sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SÉRIE: ALF - O É TEIMOSO

ALF (acrônimo da expressão inglesa Alien Life Form, "forma de vida alienígena") foi uma popular série de televisão norte-americana. Foi exibida pela primeira vez em 22 de setembro de 1986, com direção de Peter Bonerz, e transmitida originalmente pela NBC entre 1986 e 1990. Foi inspirada e parodiava o filme E.T. the Extra-Terrestrial, de Steven Spielberg (1982).[carece de fontes?]

Foi lançada no Brasil pela Rede Globo com o nome ALF, o ETeimoso, e em Portugal pelo Canal 1 da RTP, com o nome ALF, o Extraterrestre.

A série teve 102 episódios.

Premissa

ALF (Paul Fusco) segue um sinal de rádio amador para a Terra e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma típica família de classe média em Riverside, Califórnia, EUA. A família consiste do assistente social Willie (Max Wright), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), o filho mais novo Brian (Benji Gregory), e o gato Lucky.

Sem saberem ao certo o que fazer, os Tanner levam ALF para casa e o escondem da Alien Task Force (um grupamento do exército estadunidense que procura extraterrestres) e de seus metidos vizinhos Trevor e Racquel Ochmonek (John LaMotta e Liz Sheridan), até que ele possa reparar sua nave. ALF geralmente fica escondido na cozinha. Eventualmente é revelado que Melmac, o planeta de ALF, foi destruído por uma catástrofe envolvendo bombas nucleares (embora nos primeiros episódios ALF tenha dito que seu planeta explodiu por uma sobrecarga elétrica quando todos os habitantes de Melmac ligaram o secador de cabelo simultaneamente). No quarto episódio da série, ALF tenta convencer o presidente dos EUA a parar o programa nuclear do país por temer que a Terra tenha o mesmo destino de Melmac. ALF não estava no planeta porque fazia parte da Guarda Orbital de Melmac. Gordon Shumway (o nome verdadeiro de ALF) ficou sem ter onde morar, mas não foi o único sobrevivente de sua espécie. Ele torna-se um membro permanente da família, embora o choque cultural, a solidão e a saudade de casa frequentemente causem problemas aos Tanner.

Embora muito da ficção científica em ALF tenha sido encarada de forma humorística, há referências a tópicos reais da exploração espacial, como ALF ter usado um sinal de rádio no início da história. No episódio "Weird Science", ALF constrói para Brian um modelo do sistema solar para seu projeto de ciências, mas há dois planetas depois de Plutão, chamados "Dave" e "Alvin", o que causa problemas a Brian na escola. Entretanto, após Willie dar um telefonema para uma organização de astronomia, ele explica a Brian que "Dave" pode ter sido o planetóide 2060 Chiron (descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles T. Kowal).

A série original teve 102 episódios, cada um com o nome de uma música relevante ao tema abordado, onde ALF aprende sobre a cultura da Terra e faz novos amigos dentro e fora da família Tanner, incluindo Neal (Jim J. Bullock), o irmão de Willie; Dorothy (Anne Meare), a mãe de Kate, com quem ALF tem uma relação de amor e ódio e a quem ele chama de "bruxa", enquanto ela ameaça entregá-lo aos militares; Whizzer (Paul Dooley), o marido de Dorothy; Jake, o sobrinho dos vizinhos Ochmonek; Larry (Bill Daily), um psicólogo; e uma mulher cega chamada Jody (Andrea Covell) que nunca percebe que ALF é um alienígena, embora tenha percebido pelo toque que ele tem baixa estatura e é peludo. Várias mudanças ocorrem na família Tanner no decorrer da série, como o nascimento de um novo filho, Eric, a construção de um pequeno apartamento para ALF e a morte do gato Lucky, ao que ALF demonstra respeito apesar de sempre ter tentato pegar o gato para comer, admitindo que ele se tornou o pior tipo de Melmac, o "amante de gatos".

No final da série, ALF está prestes a ser resgatado por outros da sua espécie, mas é capturado pelos militares, e o espectador é levado a imaginar o que aconteceu em seguida. Este não deveria ter sido o final, e o episódio termina com a mensagem "a continuar…". Os produtores supostamente tinham um acordo verbal com a NBC para pelo menos mais um episódio para resolver a história, mas a NBC nunca cumpriu o acordo e a série foi cancelada. Entretanto, a história foi concluída no filme para a TV Project ALF.

O personagem ALF

Gordon Shumway é um alienígena apelidado de ALF (de Alien Life Form, Forma de Vida Alienígena) por William Tanner no primeiro episódio. ALF nasceu em 28 de Outubro de 1756, embora ele mencione seu aniversário em Agosto no episódio 7 ("Help Me Rhonda") no Leste do planeta Melmac. Melmac localiza-se seis parsecs adiante da constelação Hidra-Centauro e tem um céu verde, grama azul e sol roxo. A moeda é o Wernick (batizada em homenagem ao produtor Sandy Wernick) que vale dez dólares, e os fiapos de roupa que sobram nas lavanderias são tão preciosos em Melmac quanto ouro na Terra.

O corpo de ALF é coberto por pêlos marrons (a cor descrita por ele é "marrom siena"). Ele tem um focinho enrugado, sinais no rosto, oito estômagos, seu coração localiza-se aparentemente na cabeça, e ele gosta de arrotar, comer gatos e tinha um melhor amigo chamdo Malhar Naik em Melmac. Ele também tinha um amigo chamado Skip e uma namorada chamada Rhonda, que também escaparam da explosão. Ele frequentou a escola por 122 anos e foi capitão do time de bouillabaisseball, onde se joga com frutos do mar no lugar de uma bola.

ALF tem um enorme apetite, comendo tudo o que encontra. Ele é criador de problemas, sarcástico, desastrado e cínico, e algumas vezes coloca a si próprio em risco de ser descoberto enquanto faz uma de suas brincadeiras não-intencionais. Entretanto, quando as coisas vão longe demais, ele se esforça para corrigir seus erros, geralmente com bons resultados. Quando Lynn estava batalhando para conseguir dinheiro para comprar um carro, ALF vendeu parte de sua espaçonave usando o dinheiro para comprar uma Ferrari para ela. Em um episódio, ele tenta ajudar Brian a ganhar confiança na escola, dando a ele um "dente da sorte" que ele diz tê-lo ajudado a ser uma estrela em Melmac. Em outra ocasião, ele ajuda Dorothy a lidar com a morte de Sparky e aceita a amizade de Whizzer. Após a vizinha Raquelle Ochmonek ser ridicularizada na TV por afirmar ter visto ALF, ALF liga para o programa para defendê-la. ALF também ajuda Racquel ao colocar sua imagem na TV dela, onde aparece dizendo ser do espaço e agradece por ter acreditado nele (mas pede para deixar uma torta para ele do lado de fora, tentando obter vantagem mesmo quando a ajuda). Ele tem pelo menos 30 parentes, os primos "Pretty Boy Shumway" e "Blinky", os tios "Tinkle" e "Goomer", a vovó Shumway, o irmão Curtis, os pais Bob e Flo, e tios Bubba, Wagner e Eugene. Durante uma crise de amnésia, ele acredita ser um corretor de seguros chamado Wayne Schlegel.

Elenco

Personagens & atores

Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte. O nome verdadeiro de ALF é Gordon Shamooey, ele caiu na casa dos Turnner num dia qualquer.

Sobre Mihaly: Durante a série, quando o personagem precisou mostrar o corpo, ele vestia a fantasia que cabia muito bem.

Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte.

No Brasil, a voz coube ao ator Orlando Drummond.

Sobre ALF no começo: ALF era uma cabeça que tinha a voz de Paul Fusco, logo depois virou uma fantasia (ver acima).

Willie é o mestre de família, odeia as coisas que ALF faz e tenta sempre manter as coisas em ordem, no fundo sente um grande sentimento por ele, o que o faz permitir ele em sua casa e sempre o ajudar.

Kate é a dona de casa, não gosta muito do que ALF faz, mas acaba o aceitando na família e o adotando como um filho, ALF várias vezes à chama de Mamãe. No primeiro episódio ela odiava ALF, mas quando um militar bateu em sua casa dizendo que iria torturar ALF até a morte, ela o protegeu.

Lynn é a filha mais velha da família e como uma jovem tem muitos problemas que são superados sempre. ALF tinha uma paixão por ela, que acaba logo. ALF sempre a ajuda a conquistar alguém, mas sempre dá errado e ela sempre arranja o maior mané com nome idiota.

Brian é o filho mais novo, adora ALF e suas traquinagens. Trata ALF como um irmão e tenta ser como ele, mas sempre é impedido por seus pais. No primeiro episódio, Brian bebe cerveja porque ALF mandou.

Trevor é um machão preguiçoso, porco e adora mulheres nuas, ou seja: um definitivo homem. Nunca acredita que existe um alien vivendo ao lado dele, nunca demonstra muito amor, porém é muito amigo de Willie.

Raquel é a esposa de Trevor, quase não aparece, e quando aparece vê motivos da existência de um alien.

O primo Jack é um garoto que sabe da existencia de Alf e que o ajuda muito.

  • (Jim J.Bullock):Neal Tanner

Neal Tanner é o irmão do Willie.Ele apresenta ser uma pessoa ingenua,e pede para os outros resolverem seus problemas.Neal reencontra Willie depois de se separar de sua esposa:Margarett.Ele sabe da existência de Alf por causa de Willie que insistiu que Alf o conhecesse, o que inicia uma amizade entre os dois.

Em outras mídias

  • A empresa Mimo fabricou em 1988 um boneco de pelúcia de ALF.
  • ALF também teve sua série animada, que conta suas aventuras no seu planeta Melmac, antes de vir para a Terra. Mas após o fim de cada episódio, ALF aparecia pessoamente, como na série original.
  • Após terminar a série, ALF aparece por um único episódio na série Blossom. Ele aparece em um sonho da menina Blossom e por esta vez não foi dublado por Orlando Drummond Cardoso.
  • ALF também aparece em um episódio da série Os Simpsons ao lado de vários outros personagens alienígenas famosos, como Marvin Marciano de Looney Tunes. Duas coincidências: o produtor musical da série ALF também tem o mesmo nome do marciano: Alf Clausen, além de também ter trabalhado com a trilha sonora de Os Simpsons.
  • A Editora Globo publicou no Brasil, entre 1989 e 1990, uma série de revistas de ALF. Ao todo foram publicados 20 gibis, que eram mensais.
  • ALF apareceu também na série Uma Familia da Pesada no programa HQ News.

Dubladores brasileiros

A.l.f: um caso a parte

Alf (ou ALF), o personagem que dá nome à série, é um alienígena que teria nascido em 28 de outubro de 1756.

O real nome do alienígena é Gordon Shumway, que seria um sobrevivente do planeta Melmac, onde ele fazia parte da guarda da órbita. O planeta explodiu em 28 de outubro de 1986, devido à armas nucleares. ALF consegue escapar deste desastre e se perde no espaço, colidindo-se com a garagem da família Tanner, em Los Angeles, no planeta Terra. Willy Tanner acaba apelidando o alienígena ALF, que é um acrônimo em inglês que representa um ser extra-terrestre, mais ou menos como a sigla ET. A partir de então ALF passa a viver escondido com a família Tanner. ALF seria uma sigla para Alien Life Form (Forma de Vida Alienígena).

Exibição no Brasil

TV aberta

  • Foi exibido pela primeira vez pela Rede Globo, na década de 80, dentro do programa Sessão Comédia.
  • Anos mais tarde, já no final da década de 90, foi exibido pelo Canal 21 e pela Band,
  • Foi exibido aos sábados pelo SBT, e em 2004 de segunda a sexta, as 13h15 (somente para São Paulo)[carece de fontes?]

TV paga

  • Também no final da década de 90 foi reprisado pelo Warner Channel.
  • Atualmente é exibido de Segunda à Sexta pelo Nickelodeon, no bloco noturno Nick at Nite (com nome Alf, o ETeimoso), às 00:00.