do usuário, lendo os scraps e seguindo os links para outros perfis. Na verdade, ter um perfil no Orkut e usá-lo em todos os seus recursos de fato constitui uma exposição da privacidade do usuário e o recente fenômeno de apagar todos os scraps reflete essa questão.

O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, caracterizada no Orkut como acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas. [29]

Problemas do Orkut

Existem alguns problemas na rede social do Orkut que desagradam a seus usuários. Durante muito tempo a lentidão e os constantes erros de carregamento de páginas levaram muitos usuários a eliminarem seus perfis da rede orkut. Atualmente tais problemas são bastante raros.

Bad, bad server...

Era comum, principalmente no primeiro ano de sua operação, que, nos horários de pico, o Orkut ficasse com o seu servidor congestionado ou em muitos momentos fora do ar. Quando o servidor está congestionado, surge uma página de aviso com a seguinte messagem: "Bad, bad server. No donut for you". Agora o aviso está traduzido para o português como: "Erro". Isso é motivo de piada entre os usuários do Orkut, que criaram comunidades brincando com esta frase.

Números errados

Antes da refomulação de seu "visual", geralmente, os números de membros de uma comunidade, amigos e fãs de um perfil saiam errados. É um problema muito comentado pelas comunidades do Orkut, que dizem que ele "não sabe contar". Depois da refomulação do visual do site, seus engenheiros fizeram uma "limpeza", tentando fazer com que seus números fossem mostrados corretamente, mas, mesmo assim, eles ainda são mostrados errados algumas vezes.

Bugs

Muitos bugs têm surgido no Orkut nos últimos tempos, entre eles os que permitem zerar o contador de scraps, obter um contador de fãs 999, fazer flood em comunidades, editar a descrição de álbum alheio etc.

Outro bug que foi bastante conhecido era a impossibilidade de remover a foto principal do perfil. O usuário podia trocá-la por uma imagem em branco ou um desenho, mas não removê-la. Com as reformulações do Orkut, agora é possível remover a foto e deixá-la como uma imagem de uma pessoa sem rosto.

Falhas de segurança

Hackeando contas e comunidades com XSS

No dia 1 de janeiro de 2005 um hacker brasileiro chamado "Vinícius K-Max" atacou o orkut, roubando comunidade usando uma vulnerabilidade de "cross-site scripting" (XSS)[30][31]. Eventualmente, vários "phishing sites" foram desenvolvidos com a intenção de roubar as contas e comunidades de outras pessoas.

Em dezembro de 2007, centenas de milhares de contas de usuários foram afetadas, usando outra vulnerabilidade XSS e um "worm". Uma conta era afetada quando o usuário simplesmente lia um scrap específico contendo um "embed" que causava o usuário a automaticamente fazer parte de uma comunidade do site, sem aprovação. A conta afetada era então usada para enviar scraps para todos os presentes na lista de amigos e assim criando afetando milhares de pessoas.

MW.Orc worm

No dia 19 de junho de 2006 os pesquisadores de segurança da "FaceTime Security Labs", Christopher Boyd e Wayne Porter descobriram um "worm", chamado de MW.Orc.[32].

Esse "worm" rouba detalhes bancários de usuários, como login e senha se propagando através do orkut. O ataque é iniciado quando um usuário lança um arquivo executável disfarçado de arquivo JPEG. O executável inicial que causou a infecção então instala mais dois arquivos no computador do usuário. Esses arquivos então enviam um e-mail com detalhes da conta bancária para o criador do "worm" quando o usuário infectado clica no ícone do "Meu Computador".

A infestação se espalha automaticamente postando a URL na página de recados de outro usuário. Esse link enganava o usuário com uma mensagem falsa para fazê-lo clicar no link. O conteúdo dessa mensagem varia de caso para caso.

Além de roubar informações pessoais, o malware também permitia que um usuário remoto controlasse o computador e fizesse dele parte de uma botnet, uma rede de computadores infectados. O botnet nesse caso usava a banda de rede do computador infectado para distribuir filmes piratas em larga escala, potencialmente reduzindo a velocidade de conexão do usuário.

O arquivo executável inicial (Minhasfotos.exe) criava dois arquivos adicionais, winlogon_.jpg e wzip32.exe (localizados na pasta Windows32). Quando o usuário clica no ícone "Meu Computador", um e-mail é enviado contendo informações pessoais. Além disso, ele é adicionado a XDCC Botnet (usado para troca de arquivos), e o link infectado é enviado para outros usuários pela rede de amigos.

De acordo com declarações feitas pelo Google a companhia implementou um conserto temporário para combater o perigoso "worm"[32].

Session Management and Authentication Issues

Em 22 de junho de 2007, Susam Pal e Vipul Agarwal publicaram um aviso de segurança sobre uma vulnerabilidade do orkut relacionada a questões de autenticação[33]. A vulnerabilidade é considerada muito perigosa para cybercafés, ou em caso de "man-in-the-middle attack" já que eles podem levar a seções de hijacking e mau uso de contas legítimas[34]. A vulnerabilidade ainda não foi consertada e assim ainda é um perigo para os usuários do orkut.

Uma semana depois, Susam Pal publicou outro aviso de segurança explicando como essa vulnerabilidade poderia ser usada para "hijack" sessões de Google e Gmail e o mau-uso de contas.

Joseph Hick realizou uma experiência baseada nos avisos de Susam Pal, para descobrir por quanto tempo uma sessão continua aberta mesmo depois que um usuário "log out"[35]. Seu experimento confirmou que a sessão continua ativa por 14 dias depois que o usuário "log out". Isso implica que sessões "hijacked" podem ser usadas por 14 dias porque o "log out" não finaliza a sessão[36].

W32/KutWormer

Em 19 de Dezembro de 2007 um "worm" escrito em Javascript pelo cracker brasileiro chamado "Rodrigo Lacerda" infectou mais de 700 mil usuários. Esse "worm" fazia o usuário entrar automaticamente em uma comunidade e mandava um recado para todos os amigos do usuário, que ao lerem o recado também ficaram contaminados. Esse "exploit" cria as urls para o álbum, permitido pela estrutura simples. A idéia por trás disso é do cracker indiano "Master Shekhar". Esse cracker fez a equipe do orkut implementar novos métodos de proteger os álbuns e fotos.

O "worm" se espalhou usando o recurso recentemente instalado no orkut que permitia a usuários escreverem códigos HTML nos recados, e adicionar conteúdo em Flash/Javascript.[37][38].

Social Engineering

Ataques no orkut usando engenharia social nunca acabaram. Entre esses o mais fácil desses é oferecer ao usuário para escrever um script na barra de endereço do navegador, para "melhorar a performance" ou conseguir algum tipo de efeito visual como mudanças nas cores do site.

Críticas

Críticas positivas

Apesar dos problemas e malefícios provocados pelo Orkut, este se tornou uma ferramenta importante na agregação de pessoas com interesses em comum. Esta agregação permite, entre outras coisas:

  • Agrupar profissionais da mesma área para discussões técnico-científicas;
  • Utilidade pública por orientações e esclarecimentos à população, particularmente em comunidades da área de Saúde;
  • Agrupar vítimas de crimes, portadores de doenças raras e familiares de pessoas desses grupos, levando ao apoio mútuo, compartilhamento de experiências e conhecimento e, em alguns casos, a formação de entidades de apoio.

Críticas negativas

As comunidades foram criadas para que membros com interesses mútuos pudessem trocar idéias e conhecer pessoas. Porém alguns entram em comunidades postando mensagens contrárias ao assunto delas, buscando chamar a atenção para si mesmos, criar confusões ou menosprezar os integrantes destas. E, como é possível postar mensagens anonimamente em algumas comunidades, alguns utilizam essa possibilidade para xingar e humilhar os integrantes delas, semear caos e discórdia. O orkut pune essas pessoas, porém é difícil ter um controle de quem tem essas atitudes.

Norma culta

Uma severa crítica é que a linguagem escrita no orkut, de certa forma derivada do Internetês, fere a norma culta da língua portuguesa. É considerado uma agressão o uso de gírias como vc (você), tb (também), entre outras. Contudo, essa prática não é apenas para o orkut, já que em vários lugares na Internet fora dele isso é usado e, antes mesmo de o orkut aparecer, esse tipo de linguagem já existia. Logo, essa crítica é vista como "um argumento sem sentido" pelos adolescentes, apesar de que para os adultos (a "oposição") isso faz "muito sentido".

Integridade moral

É muito comum a crítica de pessoas que defendem a integridade moral das pessoas, como religiosos e chefes de família, que não gostam da facilidade com que uma criança cadastrada no Orkut pode receber imagens de conteúdo pornográfico, idéias suicidas, e outros.

Restrições para crianças e adolescentes

Na maioria dos países é proibido inscrição de crianças e adolescentes em redes sociais na internet. Teme-se que algum outro usuário seja traficante, pedófilo, aliciador. Podem ocorrer tentativas de relacionar-se com o menor, podendo planejar até mesmo um seqüestro. Existe algumas dicas para navegação segura na internet que orientam os pais e responsáveis de quais medidas preventivas tomar, tais como: não dizer nome, idade, senha e não enviar fotos pessoais. Incrivelmente algumas destas sugestões e atitudes básicas contrariam o conceito do orkut[39]. O cadastro de crianças no orkut é ilegal e vai contra as normas da rede de relacionamentos, porém esta regra raramente é respeitada e os menores de dezoito anos respondem por boa parte dos usuários.

Além disso, a navegação dos menores no Orkut geralmente não é supervisionada pelos pais ou responsáveis[40], e os recursos do sistema acabam facilitando o contato das crianças com conteúdos sexistas, preconceituosos e muitas vezes criminosos.

Privacidade

No início do orkut era permitido a todos os usuários ver as fotos, vídeos e recados de qualquer pessoa. Mas isso permitiu às pessoas fazerem mau uso das fotos e vídeos e colocá-las na internet com detalhes falsos. Muitas dessas fotos eram vulgares, especialmente fotos de mulheres.

Atualmente a privacidade engloba recursos como recados (acessos separados para leitura e escrita), fotos, vídeos, depoimentos e aplicativos. As opções de níveis de acesso atuais são : Amigos, amigos de amigos, todo mundo da rede. O usuário pode limitar a visibilidade de seu perfil a certas regiões ou grupos de regiões, e nesse caso usuários que não fazem parte dessas regiões não conseguem ver nenhuma informação.

Inicialmente era comum a opinião de que dos dois maiores países, só os usuários da Índia estariam interessados na privacidade no orkut, enquanto o Brasil, por ter uma sociedade muito aberta, não iria usá-la. Na realidade, o percentual de usuários escolhendo esconder suas informações é o mesmo na Índia e no Brasil[carece de fontes?]. A única diferença é que no Brasil há grupos contra a privacidade, como a comunidade "Quer privacidade? Sai do orkut".

Uso de informações pessoais

Além da privacidade existe ainda a questão do uso que terceiros poderiam fazer das informações existentes como planejar seqüestros, roubos, golpes e estupros. Sabidamente, apenas apagar mensagens deixadas como scrap não protege contra esse tipo de violência, que vem sendo denunciada dia-a-dia na mídia[carece de fontes?].

Comunidades, tópícos e perfis invisíveis

Em 2005 perfis, comunidades e tópicos invisíveis começaram a aparecer no orkut. Isso podia ser conseguido usando códigos HTML e fotos de 1x1 pixel para enganar o site[41]. Essa falha foi posteriormente eliminada, passando-se a exigir uma dimensão mínima para as fotos.

Spamming

Alguns usuários menos atentos às regras de etiqueta na internet enviam spams através de scraps para todos os seus amigos ou os membros de uma determinada comunidade, ou mesmo criando tópicos em várias comunidades diferentes, usando sites de envio múltiplo de mensagens, programas ou scripts. Um exemplo de spam conhecido na rede é o de um suposto acidente de bicicleta sofrido por uma garota chamada Samara, no qual ela teria morrido e, para vingar sua morte, o faria com quem lesse tal spam.

Em alguns casos, são criados perfis falsos (fakes ou bogus) somente para anunciar produtos e correntes enganosas. Assim, são criados eventos e tópicos desagradáveis em muitas comunidades anunciando coisas do tipo "fique rico trabalhando em casa", "transforme 6 reais em 6.000", entre outros tipos de mensagens indesejáveis, e pirâmides ilegais.

Em agosto de 2005 um programa gratuito foi criado em Delphi chamado Floodtudo especificamente para fazer spam no orkut. O programa rapidamente se espalhou pelos usuários, e uma grande onda de spam atingiu o orkut em setembro e outubro de 2005.

Como o spam no orkut estava ficando fora de controle os desenvolvedores implementaram um sistema de restrição a envios de recados e tópicos. Um dos modos foi impedir a postagem de dois ou mais tópicos ou recados com o mesmo nome seguidamente, forçando o usuário a esperar para postar outro tópico ou recado. A mais importante mudança foi o sistema captcha, que atinge os recados com ligações para sites, pedindo ao usuário uma autenticação visual.

Propaganda

O orkut se tornou uma ferramenta de marketing muito utilizada hoje, por ser um dos sites mais acessados. Muitas pessoas jurídicas, candidatos políticos, e até mesmo empresas de renome vêm fazendo um mal uso da propaganda. Dessa forma o orkut acabou virando uma ferramenta na mão de algumas pessoas que não sabem analisar se o público ao qual a mensagem é enviada tem um perfil adequado com o produto ou serviço oferecido.

Exploração comercial

Em 16 de Janeiro de 2007, a comunidade do Orkut Eu AMO Floripa foi alvo da primeira transação comercial de que se teve notícia na rede no Brasil[42] quando foi "adquirida" pela RBS, que pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão. A página da comunidade foi utilizada para promover o festival do verão "Floripa Tem", e seu nome foi alterado, logo em seguida, para "Eu Amo Floripa! Floripa Tem!". Na época a comunidade totalizava quase setenta e cinco mil membros, e foi escolhida para a transação por sua maior popularidade entre os usuários da rede de relacionamento, comparada a outras com o mesmo tema. Apesar de os termos de uso do Orkut afirmarem que "o serviço orkut.com é disponibilizado somente para uso pessoal" e que "empresas, organizações ou outras entidades legais não podem usar o serviço orkut.com para nenhuma finalidade.", nenhum trâmite judicial foi aberto.

Vírus

Vírus informáticos tem sido bem freqüentes no orkut: o usuário recebe uma mensagem com links para ver fotos de uma festa quando na verdade é um link para um arquivo executável (.EXE ou .SCR) de fora do orkut que contém um vírus. Como muitos não possuem programas antivírus ou não sabem como remover as pragas, acabam se tornando hospedeiros virtuais disseminando os mesmos links por scrapbooks. Para resolver o problema é necessária a varredura de um programa de antivírus atualizado e caso não resolva o problema a formatação do sistema é aconselhada. Para evitar o problema é altamente aconselhável aos usuários não clicar em nenhum link do scrapbook para ver fotos de festas ou promessas absurdas mesmo que seja um amigo (este amigo pode estar infectado) e também não entrar com login/senha de usuário em nenhum site que não seja a página oficial do orkut.com ou orkut.com.br

Os riscos para aqueles que contraem esses vírus podem incluir seqüestro de seu próprio perfil, roubo de senhas de e-mail, MSN, contas bancárias e cartões de crédito bem como a captura e o uso de fotos por pessoas mal intencionadas.

É aconselhável a todo usuário do orkut manter e administrar um Antivírus atualizado em seu sistema. É desaconselhado o uso de orkut em lan houses e computadores públicos, pois eles podem estar infectados com keyloggers (programas escondidos que capturam tudo o que usuário digita, incluindo senhas) permitindo o roubo de perfil e acesso a informações pessoais).

Recentemente orkut passou a exigir um código de segurança para todos os links enviados. Isso evita que muitos programas enviem automaticamente mensagens com links de vírus, mas os hackers já encontraram maneiras alternativas de burlar essa limitação, como embutir links dentro de um GIF ou chamada para um vídeo no YouTube.

Crimes cibernéticos

Alguns dos maiores problemas da rede de relacionamento orkut dizem respeito a exploração de sua rede para práticas socialmente ou legalmente condenáveis na legislação de certos países, dentre eles o Brasil. Um dos maiores motivos para isso é a falta de controle nas comunidades quanto as atividades ofensivas dos usuários.

A rede enfrenta problemas sérios, como por exemplo a criação de comunidades preconceituosas, pregando homofobia, racismo, xenofobismo, Neo-Nazismo, tortura e violência contra os animais e fazendo apologia ao consumo e venda de drogas, ao abuso sexual de menores, brigas e assassinatos.

Um usuário geralmente se camufla para tal. O espírito belicoso de muitos dos cadastrados fica visível na quantidade de comunidades cujos nomes contém as palavras Eu odeio. Apesar de a moderação do Orkut estar um tanto atenta, isso nem sempre é suficiente.

O incitamento ou apologia ao crime é considerado um ato ilegal e sujeita a penalidades. A polícia busca identificar culpados de certos crimes, já que alguns deles ocorrem via Orkut, porém na maioria das vezes não atingem resultados satisfatórios.

Denunciar o perfil ao orkut, no entanto, não produz resultados efetivos, pois seu proprietário apenas apaga o perfil e, com ele, as provas. O mais recomendado é denunciar o problema às autoridades competentes em cada país para perseguir os culpados.

Racismo

Em 2005 vários casos de racismo foram levados a polícia e reportados para a mídia do Brasil[carece de fontes?]. Em 2006 a justiça do Brasil denunciou um estudante de 20 anos acusado de racismo contra pessoas com descendência africana, e espalhar textos difamatórios no orkut[43][44].

Torcidas organizadas

Muitas torcidas organizadas utilizam o Orkut para registrarem as suas atividades. Algumas gangues inseridas nestas torcidas organizadas de times de futebol se agridem mutuamente e marcam local para seus confrontos. Tendo em vista que trata-se de uma ação criminosa, a polícia pode rastrear os incitadores e prevenir os eventos.[45][46]

Apologia ao terrorismo

Várias comunidades tem sido observadas por apologia ao terrorismo. Simpatizantes do terrorista Bin Laden e da organização terrorista Al Qaeda tem possibilitado trocas de informações. Instituições internacionais de combate ao terrorismo rastreiam regularmente o website em busca destas atividades consideradas ilegais.[47][48]

Questões legais

Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Orkut pode ser fechado no Brasil
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Mais uma vez o Orkut é ameaçado fechar pelo Google no Brasil

Brasil

No dia 22 de agosto de 2006, o juiz federal José Marcos Lunardelli ordenou que o Google liberasse informações de usuários de uma lista de brasileiros suspeitos de usarem o orkut para vender drogas e envolvidos em pornografia infantil[49]. O juiz ordenou o Google a pagar 23 mil dólares por dia até que as informações fossem entregues ao governo brasileiro. No dia 27 de setembro de 2006 o Google declarou que não iriam entregar as informações afirmando que as informações estão nos servidores do Google nos Estados Unidos e não nos servidores do Brasil, e assim não estavam sujeitos às leis brasileiras.

Em 16 de março de 2009, a comunidade Discografias, a maior do Orkut para troca de músicas, que continha mais de 921 mil usuários registrados, foi desativada. Na comunidade, os usuários compartilhavam links para álbuns musicais inteiros, sem qualquer pagamento, o que gerou uma série de ameaças judiciais por parte de associações de defesa de direitos autorais. A comunidade era acessada por mais de um milhão de pessoas e era considerada uma das principais plataformas da internet no Brasil para quem buscava seu conteúdo.[50]

Índia

Em 10 de outubro de 2006 o "Bombay High Court's Aurangabad" declarou uma notícia de que o Google estava permitindo campanhas de ódio contra a Índia[51]. Isso se referia a uma comunidade do orkut chamada "We Hate India", que inicialmente exibia uma imagem da bandeira da Índia sendo queimada e algumas informações anti-Índia[52].

O Tribunal Superior emitiu ordem judicial em resposta a uma petição de interesse público Aurangabad, que foram arquivadas por um advogado. O Google tinha seis semanas para responder. Mesmo antes de a petição for depositada, muitos usuários do Orkut tinha notado esta comunidade e estavam enviando mensagens ou de outra forma os seus contatos no Orkut, relatório para a comunidade como falso para o Google, o que poderá resultar no seu afastamento. A comunidade já foi apagado, mas tem gerado várias comunidades de 'We hate those who hate India' (Nós odiamos aqueles que odeiam a Índia).

Às vésperas do 60º Dia da Independência da Índia, a imagem da página principal do orkut foi alterada. O que eram normalmente era uma colagem de fotos de várias pessoas, mostrou um logotipo estilizado do orkut. A palavra orkut foi escrito em Devanagiri e Script foi corada nas cores nacionais indiana. Clicando no logotipo redireciona para um posto pelo orkut Índia Product Manager, Manu Rekhi, sobre o orkut interno do blog. Registou-se também alguns meios clamor contra o Orkut depois de um casal de jovens aparentemente foram atraídos pelos perfis falsos no site e mais tarde assassinado.[53]

Em 23 de novembro, o Supremo Tribunal de Bombaim solicitou ao governo estadual para o seu arquivo de resposta a conexão com uma petição exigindo a proibição dos sites de redes sociais, Orkut, para albergar uma comunidade da web anti-Shivaji.[54]

Recentemente, o policial de folga da rural Pune da festa rave preenchido com narcóticos.[55] Os acusados foram praticados sob leis antinarcóticos, (Indian) Narcotic Drugs and Psychotropics Substances Act, 1985 (NDPS). Além do NDPS, de acordo com algumas notícias, a polícia foi deliberar sobre a questão da cobrança do arguido/suspeito no âmbito do (Indian) Information Technology Act, 2000, talvez porque Orkut se considerava que um dos modos de comunicação, para determinados tipos de abusos de droga.[56]

A polícia de Cyber na Índia tem entrado em um acordo com o Orkut para ter uma facilidade para capturar e julgar os que abusam do Orkut desde as queixas está em uma fase ascendente.[57]

Irã

O orkut era muito popular no Irã, mas o site está agora bloqueado pelo governo. De acordo com reportagens oficiais isso se deve a assuntos de segurança nacional e ética islamica sobre marcar encontros e encontrar parceiros. Muitos outros sites foram publicados no Irã desde que o orkut foi bloqueado, usando o mesmo modelo de rede social - exemplos são o MyPardis, Cloob e Bahaneh. Logicamente esses sites possuem um alto risco de serem bloqueados também, então eles têm suas próprias políticas de censura para preencher as regras de filtragem do Irã.

Emirados Árabes Unidos

Em agosto de 2006 os Emirados Árabes Unidos seguiram o exemplo do Irã e bloquearam o site. Esse bloqueio foi depois removido em outubro do mesmo ano. No dia 3 de julho de 2007, Gulf News revisou o assunto, publicando críticas contra comunidades do orkut como "Dubai Sex", e oficialmente trazendo as críticas para a atenção da mídia[58]. Em 4 de julho de 2007 o site foi novamente banido,[59] que continua em vigor, apesar da promessa do Google, a proibição de negociar com os Emirados Árabes Unidos (EAU). [60]

Outros países

A Arábia Saudita é outro país que bloqueou o Orkut. O atual primeiro-ministro de Bahrein está sob forte pressão para fazer o mesmo.[61]

O orkut e os eventos no mundo

O orkut está sempre atualizado nas notícias do mundo para fornecer ao usuário o que ele precisa naquele momento. já houve várias ocasiões em que o orkut ajudou os usuários, desde fornecendo temas para mudar a aparência, aplicativos para acompanhar as notícias, mudar o logotipo do orkut, ou mesmo com uma simples e normal comunidade.

Mudando o logotipo

O buscador google costuma mudar o logotipo no dia de datas importantes, como feriados e até mesmo aniversário de morte de pessoas importantes para a história. O orkut começou a seguir pelo mesmo rumo, mudando o logotipo.

Nas olimpíadas de 2008 o orkut apresentou uma série de logotipos diferentes, que mudavam todo dia. Em feriados como o Dia das Mães o orkut também troca o logotipo, e em homenagem às mães o logotipo virou um desenho colorido de criança com a Mãe, flores, coração, e um céu azulado. No dia dos namorados de 2008 foi a vez de trocar a letra "o" do orkut se transformou em um beijo.

Aplicativos

Com uma ação mais voltada aos usuários o orkut também lança aplicativos.

Nas eleições brasileiras de 2008 o orkut criou um aplicativo para fazer uma pesquisa com os osuários sobre quais candidatos eles iriam votar. Infelizmente o aplicativo era restrito mostrando apenas os prefeitos das capitais dos estados.

Temas

Um meio termo entre o logotipo e os aplicativos, os temas afetam os usuários mas não afetam a mecanica do site.

No dia 8 de novembro de 2007, o orkut greeted its Indian users Happy Diwali in a very special way, by allowing them to change their Orkut look to a Diwali-flavored reddish theme.

Durante as olimpíadas de 2008 o orkut lançou um layout comemorativo para a torcida brasileira, com o slogan "Time Brasil: um só grito, um só coração". Este layout tinha tons de verde e amarelo, as cores do Brasil, podendo ser habilitado com um clique a partir de qualquer página do orkut.

Referências

  1. Traffic details from Alexa Alexa (13 de julho de 2009). Página visitada em 13 de julho de 2009.
  2. Brazil - Alexa Top 100 Sites Alexa (16 de novembro de 2008). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  3. Diógenes Muniz (9 de Janeiro de 2008). Folha Online - Microsoft faz campanha contra o Orkut; Google ironiza ataques Folha Online. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  4. Folha Online - Informática - Orkut passa para as mãos do Google Brasil; empresa muda diretoria no país Folha Online (7 de Agosto de 2008). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  5. G1 > Tecnologia - NOTÍCIAS - Filial brasileira do Google vai assumir controle mundial do Orkut G1 (7 de Agosto de 2008). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  6. Felipe Zmoginski (7 de Agosto de 2008). Google Brasil assume administração do orkut Plantão INFO. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  7. Giuliana Vallone (7 de Agosto de 2008). Estadao.com.br :: Tecnologia:: Google Brasil assumirá o controle mundial do Orkut estadao.com.br. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  8. 8,0 8,1 Apresentamos a nova versão do orkut: novos recursos divertidos, navegação mais rápida e os mesmos grandes amigos. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-10-29.
  9. Página de recados de Orkut Büyükkökten orkut. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  10. Google integra comunicador instantâneo ao Orkut G1 Globo (19 de Novembro de 2008). Página visitada em 20 de novembro de 2008.
  11. Felipe Zmoginski (28 de Outubro de 2008). Open Social já dá 600 apps ao orkut Info Online. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  12. Portal Galego da Língua - Orkut em português. www.agal-gz.org. Página visitada em 2009-08-12.
  13. Página de Notícias do orkut
  14. Em Breve: Um Look Atualizado! (blog oficial do orkut)
  15. http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/04/01/orkut_agora_se_chama_yogurt_mas_so_no_1_de_abril-426630572.asp
  16. http://idgnow.uol.com.br/mercado/2008/08/07/brasil-passa-a-controlar-orkut-e-presidente-do-google-brasil-assume-al/
  17. Sugestões de Amigos no Orkut - Google Discovery. googlediscovery.com. Página visitada em 2009-08-12.
  18. Tema de Ano Novo no Orkut - Google Discovery. googlediscovery.com. Página visitada em 2009-08-12.
  19. o blog oficial do orkut: Apresentação dos comentários de fotos inline em suas atividades. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  20. o blog oficial do orkut: Encontre os seus amigos que estão online com a nova lista de amigos no bate-papo do orkut. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  21. o blog oficial do orkut: Mais controle para os donos de comunidades. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  22. o blog oficial do orkut: Apresentando o orkut mobile app. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  23. o blog oficial do orkut: Atualizações nos aplicativos OpenSocial no orkut. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  24. o blog oficial do orkut: Detecção de rostos nos álbuns de fotos do orkut – a marcação das fotos ficou ainda mais fácil. blog.orkut.com. Página visitada em 2009-08-12.
  25. Demografia do Orkut em 31 de Março de 2004 Marketing Hacker (30 de Março de 2004). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  26. Orkut encontra fãs e infratores no Brasil Último Segundo. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  27. G1 (29/10/2009). 'Novo Orkut' traz mudanças e retoma sistema de convites. Página visitada em 05/11/2009.
  28. Fake Orkut profile of schoolgirl posted Rediff (6 de Fevereiro de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  29. SIBILIA, Paula. O Show do Eu - A Intimidade como espetáculo. Nova Fronteira, 2008.
  30. Giordani Rodrigues (10 de Janeiro de 2005). Saiba a história do roubo das comunidades do Orkut Terra - Informática. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  31. Solon Brochado (23 de Janeiro de 2006). Newsvine - Orkut: a Google project gone terribly wrong Newsvine. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  32. 32,0 32,1 Data-Theft Worm Targets Google's Orkut SpywareGuide (16 de Junho de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  33. Orkut Authentication Issues - Full Disclosure.
  34. Kevin Fernandez (23 de Junho de 2007). XSSED News Report on Authentication Issues. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  35. Google/Orkut Authentication Issue PoC.
  36. Google/Orkut Session Expiry PoC - Results.
  37. Worm Hits Google's Orkut - washingtonpost.com PC World (19 de Dezembro de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  38. Ryan Naraine (19 de Dezembro de 2007). Worm Squirms Through Google`s Orkut eWeek. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  39. Dicas para uma Navegação Segura Safernet. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  40. Meninas a um clique do abuso sexual com fotos sensuais em blogs e no orkut Orkut.etc.com. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  41. 19 de Junho de 2007 (Orkut proxy and tricks). Invisible picture on orkut: become invisible. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  42. Comunidade brasileira no Orkut é "vendida" Estadão.com (12 de Janeiro de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  43. Racismo na internet chega à Justiça Estadão (1 de Fevereiro de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  44. Ministério Público pede que Google explique crimes no Orkut Folha Online (10 de Março de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  45. Ana Claudia Costa (8 de Setembro de 2006). Polícia Civil pedirá ao MP fim das organizadas no Rio O Globo e O Globo Online. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  46. Eduardo Almeida (8 de Setembro de 2006). Torcedores brigões usam Orkut para organizar ataques a grupos rivais O Globo Online e O Globo. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  47. Kasie Hunt (8 de Março de 2006). Osama bin Laden fan clubs build online communities USA Today. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  48. EUA evitam críticas para não ajudar Chávez em eleição, diz jornal BBC Brasil (28 de Novembro de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  49. Meninas a um clique do abuso sexual com fotos sensuais em blogs e no orkut Revista Orkut.etc.br (10 de Maio de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  50. Orkut perde sua maior comunidade para troca de músicas
  51. Google's social networking site in trouble The Times of India (10 de Outubro de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  52. Harshad Joshi (22 de Fevereiro de 2007). Police planning to ban Orkut in India. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  53. Friends of slain teen arrested, Orkut angle being probed - India PRwire India PRwire (21 de Agosto de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  54. File reply on plea for ban on Orkut: HC Rediff (23 de Novembro de 2006). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  55. Harshad Joshi (5 de Março de 2007). rave-party/ Pune rural police crack a rave party. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  56. Pune rave party breached IT Act? Ciol (6 de Março de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  57. Police tie up with Orkut The Hindu (20 de Novembro de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  58. Daniel Bardsley (3 de Julho de 2007). Gulfnews: Orkut.com 'being used for immoral activities' Gulfnews. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  59. Daniel Bardsley (4 de Julho de 2008). Gulfnews: Orkut.com banned in the UAE Gulfnews. Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  60. Orkut blocked in sex row AmeInfo (5 de Julho de 2007). Página visitada em 16 de novembro de 2008.
  61. ORKUT will be blocked in Bahrain Gulf Daily News. Página visitada em 16 de novembro de 2008.

Ver também

Portal A Wikipédia possui os portais:
Portal das tec. de informação
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}

Ligações externas

Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Categoria:Orkut