sexta-feira, 27 de novembro de 2009

JOGOS DE PLAYSTATION 1

Dino Crisis


Dino Crisis é um jogo lançado em 1999 para Playstation pela Capcom. O jogo posteriormente ganhou as continuações: Dino Crisis 2, Dino Stalker e Dino crisis 3.

Com o grande sucesso de Resident Evil, a Capcom resolveu lançar uma franquia nos mesmos moldes, desta vez, porém, ao invés de uma mansão cheia de zumbis, o jogador teria de explorar uma terrível ilha povoada por dinossauros dentro de um gigantesco complexo de pesquisa.

O enredo

O jogo conta a história de uma unidade de resgate chamada S.O.R.T., que tem de ir a uma ilha desconhecida chamada Ibis. O cientista Edward Kirk é uma autoridade mundial em pesquisas energéticas e, aparentemente, morreu a anos atrás. Na verdade, ele está vivo e como se não bastasse: ele está trabalhando com um grupo de pesquisa numa ilha isolada, quando o governo descobre, resolve mandar um grupo pra trazer Kirk de volta a seu país de origem. A série nunca revelou qual país é este, mas tudo leva a crer que seja os Estados Unidos, já que todos falam inglês e tem nomes muito comums nos EUA. O cientista desenvolveu uma fonte de energia que seria totalmente limpa chamada de Third Energy (algo como terceira energia). Os membros da S.O.R.T. chegam lá de pará-quedas (um deles (Cooper) morre logo no começo quando aterrissa em local errado e é engolido por um T-Rex), os outros três chegam ilesos na ilha, e descobrem que o lugar está cheio de dinossauros, e que quase todos os humanos foram mortos, provavelmente pelos dinosauros. No meio do jogo, o grupo encontra o Dr. Kirk, ele lhes revela que a Third Energy é capaz de transportar objetos e seres, e que a razão para aqueles dinossauros estarem ali é porque dependendo da quantidade de energia empregada é possível até mesmo viajar no tempo ou trazer outros tipos de coisas do passado ou do futuro usando a T.E. O jogo nunca deixa claro se Kirk é o responsável por aqueles dinossauros estarem ali ou se isso foi um acidente durante a pesquisa. A trama é bem interessante, mas tem muita similaridade com RE, porém, não é a toa o criador e idealizador desse projeto é Shinji Mikami, o mesmo de RE. Mikami já chegou a produzir clássicos importantes da história dos vídeo games como a excelente série Onimusha.

As Personagens

Regina

É a única mulher da equipe. É, também, a protagonista do jogo, diferentemente de Resident Evil 1, onde era possível escolher entre dois personagens, em Dino Crisis só é possível jogar com ela. Regina ainda é novata, mas é muito bem disciplinada e conhece diversos tipos de armas; além de ser uma expert em customização de armas de fogo. Ela usa uma pistola como arma padrão.

Gail

É, provavelmente, o segundo em comando na equipe. Pode-se afirmar isso porque na seqüência cinemática que abre o jogo, o primeiro a saltar de pára-quedas é Cooper; o que dá entender que ele seria o líder primário e não Gail. Porém, como Cooper é morto logo no início, Gail deve ter assumido como líder. Gail é um veterano de guerra, ele coloca a missão acima de qualquer outra prioridade, inclusive das vidas de seus homens (e mulheres, claro) ou a sua própria. Ele usa um fuzil de assaulto como arma padrão.

Rick

É um especialista em eletrônica; pode hackear um computador ou sistemas de defesa em questão de minutos. Rick carrega um rifle de precisão, porém, nunca houve a necessidade dele usá-lo. Outro detalhe é que de todos os personagens da série, ele é o único negro (talvez não seja por questões racistas, mas sim porque o jogo é nipônico).

Edward Kirk

Um famoso cientista na área de energias, porém, é extremamente arrogante. Quando o governo parou de financear suas pesquisas, forjou sua própria morte e se escondeu numa ilha isolada. Lá, continuou suas pesquisas, agora financiadas por um grupo desconhecido. Junto com outros cientistas do mundo inteiro, ele desenvolveu a Third Energy, uma energia que seria (teoricamente) totalmente limpa.

Tom

É um espião que conseguiu se infiltrar no complexo. Tom morre após ser atacado por um dinossauro (segundo sua localização, possivelmente foi um Pterossauro).

Cooper

Possivelmente, o líder primário da equipe; como ele morre logo na abertura do jogo (e nunca foi dito nada pela Capcom) nós nunca ficamos sabendo ao certo se ele era o líder ou se é Gail que é o líder primário. Os personagens nunca ficam sabendo que Cooper foi atacado e morto pelo T-Rex, tanto que no final do jogo, no relatório de Regina, a única coisa que ela fala é que Cooper desapareceu durante a operação ou como se fala em inglês, ele foi um M.I.A (miss in action/desaparecido em ação).

Os Dinossauros

Entre os dinossauros que o jogador tem de enfrentar durante o jogo estão os Velociraptor (em sua versão Jurassic Park), Pteranodon, Therizinosaurus (embora estes sejam mais semelhantes a um Segnosaurus, terizinossaurío primitivo), Compsognathus (que não são um problema tão grande) e por último, mas não menos importante, o terrível Tyrannosaurus rex. Porém, só há um T-Rex durante todo o jogo, que equivale ao Nemesis de Resident Evil 3. Com uma mordida ele pode matar a personagem Regina.

Assim como em Resident Evil 2, os inimigos muitas vezes são tantos que chegam a cercar o personagem principal. Além disso, muitas vezes os cenários são muito fechados, o que faz com que seja muito difícil de enfrentar tantos dinossauros de uma só vez (só fugindo mesmo, mas nem isso funciona direito, pois muitas vezes os dinossauros perseguem REGINA pelos cenários do jogo). Os dinossauros ,muitas vezes, quebram janelas e portas, dutos de ventilação etc... No entanto, é possível pisar em alguns deles quando estes estão atordoados no chão ou dormindo nos corredores.

Velociraptor

Principal vilão do jogo, o Raptor é o primeiro dinossauro a dar as caras. Ferozes, rápidos e bem fortes, são mais difíceis de matar que os seus "irmãos zumbis", de Resident Evil. Em certas ocasiões, aparecem dormindo pelo complexo ou ficam pelas passagens de ar e elevadores. Em certas circunstâncias, eles "fingem de mortos" após levar um tiro. Podem vir acompanhados de outros Raptores! Cuidado: em certos ambientes, eles abrem as portas! Algumas vezes, eles aparecem azuis. Atenção: estes seriam os "ultra-raptor", muito mais fortes que os normais.

Therizinosaurus

São os mais fortes, depois do T-Rex, é lógico! Eles atacam com suas garras imensas e mandíbulas terriveis, mas são muito lentos (tal como sua personagem). Raramente atacam sozinhos. Um verdadeiro desafio dentro do jogo. A arma mais eficais contra são os dardos envenenados ou o lança-granadas, pois são muito resistentes e, embora sejam lentos quando correm, são muito velozes no ataque. Uma curiosidade: o Therizinosaurus, na verdade, tinha mais de 8 metros de comprimento e era herbívoro; no jogo, ele vem caracterizado como um Segnosaurus, um dos animais mais primitivos da família deste dinossauro.

Pteranodon

São os répteis voadores (que não eram dinossauros, ao contrário do que muitos acreditam), aparecem sempre para tirar a concentração do jogador! Sempre estão agarrando e largando Regina contra o chão, ou arremessam-na contra uma parede! Sempre que isso acontece, a personagem perde a arma e deve recuperá-la, antes que eles decidam exterminar a sua raça! Ao contrário do que aparece no jogo, eles não eram carnívoros, mas sim piscívoros. Apesar de não serem uma peça muito importante no game, é bom ficar atento: eles bicam!

Compsognathus

São quase inúteis no jogo. Sempre aparecem perto de dinossauros ou pessoas mortas e não são um problema. Podem ser mortos com apenas um tiro de qualquer arma. Mas não é bom ficar gastando munição preciosa em dinossauros que não vão te perturbar.

Tyrannosaurus rex

É, sem sombra de dúvidas, o mais cruel dos chefes da série! Desde sua primeira aparição no jogo, o T-Rex vai tentar te mastigar a qualquer preço. O maior dinossauro do jogo representa o chefão, o adversário marcado para ser derrotado numa colossal batalha num dos finais do game. Não há outra coisa a fazer num encontro com a fera senão fugir, pois não há arma que impeça o carnívoro de mastigar Regina ou qualquer outro que tente enfrentá-lo! Em certas situações, a única coisa a fazer é atirar em sua imensa boca, para repeli-lo. É muito presente em todos os três finais do game.

O Jogo

Câmera

A câmera durante o jogo sempre faz questão de ficar nos pontos mais isolados do cenário, fazendo assim com que o jogador, muitas vezes, não veja direito o que esta a sua volta e possa ser atacado com mais facilidade por um dinossauro. Lógico que isto aumenta e muito o suspense, mas pode ser muito frustrante.

Som

O som é um show a parte, a música é bastante sinistra e dá um clima de filme de terror, os grunhidos e rugidos dos dinossauros são bastante assustadores, o barulho das armas parece bastante real . As vozes dos atores também parecem combinar perfeitamente com cada um dos personagens, embora o elenco não tenha vozes de atores conhecidos.

Gráficos

Utiliza gráficos totalmente 3D e não cenários pré-renderizados como Resident Evil.

Puzzles

Essa parte é um pouco dificil principalmente a ddk(digital disk key)é preciso coletar dois cartões para abrir determinadas portas que levam a áreas principais do complexo de pesquisas o problema é que quando você acha estes cartões e os insere na porta você ainda tem de descobrir um código alfanumérico para que a porta se abra isto é extremamente dificil para quem não tem domínio do idioma inglês,os outros puzzles são bastante parecidos com os vistos na série Resident Evil

Magic Box

Ou caixa mágica. É chamada assim porque durante o jogo, existem vários itens que o jogador tem de coletar através dos cenários do jogo, e o problema é que estes itens são muitos e o limite de objetos que o personagem consegue carregar é bem limitado, e para isto existem essas caixas que comportam vários itens. Assim o jogador pode ter muita munição, muitos kits médicos e outros objetos que se conseguem durante o jogo,guardando esses itens nessas caixas. existem umas 4 ou 5 caixas ao longo do jogo. E a razão de estas caixas serem chamados caixas mágicas é a seguinte: durante o jogo por exemplo, se você guardar um kit de primeiros socorros na caixa mágica do terceiro andar, você poderá acessar a caixa mágica do primeiro andar e pode pegar este mesmo kit de primeiros socorros sem problemas, mesmo que você nunca tenha colocado item algum na caixa mágica do primeiro andar, ou seja, é uma maneira rápida de recuperar itens sem ter de voltar todo o caminho todas as vezes que você precisar de um item, e isso é valido para qualquer item do jogo. Essa opção já existia desde o primeiro Resident Evil de 1996.

A Violência

O jogo nos Estados Unidos foi lançado com a classificação M(mature 17+), ou seja, proibido para menores de 18 anos, o jogo não contem diálogos obscenos, não tem cenas de nudez, não há consumo de drogas licitas ou ilícitas, mas a razão da classificação do jogo ser tão alta são as cenas de violência, há muito sangue em quase todo o jogo e não é só isso tem vários corpos mutilados, várias cenas onde os dinossauros aparecem devorando os corpos de cientistas e de outros dinossauros mortos, há vísceras por todos os lados, várias mutilações, enfim, é um típico jogo de terror, embora este jogo seja leve em comparação com os jogos da série Resident Evil.

Dificuldade

A dificuldade depende do jogador, mas alguns acham este jogo difícil principalmente por causa do confuso sistema de câmeras que sempre esconde demais o cenário fazendo com que o jogador seja atacado por inimigos que ele mal consegue ver na tela. Uma outra grande dificuldade são os disparos feitos por suas armas serem lentos demais, alem de não poder correr e atirar ao mesmo tempo, o que facilita muito o ataque dos dinossauros.

Sistema de salvamento de jogo

Diferente de Resident Evil onde o sistema de salvamento de jogo era bastante limitado, ou seja, você podia salvar apenas um certo número de vezes, em DINO CRISIS o sistema permite ao jogador salvar o jogo ilimitadamente.

Finais

O jogo tem, ao todo, três finais diferentes. Durante todo o jogo, Rick e Gail vão perguntar a Regina o que ela quer fazer em determinadas situações. As ações que o jogador escolher definem o final que ele irá ver. Gail sempre prioriza a missão, enquanto Rick prefere ajudar os amigos. Jogador deverá escolher entre ajudar os amigos que estão presos na ilha ou priorizar a missão, mas isto não acontece apenas uma ou duas vezes: acontece várias vezes durante o jogo.

Primeiro final

Sobreviventes: Regina, Rick e Edward Kirk

Gail se sacrifica para o sucesso da missão. Dr.Kirk é preso e é dado como responsável pela criação da Third Energy. No caminho para o Hovercraft (uma espécie de barco), Regina topa com o T-Rex. Mas, ao contrário do que se imagina, o dinossauro está morto, com a boca escancarada, numa poça enorme de sangue. Regina passa para o próximo ambiente e, ao fazê-lo, uma animação nada feliz é exibida: o T-Rex fecha sua boca! Com Regina a bordo, todos partem pelo canal para fora da ilha. A coisa vai muito bem até que várias torres d'água surgem por trás deles: é o Tyrannosaurus! E nadando! O jogador deverá batalhar com a fera. Após isso, numa cena em CG, Rick dispara o míssil presente no veículo num tanque de material inflamável, mandando tudo pelos ares. O Hovercraft pára e todos descansam, quando o T-Rex contra-ataca com toda sua fúria! Uma nova perseguição começa quando Regina pega uma bomba e joga na boca do dinossauro e, ao acionar o detonador, fala: "Você está extinto"!

Segundo final

Sobreviventes: Regina, Rick e Gail

Dr.Kirk escapa da equipe da S.O.R.T. Mesmo sem ele, a equipe parte. No caminho para o Hovercraft, Regina encontra o T-Rex. Após lutar com o T-Rex uma cena de CG começa. Nela, Rick pega um lança-foguetes, disparando num tanque de combustível. Tudo começa a explodir e o terminal da Third Energy é danificado. Regina entra, rapidamente, no barco. Mesmo ferido, o T-Rex se lança na água. A energia acumulada suga tudo que está por perto (inclusive o T-Rex, Regina e todo o pessoal). Os S.O.R.T. escapam por pouco. Não fica claro se, com a explosão, o T-Rex morreu ou é mandado de volta para seu tempo certo.

Terceiro final

Sobreviventes: Regina, Rick, Gail e dr.Kirk

Gail está muito ferido e Kirk é capturado. Todos se dirigem ao helicóptero e Regina vai chamar Rick. Ao chegar perto da localização do hacker, este informa que está sendo seguido pelo T-Rex. Ambos entram numa gôndola, fechando a cabeça do T-Rex na passagem. Furioso, o carnívoro se liberta e continua sua caçada. Novamente, o jogador deverá sobreviver numa batalha feroz contra o Tyrannosaurus. Ao terminar, os heróis entram no helicóptero e partem, sendo seguidos, mais uma fez, pelo T-Rex. Numa cena em CG o dinossauro fica perigosamente perto do veículo. Rick tenta se a afastar e, quando fica numa distância segura, solta uma bomba e explode o ambiente, detonando o T-Rex.

Outras Plataformas

O jogo teve uma conversão para PC em 2000 e outra para o Dreamcast pouco tempo depois do lançamento para Playstation 1. O jogo iria ter uma versão para o Game Boy Color que estava em desenvolvimento pela produtora britânica M4 no ano de 2000 mas, devido a limitações no hardware dessa plataforma, o jogo não seria em 3D como na versão de ps1 mas sim teria uma visão de cima como aqueles antigos jogos de NES da década de 80 o jogo acabou sendo cancelado algum tempo depois.

Dino Crisis 2

Dino Crisis 2 é a seqüência do primeiro game da série lançada para Playstation em 2000 pela Capcom.

Enredo

Jogo lançado em 2000 pela Capcom. Apesar das criticas recebidas, DC1 ganhou muitos fãs pelo mundo inteiro. Seu sucessor Dino Crisis 2 chegou batendo muitos recordes, recebendo ótimas criticas e foi classificado como o melhor jogo da Capcom na época. Foi presenteado com uma nota 9.2 pelo site Gamespot. Apesar de comparado à série Resident Evil, é um jogo totalmente diferente por oferecer muito mais ação do que sobrevivência, quesito na qual RE tem vantagem. Vários aspectos mudaram da água para o vinho nesse novo título. O principal deles é a eliminação de 90% dos puzzles (que eram extremamente difíceis em DC1). O jogo está muito mais voltado para a ação do que qualquer outro Survival Horror já criado. Enquanto em DC1 você jogava apenas com a agente Regina, agora você alterna entre ela e o novo protagonista, o Tenente da T.R.A.T Dylan Morton. São mais de 20 armas, sendo algumas únicas para cada personagem e todas podem ser aprimoradas.

Personagens

Regina

Sexo: Feminino

Idade: 24 anos

Altura: 1,73 m

Equipe: S.O.R.T. (Equipe de Operação Secreta de Ataque)

Uma especialista em "missões de inteligência", Regina é membro de uma agência que responde diretamente ao governo. Ela é uma sobrevivente da operação para capturar Edward Kirk. Considerando sua performance em tal operação, a agência a escolheu para esta operação. Agilidade e racionalidade em qualquer situação são as maiores qualidades dela.

Dylan Morton

Sexo: Masculino

Idade: 25 anos

Altura: 1,80

Equipe: T.R.A.T. (Equipe de Aquisição e Reconhecimento Tático)

Dylan é um soldado no sentido mais puro da palavra. Membro de uma força especial do exército, seu corpo e mente fortes podem superar quaisquer circunstâncias. Apesar de um pouco desajeitado, a força de Dylan faz dele excelente em manusear armas e objetos pesados. Ele irá perceber seu destino durante esta missão e, infelizmente, morre no final.

David Fork

Sexo: Masculino

Idade: 23 anos

Altura: 1,82

Equipe: T.R.A.T. (Equipe de Aquisição e Reconhecimento Tático)

Membro da mesma força especial que Dylan, o bom humor de David mantêm a moral da equipe. Ele veste uma roupa de cowboy misturada com a farda militar. Apesar de mais fraco do que Dylan em termos de força bruta, a compaixão de David é indispensável para a equipe.

Paula Morton

Sexo: Feminino

Idade: 18

Altura: 1,69

Equipe: Jovens Rebeldes

A filha de Dylan no futuro. Não se sabe muito sobre a vida dela. Ela reconhece Dylan e o ajuda (a ajudá-la) em algumas partes do jogo.

Dino Stalker


Dino Stalker (Gun Survivor 3: Dino Crisis no Japão) é um jogo de tiro em primeira pessoa criado pela Capcom, que foi lançado para o Playstation 2, em 27 de junho de 2002. O jogo é um spinoff da série Dino Crisis de videogames e serve como uma semi-sequencia aos fatos de Dino Crisis 2. Embora possa ser desempenhado por outros meios, uma light gun é recomendado, uma vez que o jogo faz parte de uma série de jogos da Capcom que tenta colmatar o vácuo entre os jogos de light gun e os jogos tradicionais que permitem ao jogador um maior controle sobre seus movimentos no jogo.

Dino Stalker é a terceira parte da série Gun Survivor da Capcom(precedido por Resident Evil Survivor e Resident Evil: Survivor 2 Code: Veronica) Embora os jogos de Gun Survivor são uma offshot da série Resident Evil, Dino Stalker é o único jogo da série sem qualquer vínculo ao Resident Evil. Ele foi seguida por Resident Evil: Dead Aim.

História

O jogo centra-se no personagem central Mike Wired, que é capturado em uma intensa luta de avião durante a Segunda Guerra Mundial. Mike é subitamente teleportado para outra dimensão, e tem de se defender contra um exército de predadores voadores de Pré históricos.

Quando ele deixa aquele lugar, ele vê mais dinossauros e deve adquirir armas para poder batalhar. Ele ouve uma voz em seu novo comunicador que está em seu punho, dizendo-lhe para encontrar uma garota chamada Paula. Quando ele acha Paula, ela simplesmente responde com a "trindade" antes de mais dinossauros aparecem. A trindade é na verdade um dinossauro com inteligência e pode enviar outros dinossauros para atacar você, como faz durante uma luta. A fim de ganhar a luta patrão contra trindade, você tem que disparar na trindade enquanto ela faz traços rapidamente em torno de um portão velho quebrado.

O final tem lugar dentro de um vulcão, preenchido com lava e um grande chefão que você tem que derrotar. Após a longa luta, Mike é enviado de volta a sua própria dimensão, no mesmo avião que estava em luta no início do jogo. Devido ao enredo, Dino Stalker serve como uma semi-seqüência aos acontecimentos de Dino Crisis 2.

Dino Crisis 3

Dino Crisis 3 é um jogo desenvolvido pela Capcom. É a seqüência da série Dino Crisis. Foi lançado no Japão em 26 de junho de 2003 para o Xbox.

Sobre o Game

Dino Crisis 3 é um jogo de survival horror criado para o Xbox. A ação agora acontece no espaço, em uma estação espacial cujo plano continuamente está mudando. O personagem conta com um jetpack para "andar" pela estação, já que sua configuração muda com freqüência. Diferentemente dos primeiros títulos, os inimigos não são dinossauros reais, são mutações baseadas nas aparências físicas de algumas espécies de dinossauros.

Jogabilidade

O número de armas foi reduzido (1 pistola com 3 tipos de munição), para além de pequenas máquinas para ajudar nos confrontos contra os dinossauros (3 tipos). O jogo foi jogado principalmente através do personagem Patrick e apenas uma pequena parte foi jogada com Sonya (embora um bônus permitisse ao jogador jogar com Sonya vestindo uma fantasia). Também existem três tipos de armaduras disponíveis.

Personagens

  • Patrick Tyler

Idade: 25 anos

Um membro da S.O.A.R. O forte carisma natural de Patrick faz dele uma pessoa popular onde quer que esteja. Possui a confiança da equipe inteira.

  • Sônya Hart

Idade: 24 anos

Outro membro da S.O.A.R., Hart é um soldado de cabeça fria.

  • Jacob Ranshaw

Idade: 32 anos

líder da S.O.A.R. Suas habilidades de liderança e de tomar decisões justas são perfeitas para a operação. Está sempre preocupado com a segurança de sua tropa.

  • Caren Velasquez

Idade: 17 anos

A única sobrevivente da Ozymandias, a existência de Caren ainda é um mistério.

  • Captain Satoko Evans
  • McCoy

Não se sabe muito sobre ele. Morre já no começo do quando o Australis o joga na parede.


Curiosidades

  • Dino crisis 3 não obteve nem metade do sucesso que os anteriores obtiveram;
  • A Capcom fala, em uma continuacão, mas nada nunca foi confirmado;
  • Dino Crisis 3 foi originalmente planejado para o PlayStation 2, mas foi cancelado devido a um acordo com a Microsoft. Com isso o jogo seria exclusivo para o Xbox;
  • É o único jogo da série em que Third Energy é instável, de acordo com um documento encontrado no jogo;
  • De acordo com alguns produtores do jogo e fãs, DC3 fez pouco sucesso devido a suposta baixa popularidade do console da Microsoft;
  • Outros dois motivos levantados para explicar o porquê de o jogo não ter se tornado um sucesso, precisam ser lembrados: primeiro, a ausência da carismática (e conhecida) protagonista Regina; o segundo, o fato da história se distanciar muito dos rumos tomados pela série, se tornando um jogo praticamente alheio à saga Dino Crisis.