The Legend of Zelda: Ocarina of Time (ゼルダの伝説: 時のオカリナ Zeruda no Densetsu: Toki no Okarina?) é o quinto jogo da série Zelda, desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1998 para o Nintendo 64. Foi o primeiro jogo da franquia totalmente em 3D e obteve ótima aceitação do público. Vendeu cerca de 8.6 milhões de cópias (5 milhões apenas nos cinco primeiros meses), sendo considerado um dos melhores jogo de todos os tempos.
Em 2003 o jogo foi relançado para o Nintendo GameCube na forma de um disco-bônus. O disco também incluia uma versão aprimorada, intitulada The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest, originalmente planejada para o periférico Nintendo 64DD.
História
Alguns dizem ser Ocarina of Time o primeiro jogo da cronologia, por mostrar alguns fatos descritos em The Legend of Zelda: A Link to the Past. É impossível verificar este fato, já que a própria Nintendo diz não ter uma cronologia oficial, mas apenas um documento que "tenta dar ordem" à saga.
O Início
A história inicia-se na Floresta Kokiri (Kokiri Forest), localizada no reino de Hyrule. Ela é habitada pelos Kokiri, espíritos guardiões da floresta, seres similares a elfos, que moram em árvores e nunca se tornam adultos. Além disso, quando atingem uma determinada idade recebem da Grande Árvore Deku (Deku Tree) uma fada-guia. Dentre os Kokiri, Link era o único que ainda não possuía uma fada.
Certo dia, Link é chamado pela Grande Árvore através da fada Navi. Link segue até a árvore, que revela que fora amaldiçoada por um homem vestindo uma armadura negra, e pede a ajuda de Link. Ele entra na árvore, derrota um monstro chamado Rainha Gohma (uma espécie de aracnídeo), mas mesmo assim não consegue salvar a árvore pois ela já estava velha e sabia que iria morrer logo.
Logo depois de derrotar Gohma e sair da Grande Árvore Deku, esta lhe conta a história da triforce e de como o mundo foi construído através das três deusas, Farore, Din e Nayru. Quando já está quase morrendo, a árvore dá a Link a Esmeralda Kokiri, a Pedra Espiritual da Floresta, e pede para Link que visite a princesa Zelda no Castelo do Reino de Hyrule.
Link e Navi seguem para o castelo, e após passarem pelos guardas, se encontram com Zelda, que diz que já o aguardava, devido a uma premonição tida em sonho. Ela acredita — corretamente que — Ganondorf, rei dos Gerudos, está a procura da lendária Triforce, um item poderoso que poderia dar a seu possuidor a capacidade de dominar o mundo, quer fosse para o bem ou para o mal. Para entrar no Reino Sagrado, onde a Triforce se localiza, são necessárias as três Pedras Espirituais, e vendo que Link já conseguira uma, Zelda pede para ele recuperar as outras duas.
A Busca pelas Pedras Espirituais
Link então parte em busca das demais Pedras espirituais. Na Montanha da Morte, ele conhece a raça Goron, espécie de monstros de pedra, e o líder deles, Darunia, diz que Ganondorf pôs monstros na caverna(Dodongo's Cavern) de onde eles tiram seu alimento (pedras). Link entra na caverna, mata o rei Dodongo(espécie de dinossauro), e em troca recebe a segunda pedra espiritual o Rubi Goron de Darúnia.
Após esse evento, o garoto vai ao rio que descia das montanhas e desvenda atrás de uma cachoeira o antigo domínio dos Zoras (uma raça de peixes humanóides extremamente inteligente). Lá, ele descobre que a princesa Ruto, filha do Rei Zora, fora engolida por Lord Jabu-Jabu, o peixe gigante que habita o paraíso das águas dentro dos domínios dos Zora. Link então entra no estômago do peixe e derrota Barinade, um monstro que estava corrompendo Lord Jabu-Jabu. Ele a resgata e recebe, como agradecimento, a terceira pedra espiritual ((safira)).
Ao retornar ao castelo, Link se depara com Zelda fugindo com a criada Impa, perseguidas por Ganondorf em seu cavalo negro. Zelda atira um objeto no fosso do castelo e Link tenta impedir em vão que Ganondorf prossiga.
A Espada Mestra e o Herói do Tempo
Link pega o objeto no fosso. Trata-se de um instrumento mágico, a Ocarina do Tempo. No Templo do Tempo, usando as Pedras e a ocarina, Link vai ao Templo do Tempo onde ele abre a porta sagrada, onde ele encontra a lendária espada mestra fincada. Link remove a espada e é sugado para o Reino Sagrado. Porém, ao remover a espada do pedestal, a barreira para a Sacred Realm é quebrada, Ganondorf entra nesse mundo e toma posse da Triforce do poder.
Por ser jovem demais para derrotar Ganondorf, a espada mestra sela o corpo de Link durante os sete anos subseqüentes na Câmara dos Sábios, dentro do Templo da Luz. Ao despertar, Link encontra Rauru, que diz que Link fora escolhido pela Espada Mestra para ser seu portador, o Herói do Tempo que salvaria Hyrule. Rauru diz ser um dos antigos sábios que protegiam a Triforce, e pede a Link para libertar os outros 6 sábios, em templos iguais ao dele.
Revelações
Ao ser transportado novamente para Hyrule, Link vê o mundo transformado em uma escuridão total. Quando ele vai ao local onde ficava o castelo vê uma grande fortaleza negra separada por um abismo enorme. Link conhece Sheik, um sobrevivente dos Sheikahs. Sheik lhe diz para resgatar Saria, uma Kokiri amiga de Link e a primeira Sábia, no Templo da Floresta. Após salvar Saria e quebrar a maldição sobre o Templo da Floresta, Link se depara com o Broto da Árvore Deku, que pôde finalmente germinar. A pequena árvore revela a Link que na verdade ele é um Hylian, não um Kokiri, por isso ele havia crescido.
Após atravessar os demais templos e salvar os sábios (Darunia no Templo do Fogo, Ruto no da Água, Impa no da Sombra e Nabooru no do Espírito), Link volta ao Templo do Tempo. Lá encontra Sheik, que revela-se como sendo Zelda disfarçada. Zelda conta que aguardou por Link durante os sete anos, sendo obrigada a se refugiar para não ser capturada por Ganondorf, e que é a sétima e última sábia. Ela também lhe revela que por Ganondorf ser impuro, a Triforce se fragmentara em três partes: a Triforce do Poder, que ficara com Ganondorf; a Triforce da Sabedoria, que coube à ela, e a Triforce da Coragem, ganha por Link.
Desfecho
Ganondorf estava ouvindo esse encontro. Ele então seqüestra Zelda e diz para Link resgatá-la em sua torre (onde se localizava o Castelo de Hyrule), para assim tentar conseguir a Triforce em sua totalidade.
Link segue até a Torre de Ganondorf e vê uma ponte de energia que o levaria ao castelo. Após quebrar o selo de cada uma das salas(da luz, do fogo, da planta, das sombras, da água e do espírito), ele vai ao topo da torre e inicia uma batalha, onde Ganondorf é derrotado, e com suas últimas forças faz a torre implodir, forçando Link e Zelda a escapar. Ambos fogem ilesos. Então, Ganondorf usa todo o poder de seu fragmento da Triforce e se transforma em um monstro semelhante a um javali, conhecido apenas como Ganon.
Na batalha final, Link aplica o último golpe em Ganon, utilizando a Master Sword. Os sete sábios selam Ganon no Sacred Realm, onde ele ficaria por toda a eternidade. Com o mal derrotado, Zelda utiliza a Ocarina e retrocede o tempo em sete anos, enviando Link de volta ao passado para que pudesse recuperar sua infância perdida.
Jogabilidade
Ocarina of Time é um jogo de ação/aventura com toques de RPG. Assim como nos demais Zeldas, Hyrule é um vasto território no qual Link tem de procurar os calabouços (dungeons) para conseguir itens e cumprir os objetivos. Em cada calabouço é necessário procurar por um mapa e uma bússola (utilizados na orientação), chaves para abrir as portas trancadas e um item especial, geralmente usado para derrotar o chefe do calabouço.
Há nove grandes calabouços (Deku Tree, Dodongo's Cavern e Jabu-Jabu's Belly, com as Pedras Espirituais; Forest Temple, Fire Temple, Water Temple, Shadow Temple e Spirit Temple libertam os sábios; a Torre de Ganon, aonde o jogo termina) que podem ser jogados "fora de ordem" por jogadores experientes. Há também 3 mini-calabouços (Ice Cavern, Bottom of the Well e Gerudo Training Ground) que contém itens úteis.
Por ser o primeiro jogo da série totalmente em 3D, o sistema de controle teve de ser desenvolvido de modo que não se afastasse da essência dos outros jogos em 2D, mas ao mesmo tempo não limitasse a jogabilidade e a exploração do cenário. Durante seu desenvolvimento, Ocarina of Time apresentou diferenças consideráveis na interface com o usuário e na jogabilidade. Inicialmente a versão infantil de Link não estava presente no jogo. Apenas o Link adulto e sem a companhia de uma fada. O sistema de seleção e uso de itens foi alterado inúmeras vezes até que se chegasse na versão apresentada no jogo.
Z-Targeting
Um problema também foi notado: eventualmente os inimigos saiam do campo de visão de Link e se distanciavam, o que dificultava o desenrolar das batalhas. O problema foi resolvido com a introdução do sistema Z-Targeting, que permitia ao jogador travar a mira no adversário utilizando o gatilho Z do controle do Nintendo 64. Toda a vez que um objeto plausível de receber a mira é avistado, a fada Navi se desloca até ele e uma flecha aparece sobre o mesmo. Dessa forma Link pode circular o inimigo sempre de frente, sem que ele saia de seu campo visual, possibilitando ataques precisos e defesas eficazes com o escudo. Além de utilizado nas batalhas, o sistema também pode ser usado para facilitar a interação de Link com outros personagens e objetos (como por exemplo, para conversar, ler placas, etc.).
Itens
Durante o jogo, o jogador tem de se utilizar de diversos itens com os botões C do controle do Nintendo 64. Dentre eles estão o arco e flecha, um bumerangue, um gancho, bombas e magias. A Ocarina do Tempo possui 12 canções para serem tocadas, cada uma causando um efeito diferente: transformar o dia em noite, fazer chover, transportar Link para outros locais ou através do tempo, etc. Há também itens de equipamento, como escudos, túnicas, botas e espadas, que podem ser selecionados pelo menu. Alguns desses são exclusivos do Link criança, enquanto outros do Link adulto.
Arco das Fadas (Bow) - Link Adulto
Flechas Mágicas (Luz, Gelo e Fogo) - Link Adulto
Gancho (Hookshot) - Link Adulto
Gancho Longo (Longshot) - Link Adulto
Marreta Magatômica (Megaton Hammer) - Link Adulto
Galho dos Dekus (Deku Stick) - Link Criança
Máscaras (Masks) - Link Criança
Estilingue (Fairy Slingshot) - Link Criança
Bumerangue (Boomerang) - Link Criança
Feijões Mágicos para Plantar (Magig Beans) - Link Criança
Ocarina das Fadas (Fairy Ocarina)
Ocarina do Tempo (Ocarina of time) - Criança/Adulto
Lentes da Verdade (Lens of Truth) - Criança/Adulto
Bomba (Bomb) - Criança/Adulto
Bombchu - Criança/Adulto
Garrafa (Bootle) - Criança/Adulto
Noz dos Dekus (Deku Nut) - Criança/Adulto
Epona
Epona é uma égua usada por Link no jogo como montaria. Seu nome que veio da deusa celta dos cavalos (Epona), nasceu e cresceu em Lon Lon Ranch. Ela é salva das mãos de Ganondorf por Link, ápos ganhar uma corrida. Para chamá-la, Link deve tocar sua canção na ocarina e ela aparecerá. Também aparece em Majora's Mask, Oracle of Seasons, Oracle of Ages e Twilight Princess.
Música
A trilha sonora fora composta por Kōji Kondō, tradicional colaborador da série Zelda. A música tem papel importante, pois além da trilha, Link pode usar aprender canções mágicas para sua ocarina.
As músicas foram editadas em dois CDs: um com as versões originais, e outro orquestrado, intitulado The Legend of Zelda Ocarina of Time Symphony Album.
Em cartuchos posteriores, a música do Fire Temple fora alterada após reclamações de muçulmanos, pois o coro lembrava um cântico islâmico. Os fãs preferem o "original", porque sem o coro ficou apenas a batida.
Labirintos
Uma das grandes e conhecidas essências do enredo do jogo e que com isso compartilhava para aumentar a dificuldade dos amantes da série são os espetaculares LABIRINTOS. Cheios de segredos, inimigos e um Boss(Chefe Final) esperando pelo jovem herói Link. E neste "Ocarina Of Time" não foi diferente, porém aqui temos os Templos. Cada um denominado com algum elemento ou identificação conforme os sábios guardiões estão a espera para serem auxiliados a derrotar Ganondorf.
1. Templo da Floresta
Neste templo, Link se depara com um visual conhecido por ele, recheados de árvores, musgos, aranhas e ambiente florestal, já que o templo fica localizado em Lost Woods, próximo a Kokiri Forest, onde nosso amigo hyruliano cresceu sem saber que não era um Kokiri. Destaque para a trilha e para os enigmas já complicados.
Ítem Necessário : Fairy Bow & Hookshot
Chefe : Phantom Ganon
Sábio : Saria
2. Templo do Fogo
O templo do fogo é literalmente quente. Com uma música incidental extremamente envolvente , Link é posto em um templo complexo e lotado de inimigos diferentes não encontrados fora do templo. Link conta com o MEGATON HAMMER como arma nova ,sendo necessário a ajuda deste para salvar os pobres Gorons da destruição provocada pelo dragão ressucitado por Ganondorf conhecida como Volvagia. Ambientado na cratera da Death Mountain, entrando pela sala de Darunia na Goron's City.
Ítem Necessário : Megaton Hammer & Goron Tunic
Chefe: Volvagia
Sábio : Darúnia
3. Templo da Água
Este templo sempre ficará marcado entre os fãs do jogo. Uma pelo fato de ter o melhor ambiente de todos os templos, mais bem planejado e construído, outra pela sua dificuldade imensa, possuindo os mais complicados enigmas de todos os templos deste jogo, apenas decepcionando com o chefe de templo, literalmente uma ameba. Destaque para a quantidade de vezes que você perceberá que algo que você fez, por ter sido feito de forma errada ou na hora errada, terá que ser refeito.
Ítem Necessário : Longshot, Zora Tunic & Iron Boots
Chefe : Morpha
Sábio : Princesa Ruto
4. Templo das Sombras
Obscuro é a palavra ideal para definir este templo. Link desta vez encara literalmente as trevas. Possuindo enormes salas, fantasmas , montros invisíveis e as mais estranhas criaturas (com destaque para a DEAD HAND), este tempo é particulamente complicado para iniciantes porém atrativo até o seu último momento. Situado no cemitério Kakariko Village. O Segredo deste templo é: AQUILO QUE OS OLHOS NÃO VÊEM, A LENTE MÁGICA SENTE.
Ítem Necessário: Hover Boots E Lens of Truth
Chefe: Bongo Bongo & Suas Mãos
Sábio : Impa
5. Templo dos Espíritos
Último templo do jogo antes da empreitada contra Ganondorf. Link precisa ajudar o último sábio a livrar o templo das maldições provocadas pelo domínio do vilão. Com temas desérticos e apelo para referências de espíritos e Deuses sagrados, este templo possui alguns elementos similares com o templo anterior e por ser o desafio final, Link precisa de todos seus equipamentos obtidos em outros templos para concluir os enigmas enfrentados neste local. Encontre o templo após desafiar o deserto de Gerudo.
Ítem Necessário: Silver Gauntlets E Mirror Shield
Chefe : As Bruxas Gêmeas Koume & Kotake
Sábio : NABOORU
Recepção
Público
Ocarina of Time logo tornou-se um dos jogos mais vendidos do Nintendo 64, com 5 milhões de cópias vendidas em apenas 5 meses. Geralmente está nas primeiras posições de enquetes sobre os melhores jogos da história (1° na revista americana Nintendo Power e nas inglesas Nintendo Official Magazine, Computer and Video Games e EDGE; 2° nos sites GameFAQs[1] e IGN[2]; 10° na japonesa Famitsu[3]) 1º nos sites Metacritic e GameRankings. É considerado pela maioria, como o melhor jogo de todos os tempos.
Crítica
O jogo recebeu excelentes críticas de revistas especializadas, sendo o primeiro a conseguir nota máxima (40 pontos) na revista japonesa Famitsu, conhecida pelo seu rigoroso critério de avaliação. Também obteve nota máxima pelos portais IGN e Gamespot. Indicado em oito categorias ao 2th Annual Interactive Achievement Awards, premiação promovida pela AIAS (Academy of Interactive Arts & Sciences), Ocarina of Time conquistou seis prêmios:
- Game of the Year (Melhor jogo do ano)
- Outstanding Achievement in Interactive Design (Excelência em design interativo)
- Outstanding Achievement in Software Engineering (Excelência em engenharia de software)
- Console Game of the Year (Melhor jogo do ano para consoles domésticos)
- Console Adventure Game of the Year (Melhor jogo de aventura para consoles domésticos)
- Console RPG of the Year (Melhor jogo de RPG para consoles domésticos)
O jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time possui vários personagens durante o jogo todo. Aqui uma lista deles:
Link - O personagem principal do jogo, cresce na Floresta Kokiri, achando que é um Kokiri, mas é um Hyruleano. Começa sua aventura quando a fada Navi o chama para ir ao encontro da Grande Árvore Deku. Possui a Triforce da Coragem.
Navi - A fada que guiou Link até a Grande Árvore Deku e ajuda ele na sua grande aventura pelo tempo. Na luta contra Ganondorf, ele impede que Navi ajude Link.
Zelda - A princesa de Hyrule, conhece Link ainda quando criança, mais tarde no futuro, é raptada por Ganondorf. Possui a Triforce da Sabedoria. Ela que entrega a Ocarina do Tempo à Link.
Ganondorf - O grande vilão do jogo. É ele responsável por raptar Zelda e vira o grande imperador de Hyrule no futuro. Possui a Triforce do Poder.
Ganon - É Ganondorf na sua forma mais poderosa, sendo o último chefe do jogo.
Saria - É a Kokiri que Link conhece quando ele começa sua aventura. Ela que entrega a primeira Ocarina de Link e é a Sábia da Floresta, no futuro.
Grande Árvore Deku - Grande Árvore Deku é quem traçou o destino de Link para sua jornada no tempo, enviando Navi como sua mensageira. é amaldiçoado por Ganondorf e morre depois que derrota a Rainha Gohma.
Mido - É o garoto Kokiri que impede Link de encontrar a Grande Árvore Deku. No futuro ele aparece impedindo Link de entrar na Sacred Florest.
Darúnia - O rei dos Gorons, entrega à Link o Bracelete Goron. Passa à chamar Link de "irmão", depois que Link recupera a Pedra Espiritual do Fogo, o Rubi Goron. É o Sábio do Fogo.
Gorons - Seres pacíficos que gostam de rolar montanha abaixo e comer pedras. A raça estava morrendo, pois havia o Rei Dodongo, que comia os Gorons que passasem a entrar na Caverna Dodongo.
Hyruleanos - São as pessoas que nasceram em Hyrule.
http://www.zelda.com/universe/game/ocarinatime/ (SITE INGLÊS)
http://zelda.com.br/z5.php (SITE PORTUGUÊS)(Super Mario 64)
Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma maneira que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.
História
O jogo começa quando a princesa Peach faz um bolo, e resolve convidar Mario para comê-lo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa.
Jogabilidade
Mario deve coletar as estrelas mágicas que estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, terminando o jogo com todas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.
Em cada uma das 15 fases do jogo há sete estrelas, que podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.
Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.
Movimentos
Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.
O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound (esmagar o chão) e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).
Mario possui seis formas de ataque: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.
Outra característica do jogo é que Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os quebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.
Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater com a cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.
- O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas sim itens valiosos como: cogumelos, moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
- O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar. Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
- O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água;
- O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.
Câmera
A visão do jogo é terceira pessoa, o jogador vê o personagem geralmente à distância e de costas. Mas a câmera pode ser controlada, movendo-a para a esquerda ou direita, aproximando ou afastando do Mario, e alternando entre visão em primeira e terceira pessoa.
Medidor de Energia
Este medidor indica a energia vital de Mario. O medidor varia entre quatro cores de acordo com a quantidade de energia que ele tem. Quando Mario entra na água, ou fica parado sobre algum coração, sua energia é completada.
Bob-omb Buddy
O bob-omb rosa/bombette/bob-omb buddy em português Bob-omb Amigo, do jogo pode ser encontrado en quase todas as fases. Ele é capaz neste jogo de abrir canhões.
Fases
No início de Super Mario 64, Mario surge de um cano (afinal de contas, ele é um encanador) em frente ao castelo da Princesa Peach. Ao entrar no castelo, o acesso às fases é feito pelos quadros pintados nas paredes e por certas passagens estratégicas.
O jogo possui quinze fases-padrão, com as sete estrelas a serem recolhidas, e mais três fases para derrotar Bowser, três fases pequenas dos bonés mágicos e três outras fases secretas. O castelo consiste de três andares e o térreo. Para acessar certos lugares é preciso ganhar um número de estrelas tal que possibilite desbloquear as portas trancadas a cadeado. Setenta estrelas são suficientes para Mario entrar na última batalha com Bowser. As fases-padrão são as seguintes:
Primeiro Andar/Térreo
Ao entrar no castelo, você já se encontra no Térreo. O 1º andar está na sua frente.
- Bob-omb Battlefield, a primeira de todas é composta de um gramado brilhante, seguindo a tradição dos primeiros jogos da série. Mario conta com a ajuda dos Bob-omb(bombas ajudantes) de cor rosa que destravam os canhões para Mario chegar em locais mais altos ao contrário dos Bob-omb "normais", pretos.
- Whomp's Fortress é uma fortaleza que flutua no ar. Lá, Mario luta contra plantas-piranha, os Thwomps e Whomps (blocos que tentam esmagá-lo). Duas estrelas são ganhas quando Mario voa com uma coruja pela fase. É necessária uma estrela para acessar essa fase.
- Jolly Roger Bay é um estágio aquático centrado num navio pirata afundado. Aqui mora uma gigantesca enguia, Unagi. Uma estrela é ganha quando toca na cauda da enguia. São necessárias três estrelas prévias para acessar este mundo.
- Cool, Cool Mountain é a primeira das duas fases de neve possuindo pinguins e bonecos de neve. Uma das estrelas é ganha quando Mario aposta uma corrida contra um pingüim. São necessárias três estrelas prévias para acessar esta fase.
Jardim Traseiro
O jardim traseiro está nos fundos.
- Big Boo's Haunt é uma mansão assombrada repleta de fantasmas, os Boos, e objetos assombrados, como um piano dentado que ataca e estantes que jogam livros em Mario.Uma estrela é ganha quando Mario gira ao redor de um olho gigante. A fase pode ser acessada depois de coletadas 12 estrelas, saia do porão e você vai ver um Boo indo para o quintal. O quintal vai estar repleto de boos, esmague aquele que possuir uma gaiola (para vê-lo por dentro, basta ficar de frente pra ele). Uma estrela é ganha quando se gira rapidamente em volta de um olho grande no telhado da fase.
Porão
O porão é acessado com a 1ª chave do Bowser.
- Hazy Maze Cave é um labirinto, com um complexo cavernoso, uma mina cheia de gás tóxico e um monstro marinho. A fase lembra os calabouços e mundos subterrâneos dos outros jogos (a música inclusive). Para acessar essa fase, você deve derrotar o Bowser pela primeira vez. Abra a porta dos fundos e siga o caminho. Quando ver um quadro de fogo, vire a direita e entre na porta com uma estrela desenhada.
- Lethal Lava Land é jogado num terreno vulcânico, sobre placas que ficam flutuando sobre a lava.Também há um vulcão onde se conseguem 2 estrelas. Para acessar a fase, desça até o porão, siga o caminho e entre na porta. Depois vire a direita e entre no quadro com um monstro de fogo.
- Shifting Sand Land é um deserto, com uma pirâmide no centro. Essa fase é reminiscente dos desertos de Super Mario Bros. 2 e Super Mario Bros. 3. Para acessar a fase, desça até o porão, siga o caminho e entre na porta. Depois, vire a direta, a esquerda quando ver o quadro de fogo e entre na parede ao fundo do corredor.
- Dire, Dire Docks é outra fase subaquática, com duas zonas separadas por um túnel e um submarino. 30 estrelas para entrar. Pegando a primeira estrela do Submarino do Bowser você verá que a parede coberta por água saiu e caia numa chaminé para ir á 2ª fase de Bowser.
Segundo Andar
Para acessar o 2º andar, precisa da 2ª chave do Bowser.
- Snowman's Land é a segunda fase na neve. No centro do cenário há um boneco de neve gigante, que deve ser escalado. Outro problema é a água que, diferentemente dos 9 mundos anteriores, faz o jogador perder energia.
- Wet-Dry World é uma fase em que Mario pode subir ou baixar o nível da água para chegar às estrelas, com direito a uma cidade subaquática abandonada. Duas estrelas podem ser encontradas na cidade subaquática. O mais notável é que o nível da água é definido pela altura em que Mario pula no quadro da parede (quanto mais alto, mais alto o nível d'água).
- Tall Tall Mountain é uma montanha sinuosa, onde mora um macaco chamado Ukiki que tenta roubar o chapéu de Mario. Uma estrela é encontrada atrás da cachoeira. Há plataformas-cogumelo que lembram a fase 4-3 de SMB.
- Tiny-Huge Island pode ser jogada no modo pequeno(em que Mario é maior que tudo), ou grande (em que Mario é menor que tudo). Dois quadros-entrada permitem escolher isso, além de canos que servem de interseção. Uma estrela é ganha quando Mario derrota Wiggler, uma centopéia gigante.
Terceiro Andar
- Tick Tock Clock: É um relógio que dependendo da forma que você entra, o relógio está parado, ou movimentando. Infelizmente algumas estrelas devem ser pegas com o relógio em movimento.
- Rainbow Ride: Último mundo do jogo, onde Mario viaja em vários tapetes para conseguir as estrelas. A fase lembra as pistas Rainbow Road, da série Mario Kart.
Estrelas secretas
As três fases do vilão Bowser contêm cada uma oito moedas vermelhas, que dão direito a uma estrela. Ao jogar Bowser nas bombas de espinhos encontrado da extremidades da "arena", Mario ganha uma chave para destravar um novo andar do castelo. As três fases do Bowser são:
- Bowser in the Dark World — Mario deve atravessar uma engrenagem gigante cheia de obstáculos para enfrentar Bowser. 8 estrelas são necessárias para jogar esta fase.
- Bowser in the Fire Sea — um terreno vulcânico, que ao ser batido permite entrar no andar superior do castelo. 31 estrelas, porque 30 é o necessário para chegar no mundo 9 + a 1ª estrela do mundo. Aparecerá um buraco, e entre nele para chegar no mundo.
- Bowser in the Sky — última fase, passada numa fortaleza aérea. 70 estrelas para lutar pela última vez contra Bowser.
As fases dos bonés permitem que Mario possa utilizá-los nas demais fases do jogo. As fases dos bonés são essas:
- Wing Cap — libera o Wing Cap. Pegue 10 estrelas e vá para o salão principal. O tapete estará iluminado. Pare nele e olhe pra cima. Para conseguir a estrela, pegue as 8 moedas vermelhas que estão: 2 entre cada uma das 4 torres.
- Metal Cap — libera o Metal Cap. Curiosamente, é encontrado dentro de uma fase, a Hazy Maze Cave. Nessa fase, passe pelo corredor das pedras, desça o elevador e ache o monstro do lago. Guie-o até uma plataforma com uma porta dupla. Para conseguir a estrela, pegue as 8 moedas vermelhas que estão: 2 após a estreita ponte, 2 na plataforma ao redor do botão verde e as outras 4 no lago(pegue o Metal Cap pra isso).
- Vanish Cap — libera o Vanish Cap. Vá até o porão. Entre em uma porta que não tem estrela desenhada. Nade até o outro lado e dê um pulo-terremoto(A+Z) nos dois pilares, abaixando o nivel da água. Saia do castelo e encontre um buraco no chão. Para conseguir a estrela, pegue as 8 moedas vermelhas que estão: 4 nas plataformas na ladeira no começo da fase, uma no 1º elevador, 2 na gangorra, uma no último elevador e outra próxima do botão azul. Pra pegar a estrela, ative o botão azul e pegue o Vanish Cap.
As três fases secretas, além das outras anteriormente citadas, também têm estrelas a serem buscadas:
- The Princess' Secret Slide — Um tobogã. Ao terminá-lo, ganha-se uma estrela. Ao batê-lo novamente em menos de 21 segundos, outra.
- The Secret Aquarium — Um aquário, no qual tem de se coletar 8 moedas vermelhas. Não há saídas de ar, só as moedas impedem Mario de se afogar.
- Wing Mario Over the Rainbow — Mario tem de voar, utilizando o Wing Cap e os canhões, entre as nuvens, procurando as 8 moedas vermelhas.
Durante o jogo, há estrelas que são encontradas no castelo, fora das fases:
- 1ª estrela: Dirija-se até a sala da fase "Hazy Maze Cave" e fale com o Toad de lá.
- 2ª estrela: Dirija-se até o 2º andar e procure um Toad embaixo da escada.
- 3ª estrela: Dirija-se até o 3º andar e procure o Toad próximo do relógio.
- 4ª estrela: Após coletar 15 estrelas, pegue o coelho no porão.
- 5ª estrela: Após coletar 50 estrelas, pegue o coelho no porão.
Impacto
Super Mario 64 estabeleceu novos parâmetros para outros jogos em 3D. Entre eles, o uso de uma câmera livre. Os programadores do jogo criaram um operador de câmera que segue Mario por todo o jogo, mas que só pode ser visto quando Mario se olha no espelho, ou no início e fim do jogo. Toda a perspectiva do jogo é passada pela lente da câmera, como se alguém o estivesse filmando.
O controle do Nintendo 64 também foi outra revolução. Contando com o Analog Joystick o jogador pode mover Mario de uma forma mais ampla e realista do que com os antigos controles de videogame.
Seqüências e remakes
- Super Mario Sunshine foi desenvolvido para o GameCube, baseado totalmente no Super Mario 64, com algumas modificações.
- Super Mario 64 DS, remake para o Nintendo DS apresentando Mario, Luigi, Yoshi e Wario como personagens jogáveis, além de vários extras.
- Super Mario Galaxy, jogo inovador que se passa no espaço. Diferente dos outros jogos de Mario, esse não lançou junto com o novo console da Nintendo, o Nintendo Wii. Foi lançado no dia 12 de novembro de 2007.
- Uma seqüência planejada, chamada Super Mario 64 2 para o cancelado Nintendo 64DD nunca viu a luz do dia.
Recepção
Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos eletrônicos. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo várias honras de "Jogo do Ano" por especialistas da área de videogame. Ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. O discurso de Warren Spector, diretor da Ion Storm Inc., resume o sentimento de todos frente ao jogo: "É impossível juntar tanta jogabilidade e ação num só jogo. Mario tem, vamos dizer, dez movimentos diferentes e não há nunca momento algum em que você se sinta limitado. Nenhum jogo jamais fez tal planejamento de metas, possibilitando ao jogador traçar planos antes de executá-los. E o modo como o jogo permite explorar diversas vezes o mesmo cenário enquanto revela uma coisa nova a cada instante é incrível. Qualquer programador que não teria matado alguém para fazer um jogo desses é um maluco".
Rumores
Devido à popularidade do jogo, vários rumores sobre glitches e segredos se espalharam rapidamente depois de seu lançamento. O mais famoso deles é que Luigi pode ser jogável. Este rumor foi alimentado devido a uma escritura borrada encontrada numa fonte dos fundos do castelo e que supostamente diz "L é real 2401". A IGN recebeu tantas perguntas que resolveu pagar 100 dólares a quem fosse capaz de provar que Luigi estava no jogo. O número de falsos códigos enviados caiu dramaticamente; nenhum deles foi bem sucedido.
A Nintendo consistentemente nega a jogabilidade de Luigi e nunca discutiu o significado da frase, a não ser na edição de 1º de abril de 1998 da revista Nintendo Power. Neste número, a seção de "Notícias de abril" disse que o significado da frase críptica seria discutido na página 128, mas a revista só tinha 106 páginas. A seção também mostrou um artigo faceto sobre um jogo chamado "Luigi 64", comentado humorosamente o rumor. Essa frase também é encontrada nos jogos The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Luigi's Mansion.
Nintendo DS
O Super Mario 64 ganhou mais recentemente sua versão no game portátil da Nintendo, o DS. Há várias diferenças entre a versão do 64 e DS. Na última, é possível jogar com Luigi, Wario e Yoshi, além de Mario. Cada um possui suas habilidades características, como a força de Wario e a leveza de Luigi. A configuração do Castelo mudou um pouco, na parte exterior e interior, bem como algumas criaturas. A quantidade de coelhos para se pegar aumentou bastante, fato intimamente ligado aos minigames que podem ser destravados ao longo do jogo. O número de estrelas a serem pegas aumentou, e a forma como elas são pegas também. Algumas exigem que um personagem específico as conquistem. Outra mudança é o mapa na tela de baixo do DS, cujas principais funções são facilitar a localização da estrela, indicar o status do jogador (número de estrelas conquistadas, vidas etc.), ajustar a câmera e também mover o personagem se o jogador desejar.Referências
- ↑ Sumário de lançamento de Super Mario 64 para Nintendo 64 (em inglês). GameSpot.
- ↑ Super Mario 64 na IGN (em inglês). IGN.
- ↑ Sumário de lançamento de Super Mario 64 para Wii (em inglês). GameSpot.
- ↑ Super Mario 64 (Virtual Console) na IGN (em inglês). IGN.
Ligações externas
- Site brasileiro sobre Super Mario (em português)
- Super Mario 64 no site da Nintendo
- Super Mario 64 em GameFAQs
- Super Mario 64 (em inglês) no Internet Movie Database
- Vídeo do jogo zerado em 20 minutos
- Detonado do Jogo (em português)
Donkey Kong
Donkey Kong é um gorila, personagem de um video jogo criado em 1981 por Shigeru Miyamoto.
Existe uma lenda urbana que diz que o primeiro nome Donkey Kong é uma má-tradução de monkey ("macaco"). No entanto, a verdade é que Miyamoto escolhera donkey ("burro") porque representa a "estupidez do macaco".[carece de fontes]
Era arcade
Originalmente vilão de um jogo para arcade de mesmo nome, no qual o jogador deveria salvar a princesa raptada pelo gorila. O jogo foi um enorme sucesso e acabou por dar origem ao famoso mascote da Nintendo, Mario.
Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos video jogos.
Donkey tornou-se herói em Donkey Kong Jr., onde o seu filho vai salvá-lo de Mario (personagem principal no jogo anterior). Em Donkey Kong 3, Kong invade uma estufa e é perseguido pelo seu dono.
Consoles
Em 1994, a Nintendo resolveu pedir à produtora de jogos britânica Rareware (também conhecida como Rare), para fazer um novo jogo de Donkey Kong. Em 1994 apareceu assim Donkey Kong Country, considerado um salto no mundo dos video jogos. O jogo, produzido para o console SNES, apresentava gráficos jamais vistos numa plataforma de 16 bits. Nos dois anos seguintes foram lançadas duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, respectivamente.
Os jogos foram levemente adaptados na série Donkey Kong Land para Game Boy e "portados" para o Game Boy Advance.
Em 1999 foi lançado outro título da série, desta vez para a Nintendo 64, Donkey Kong 64.
Hoje os direitos estão novamente com a Nintendo, já que a Rareware passou a fazer parte da Microsoft Game Studios.
Em 2003, a Nintendo lançou o revolucionário jogo Donkey Konga, estrelando Donkey Kong que desta vez não correrá, pulará ou esmagará Kremlings. O jogador deve batucar no bongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. O jogo causou tanto sucesso que deu origem a um sucessor, Donkey Konga 2 e, futuramente, Donkey Konga 3. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado Donkey Kong: Jungle Beat para Game Boy Advance também foi lançado.
Outras aparições
Também no ano de 1999 ele figurou como um dos personagens de Super Smash Bros para no Nintendo 64, reaparecendo nas suas sequências Super Smash Bros Melee e Super Smash Bros Brawl, para o Game Cube e Nintendo Wii respectivamente.
Ele participou da maioria dos jogos da série Mario Party e também de Mario Super Sluggers para Wii.
Donkey esteve em todos os Mario Kart com exceção da versão SNES, onde foi substituido por DK Jr. Na série existem várias pistas relacionadas com o universo do personagem.
Pistas relacionadas
Kongs
O primeiro Kong, o mais popular, fora Donkey Kong Jr., que salvava o pai no jogo de mesmo nome e aparece em Super Mario Kart.
A série Donkey Kong Country criou toda uma família Kong, a começar por Cranky Kong, avô de Donkey Kong e é o Kong "original" que lutara com Mario no arcade. Cranky é casado com Wrinkly Kong. Em DKC Donkey Kong tem a ajuda do amigo Diddy Kong, que em DKC2 vai resgatar Donkey com a namorada Dixie Kong. Dixie estrela DKC3 junto com Kiddy Kong. Há também o mecânico Funky Kong e os amigos Tiny Kong ,Chuncky Kong e Lanky Kong de DK64. Todos os outros Kongs que aparecem nos jogos ainda não têm relacionamento comprovado.
Personagens
Personagens Macacos (Família Kong)
- Candy Kong: Candy é uma macaca de cabelos loiros e linda,ela aparece em Donkey Kong 64 e em Donkey Kong Country. Todos os macacos se apaixonam por ela. Candy é linda e charmosa, seus beijos são de cura. Ela aparece primeiramente na série Donkey Kong Country ajudando o jogador a gravar o jogo. É uma personagem muito romântica, manda beijinhos e faz posses (DKC), e que gosta muito de dançar, como mostra o 1° jogo da série do Game Boy Advance, onde você deve imitar seus passos em um dos mini-jogos. Dizem que é a namorada de Donkey Kong. Candy aparece também em outros jogos como Donkey Kong Land, do GBA, e Donkey Kong Country Advance, do GBA, sempre com a mesma missão.
- Cranky Kong: O primeiro dentre todos os Kong's existentes. Seu nome era Donkey Kong no primeiro jogo de Mario, mas quando foi lançado Donkey Kong Country, ele passou a se chamar Cranky e Donkey Kong passou a ser o Kong protagonista. Cranky foi o primeiro inimigo de Mario, antes mesmo de Bowser. Ele é um macaco muito experiente e sempre está aconselhando os Kong mais jovens sobre o que devem fazer.
- Chunky Kong: Ele é mais um dos misteriosos personagens de Donkey Kong 64. Seu grau de parentesco entre os Kong é de irmão mais velho de Kiddy, o que já era de se esperar, porque ele é grande e forte como o irmão. O último comentário sobre Chunky foi a controvérsia da música Donkey Kong Rap que foi mudada no jogo Super Smash Bros. Melee, em Donkey Kong 64 havia uma frase dizendo "one hell of a guy", e no Smash mudaram para "one heck of a guy" quando incluiram na letra da música.
- Diddy Kong: Criado pela Nintendo para ajudar o seu amigo Donkey Kong em 1994 no jogo Donkey Kong Country, Diddy fez muita fama na Nintendo e em seguida protagonizou o 2° jogo da série com Dixie, mas foi raptado no 3°. Apareceu também em D.K. Land (GB). Depois de (pouco) tempo sumido, ele voltou em jogos como Donkey Konga e a série de jogos esportivos do Mario (Kart, Tennis, etc). Seus detalhes característicos são: boné vermelho com o logo da nintendo estampado nele e camiseta vermelha com estrelas na frente, o número certo de estrelas é difícil se dizer, as vezes aparece com 1, 2 ou até 3 na estampa. No desenho oficial da Nintendo aparece apenas 1 (nem sempre). Muito bagunceiro e atrapalhado, usa seu rabo para tudo, consegue até mesmo se equilibrar em cima dele.
- Dixie Kong: Dixie, em sua primeira aparição ajudou Diddy a salvar Donkey Kong no jogo de sucesso Donkey Kong Country 2. Logo após ela aparece junta a Kiddy, agora em um jogo com seu nome, o último da série D.K. Country, no qual precisaria agora de salvar Diddy e Donkey. Com a força de seus cabelos ela consegui voar e se pendurar com facilidade, esta é sua maior habilidade. Criada em 1995 pela Rareware (tanto que o logo da produtora está em sua boina), está até hoje entre os Kong's e faz muito sucesso.
- Donkey Kong: também conhecido como DK, estreou no jogo com o seu nome, que serviu de trampolim para a fama de Mario. Ficou esquecido por um tempo. Tentou-se reavivar D.K. Jr. em Super Mario Kart, mas não foi à frente. Só quando surge da Rare a idéia de criar o jogo D.K. Country, que estrearia ele mesmo e Diddy, foi que seu nome voltou a ser conhecido no mundo todo. Continuou-se a saga com mais duas séries (2 e 3) e depois disso só ganhou espaço na Nintendo; em Mario Kart, do N64, no famoso Super Smash Bros. e em jogos estreados por ele mesmo. Seus detalhes característicos são: usar uma gravata vermelha onde estão gravadas suas iniciais, é a sua única peça de roupa. Grandalhão e muito forte, chega a ser um pouco rude também, mas não demonstra ser muito inteligente.
- Donkey Kong Jr.: Além de parecer muito criança ainda, é um dos Kong's mais velhos, seu nome surge em 1982 no arcade também chamado Donkey Kong Jr, jogo onde ele deve salvar seu pai Donkey Kong se arriscando entre inimigos. Se torna, a partir daí, um personagem memorável para a Nintendo e retorna, mais tarde, em Super Mario Kart, para SNES, mais gordo e com a aparência do Donkey Kong (das séries). Em Mario Tennis 64 ele volta como personagem selecionável e pode jogar junto a com o DK que conhecemos. Impecável no visual anda sempre com uma regata que leva a letra "j" maiúscula de Júnior.
- Funky Kong: Funky é amigo dos Kong's desde o primeiro jogo da série Donkey Kong Country, onde os transportava para todo lugar. No terceiro jogo da série ele passa a fabricar os transportes dos Kong's. Funky tem um "tipão" de surfista malandro, sempre com sua prancha, óculos de sol, sandalhas, uma bandana na cabeça e uma enorme de uma medalha no peito.
- Kiddy Kong: Mais um dos Kong's, criado em 1996 para ajudar Dixie a salvar Donkey e Diddy. Adora morder seu pijama azul na altura dos pés. Um bebezão Kong, Kiddy parece não ter sido muito lembrado pela Nintendo ultimamente em bons papéis ao lado de sua família. Tornou-se famoso após Donkey Kong Country 3. Seu jeito engraçado e brincalhão de ser encantou vários fãs. O seu grau de parentesco com os Kong's é de irmão mais novo de Chunky. Em Donkey Kong Country 3, é dito que ele é primo de Dixie.
- Lanky Kong: Talvez seja um dos Kongs com a história mais desconhecida de todas. Não se sabe bem qual é o seu grau de parentesco com os Kongs, mas sabe-se que ele não é da mesma espécie. Ele aparece apenas em Donkey Kong 64 ao lado de seus amigos.
- Swanky Kong: Swanky é mais um dos Kongs famosos. Ele aparece no Donkey Kong Country 2 e 3, onde é possível divertir-se em seus jogos e ganhar itens, bananas e etc. O grau de parentesco com os Kongs não esta bem definido, mas acham que Swanky é o irmão mais novo de Donkey Kong por causa da grande semelhança que há entre os dois. Ele também faz participação especial no jogo Mario Superstar Baseball. Está sempre sorrindo e mostrando seus dentes de ouro, pois é disso que ele mais gosta.
- Tiny Kong: É a irmã mais nova de Dixie Kong e prima de Chunky e Kiddy. Sua história é desconhecida e pouco se sabe sobre ela. Tiny é uma linda macaquinha, e sua principal característica são as marias-chiquinhas que usa no cabelo. Ela aparece em Donkey Kong 64 (Nintendo 64), onde é salva por Diddy Kong no segundo mundo (Angry Aztec), e é a terceira personagem a ser libertada. Ela volta a aparecer em alguns outros jogos, com uma aparência adolescente.
- Wrinkly Kong: Wrinkly Kong é a velha dona da mansão Kong. Avó de Donkey e mulher de Cranky, Wrankly tem cabelos curtos, duros e enrolados, vive numa cadeira de rodas e aparece em Donkey Kong Country 2, Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong 64.
Personagens não símios
- Squitter: é famosa aranha dentuça da série DKC, capaz de acabar com os inmigos com sua teia e também pode usá-la como plataforma.
- Glimmer: é um peixe que em Donkey Kong Country 2 toma o lugar do primeiro Squawks como iluminador de fases. As fases são de água é claro.
- Spadda Enguarde: Na trama é um ajudante que aparece nos jogos Donkey Kong. Um tipo de peixe-espada de estimação.
- Rater Rambi: Um rinoceronte no qual Donkey e cia. podem montar e que destrói tudo com seu chifre.
- Winky The Frog: é o sapo que aparece apenas no jogo Donkey Kong Country. Em DKC2, é substituído pela cobra Rattly.
- Ellie The Elephant: um ou uma elefante (elefoa) que pode sugar tudo com sua tromba e segurar/atirar barris com a mesma, bem como sugar e atirar projéteis d'água.
- Rattly: faz sua única aparição em Donkey Kong Country 2, é a cobra (também dentuça) que salta para ajudar os Kongs, é vista pelos jogadores como o amigo animal mais difícil de controlar.
- King K. Rool: Chefe dos Kremlings e aparece nos finais dos jogos da série Donkey Kong Country, um crocodilo com armadura dourada e que usa uma coroa que arremessa em seus inimigos. Em Donkey Kong Country 2, age como Kaptain K. Rool com sua arma de atirar balas de canhão. Em Donkey Kong Country 3 age como Baron K. Rooleinstein, um cientista louco por poder. Detalhe: ele tem sempre o olho esquerdo mais dilatado que o direito (devido à loucura).
- Squawks: Papagaio verde que ajuda os Kongs a voarem por demais locais, aparece nos jogos Donkey Kong Country, como iluminação numa fase da caverna, Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Country 3, para carregar os kongs e arremessar ovos da boca.
- Espresso: é um avestruz que ajuda os Kongs em Donkey Kong Country. É veloz e também pode saltar alto.
- Squeaks: Parecido com Squawks em tudo, até no nome, esse papagaio roxo ajuda os Kongs em fases cavernosas podendo até carregar barris.
- Clapper: é uma foca que ajuda os Kongs em Donkey Kong Country 2. Aparece em poucas fases em que com seu sopro, transforma ácido ou lava em água.
- Parry: um passarinho que aparece em Donkey Kong Country 3 e que quando protegido, sempre no final da fase, ele se transforma em algo bom como vida e barril bônus.
- Pauline: Na trama ela é seqüestrada pelo gorila e resgatada pelo Mario (na época chamado de Jumpman). Em 1985, quando o Mario iniciou sua carreira solo com o jogo Super Mario Bros ela deu lugar a Princess Peach, que era sequestrada por um novo vilão: Bowser
- Jumpman: Na trama ele tem sua namorada Pauline sequestrada pelo Donkey Kong e tem que resgatá-la das mãos do Gorila. Mais tarde, em 1983, ele ganha seu jogo solo e dá origem ao famoso mascote da nintendo Mario.
Desenho animado
Donkey Kong Country foi um desenho feito por computação gráfica numa produtora francesa. Durou 40 episódios, de 1997 a 2000, foi exibido no Brasil pela Rede Record e em Portugal pela SIC
Carreira
- Donkey Kong - arcade (1981)
- Donkey Kong Jr.- arcade (1982)
- Donkey Kong 3 - arcade (1984)
- Donkey Kong Classics - NES (1988) - os 3 arcades num cartucho
- Donkey Kong Country - SNES (1994), Game Boy Color (2000) e Game Boy Advance (2003)
- Donkey Kong '94 - Game Boy (1994)
- Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest - SNES (1995), GBA (2004)
- Donkey Kong Land - Game Boy (1995)
- Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!- SNES (1996), GBA (2005)
- Donkey Kong Land 2: Diddy's Kong Quest - Game Boy (1996)
- Mario Kart 64 - N64 (1997)
- Diddy Kong Racing - N64 (1997) - sem a participação de Donkey
- Donkey Kong Land III - Game Boy (1997)
- Donkey Kong 64 - N64 (1999)
- Super Smash Bros. - N64 (1999)
- Super Smash Bros. Melee - GameCube (2001)
- Mario Kart Super Circuit - GBA (2001)
- Donkey Konga - GameCube (2003)
- Mario Kart: Double Dash!! - GameCube (2003)
- Donkey Kong: Jungle Beat - GameCube (2004)
- Mario vs. Donkey Kong - GBA (2004)
- Donkey Konga 2- GameCube (2004)
- Donkey Kong Super Cube - GameCube (2005)
- Donkey Konga 3 -GameCube (2005)
- DK- King of Swing- GBA (2005)
- Mario Kart DS - Nintendo DS(2005)
- Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis - Nintendo DS (2006)
- Donkey Kong Barrel Blast - Nintendo Wii (2007)
- super smash bros brawl - [Nintendo wii]] (2008)
Ligações externas
- Página oficial de Donkey Kong Country
- Página oficial de Donkey Konga
- A história de Donkey Kong
- Donkey Kong Country (em inglês) no Internet Movie Database
Star Fox 64
Star Fox 64 (スターフォックス64 Sutā Fokkusu Rokujūyon?), também conhecido como Lylat Wars na Europa e Oceania (devido a problemas com direitos autorais). Ele foi lançado em 27 de Abril de 1997 no Japão, em 1º de Julho de 1997 na América do Norte e em 20 de Outubro de 1997 na Europa e na Austrália. Depois, ele foi importado ao console exclusivo da China iQue Player em 21 de Novembro de 2003. Além disso, ele foi planejado como um remake do jogo original Star Fox[1].
Muitos aspectos deste jogo foram reaproveitados no projeto Star Fox 2, que seria lançado para o Super Nintendo mas foi cancelado pelos desenvolvedores, visto que o Nintendo 64 já estava quase chegando ao mercado. Star Fox 64 foi o primeiro jogo do Nintendo 64 a se utilizar do Rumble Pak[2], acessório que faz o controle tremer.
A trilha sonora de Star Fox 64 foi composta por Kōji Kondō e Hajime Wakai. Algumas músicas deste jogo foram utilizadas novamente em outros jogos da franquia.
Jogabilidade
Em Star Fox 64, o jogador controla um dos veículos pilotados por Fox McCloud, geralmente uma Arwing, que segue uma trajetória fixa, normalmente para frente. O veículo controlado pode realizar manobras ao redor da tela a fim de desviar dos obstáculos e atirar com canhões de laser nos inimigos que se aproximam.[3] Todos os veículos, exceto o Blue Marine, também podem carregar o seu canhão de laser para liberar um poderoso tiro perseguidor.
Além da progressão contínua a que se submete o jogador, afinal a nave não pode parar estando sempre em movimento, algumas fases e chefes possuem o "all-range mode" (cuja tradução seria modo de longo alcance), em que há liberdade para ir e vir dentro de uma área delimitada.[3] Ao se chegar à margem da área pré-definida a nave irá impreterivelmente fazer um loop e retornar, manobra conhecida como Immelmann), chamada no jogo de "U-turn", termo equivalente a "retorno" nos sinais de trânsito.
Em Star Fox 64 as personagens recebem voz, ao invés de "falarem" através de múrmurios sem sentido como no jogo anterior. No entanto, as "vozes" do jogo original, referidas à "Lylat" no menu de opções de línguas, podem ser ativadas na versão PAL, apesar disto não ser possível na versão Japonesa ou Americana NTSC. O jogo utiliza o diálogo muito mais do que o original e, juntamente com seqüências cinematográficas, acelera o passo da narrativa, tornando-a um pouco mais verossímil e interessante. Esse diálogo também tornou-se motivo de chacota, principalmente devido a frases que se repetem diversas vezes ao longo do jogo.
Novidades
Entre as novidades introduzidas pelo jogo está o diálogo viva-voz entre os personagens, que veio substituir as legendas do jogo antigo. Outra inovação foi o caráter indefinido na mudança de fases: ao invés de seguir um caminho só, o jogo pode tomar rumos diferentes caso uma ou outra tarefa seja ou não cumprida.
O jogo apresenta pela primeira vez na série a equipe Star Wolf, alter ego malígna dos mocinhos, a equipe Star Fox.
Finalmente, para o jogo não ficar enfadonho e com poucas missões, foi adicionado um objetivo a mais: cada fase garante medalhas ao jogador ao se abater determinado número de inimigos, chegando com a nave intacta ao fim dela. São números difíceis de se alcançar, diga-se de passagem. Uma surpresa é revelada quando se consegue todas as medalhas.
Considerado pela maioria dos fãs o melhor jogo da franquia Star Fox.
Enredo
O cruel cientista Andross foi mandado para o exílio no planeta deserto Venom, expulso de Corneria. Um dia, algo estranho é detectado em Venom, e uma equipe de pilotos é mandada para lá investigar. Integram o time Pigma Dengar, James McCloud (pai de Fox, o protagonista da série) e Peppy Hare. Quando chegam a Venom, Pigma os trai enquanto James é capturado, e Peppy consegue escapar e voltar para Corneria (o caminho Vermelho no jogo, a nave de James aparece na última fase para ajudar Fox a escapar da explosão ).
Uma nova equipe é formada pelos pilotos Fox McCloud (o jogador), Falco Lombardi, Slippy Toad e Peppy Hare. Fox é a última esperança de Corneria para pôr um fim nos planos insanos de Andross e assegurar a paz no sistema solar de Lylat.
Uma diferença significativa deste para o jogo original é que a equipe de Star Fox, embora mercenários em ambos, já dispõe de todas as naves (incluindo a nave-mãe) necessárias, enquanto no primeiro eles são recrutados para serem pilotos de Corneria.
Trivia
Star Fox 64 contém algumas referências a outros trabalhos, principalmente filmes:
- Música de abertura - Assemelha-se muito à música de abertura do filme Jurassic Park, composta por John Williams;
- Katina - Nesta fase as naves inimigas se parecem muito com as naves alienígenas do filme Independence Day;
- Katina - Ainda nesta fase, a nave-mãe se assemelha à nave-mãe de Independence Day;
- Aquas - Nessa fase, em certo ponto, Peppy diz: "I've got a bad feeling about this.", como Han Solo diz em Star Wars Episode IV: A New Hope;
- Cenas finais - A seqüência final do jogo, quando a equipe Star Fox adentra o hall com soldados enfileirados ao seu lado se parece com o fim do filme Star Wars Episode IV: A New Hope;
- Sector X - O "rosto" do chefe da fase (a procurada "secret weapon") é uma referência ao computador HAL, de 2001: uma odisséia no espaço;
- Sector X - Ainda sobre o chefe: durante a batalha ele diz "Where is the creator?" - uma referência ao 1º filme de Star Trek.
- Fortuna - O aspecto geral da fase faz referência à Hoth, planeta de Star Wars.
Notas e referências
- ↑ Nintendo Power: Why did you make Star Fox 64 a remake of the original Star Fox? (uma entrevista com Shigeru Miyamoto exclusiva ao Star Fox 64 Player's Guide).
- ↑ GameSpy: Star Fox 64 (em inglês), 26 de Junho de 2006.
- ↑ 3,0 3,1 Manual de instruções de Star Fox 64.
Banjo-Kazooie
Banjo-Kazooie é um jogo em 3-D no estilo plataforma. Foi um dos mais populares jogos do Nintendo 64 tendo até uma seqüência, o Banjo-Tooie. No jogo você toma controle de um urso que tem um pássaro em sua mochila que está em busca de sua irmã que foi raptada por uma bruxa.
História
Tudo começa com uma bruxa, em sua fortaleza, ela pergunta a seu caldeirão mágico se existia alguém mais bonita do que ela vivendo em Spiral Mountain (a bruxa Gruntilda é, obviamente, feia) o caldeirão indica que há mesmo uma garota, a ursa Tooty, irmã de Banjo, que está esperando por ele para sair para uma aventura. Enquanto isso Banjo dorme e Kazooie está dentro de sua mochila.
A bruxa sai voando em sua vassoura mágica, rapta Tooty, Kazooie faz de tudo para acordar Banjo na hora, mas não consegue, quando Banjo e Kazooie chegam ao local, Tooty já havia sumido. Apenas o amigo de Tooty, Bottles foi a testemunha, dizendo a Banjo sobre a história de Gruntilda. Banjo e Kazooie (com as ajudas de Bottles) partem para resgatar Tooty.
Gruntilda queria era mesmo roubar a beleza de Tooty, e transefir para ela. Se você dá Game-Over no jogo, apareçe como Gruntilda ficaria e Mumbo, um dos amigos de Banjo acaba se apaixonando por ela, enquanto Tooty absorve toda a feiura de Gruntilda e vira um monstro.
Características
O jogo adaptou muitos movimentos de Super Mario 64, que foi uma grande revolução nos jogos de plataforma. Movimentos como o Z + A são quase idênticos. Ao contrário de Mario 64, B-K centraliza também a história e cria personagens memoráveis, cada um com certa personalidade, nele você também pode se transformar em outros animais, como crocodilos, formigas e até mesmo uma abóbora.
O jogo não entrega todos seus movimentos no início, o jogador deve aprende-los com Bottles no decorrer do jogo, uma forma de tornar certas áreas inacessíveis para jogadores que não aprenderam certo movimento. Kazooie pode vooar, jogar ovos e proteger Banjo por alguns segundos em um ataque de invencibilidade, dar bicadas entre outros ataques.
Fases
Neste tópico você verá as 12 fases de Banjo-Kazooie:
- Spiral Mountain: Lar de Banjo e o lugar onde começa o jogo. Tem esse nome devido a uma montanha em forma espiral que fica no centro do local. Aqui o jogador também aprende os básicos do jogo com a marmota Bottles. No topo dessa montanha também existe uma ponte criada por Bottles que leva ao Grunty's Lair.
- Grunty's Lair: Castelo de Gruntilda. A maior fase do jogo inteiro,e não é precisamente uma fase,pois ela apenas tem conexão com as outras fases do jogo. Nesse lugar é preciso achar notas musicais (obtidas nas outras fases com exceção do Grunty's Furnace Fun e da Spiral Mountain) para abrir certas portas e prosseguir. Em alguns lugares do Grunty's Lair também fica Brentilda, a irmã de Gruntilda que é totalmente o oposto dela,e ajuda dando respostas para o Grunty's Furnace Fun.
- Mumbo's Mountain:Teoricamente a primeira fase do jogo. É muito simples, tem esse nome pois o shaman Mumbo Jumbo vive no topo da fase. Esse shaman está em outros lugares também,porém seu verdadeiro lar é aqui. Nele,Banjo pode se transformar em várias coisas(Uma transformação diferente por fase), porém isso tem um preço: "amuletos-caveira" chamados de Mumbo Tokens. Aqui,Banjo pode virar uma formiga e escala paredes escorregadias com essa habilidade.
- Treasure Trove Cove: Se passa em uma ilha deserta cheia de caranguejos e baús. A fase é extremamente grande, e se não fosse Bottles para ensinar duas habilidades muito úteis no local, o jogador passaria um bom tempo nessa fase. Aqui não tem a casa do Mumbo. Também existe o navio de Blubber, um castelo de areia submerso(o jogador pode "secar" a água em volta jogando ovos da Kazooie dentro de um balde),um farol e um "mar" em volta da fase, mas se Banjo ficar muito tempo na água um tubarão pode persegui-lo.
- Clanker's Cavern: Se passa em um esgoto, dentro de uma caverna onde reside o giganstesco peixe de metal Clanker, que foi preso nesse lugar pela Gruntilda e é forçado a comer o lixo do lugar. Essa fase é quase coberta pela água, e Banjo também pode entrar dentro de Clanker, que tem vários inimigos e perigos.
- Bubblegloop Swamp: Se passa em um pântano cheio de piranhas e crocodilos. Aqui tem uma casa do Mumbo, que faz Banjo virar um crocodilo, e com essa habilidade Banjo pode andar pelas águas do pântano sem que as piranhas lhe dem dano. No pântano também está a tartaruga Tiptup (que também aparece em Diddy Kong Racing) e o crocodilo vermelho Mr. Ville.
- Freezeezy Peak: Uma fase de neve. Na fase existe um boneco de neve gigante, uma árvore de natal, a casa de Walrus (um leão-marinho que tem medo de ursos) e um iglu onde vive o urso Boggy e seus três filhos. Mumbo também está no lugar, e transforma Banjo em um leão-marinho, que não pode atacar, mas pode andar pelas águas que congelam Banjo sem tomar dano nenhum. Os inimigos são bem típicos para a fase: Bonecos de neve.
- Gobi's Valley: Se passa em um deserto. Tem um camelo no local chamado Gobi (que dá nome à fase). Tem também uma esfinge, pirâmides e um labirinto dentro de uma delas. Aqui também há areia quente, em que Banjo só pode andar se estiver com os tênis de velocidade, que deixa Kazooie carregar Banjo muito mais rápido que o normal temporariamente. Porém, o movimento deve ser aprendido primeiro com o Bottles.
- Mad Monster Mansion: Uma fase bem grande com várias coisas: Uma mansão mal-assombrada (O jogador começa a fase na frente dela), um labirinto, o porão da mansão, um poço, uma catedral,a casa de Mumbo (que te transforma em uma abóbora)... Enfim, várias coisas para dar o tema de "terror" que a fase tem.
- Rusty Bucket Bay: Essa fase é uma das mais difíceis do jogo inteiro. Nela existe água poluída (nem tente nadar nela ou Banjo morrerá rapidamente)e um imenso navio (com muitas coisas que devem ser feitas nele).
- Click Clock Wood: Se passa em uma floresta com uma árvore gigante no meio (onde o jogador começa). Pode ser modificada pelas 4 estações do ano (dependendo em qual porta Banjo entrar) e alguns itens podem ser pegos somente em determinada estação. No local Banjo também pode se transformar em uma abelha graças à Mumbo Jumbo.
- Grunty's Furnance Fun: É a última fase do jogo (Não especificamente uma fase). Não possui itens,e é um tabuleiro em que para avançar deve-se responder perguntas feitas pela bruxa Gruntilda. Cada vez que errar uma pergunta, Banjo perde uma parte da vida, e se Banjo errar uma pergunta em cima de uma casa de caveira, ele perde 1 vida e deve recomeçar o tabuleiro. Algumas perguntas têm como respostas segredos de Gruntilda, e o único jeito de acertar essas perguntas é ter falado com Brentilda e anotado as palavras que tremem durante o jogo.
Personagens Principais
- Banjo (Urso heroi)
- Kazooie (Passarinha heroina)
- Tooty (Irmã de Banjo)
- Bottles (Amigo de Banjo e Tooty)
- Mumbo Jumbo (Shamã esqueleto (mago) que transforma Banjo em outros animais)
- Gruntilda (Bruxa vilã)
- Brentilda (Fada, irmã de Gruntilda. Conta segredos de Gruntilda para ajudá-lo em um quiz final)
- Klungo (Ajudante de Gruntilda)
Seqüências
Uma seqüência para o jogo, Banjo-Tooie foi lançada em 2000. Banjo-Kazooie: Grunty's Revenge foi lançado para Gameboy Advance em 2003, já com a Rare fora da Nintendo, e contava os acontecimentos entre Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie. Um jogo de corrida, semelhante a Mario Kart, também para Gameboy Advance em 2005, chamada Banjo Pilot. A Microsoft, atual dona dos direitos da série, anunciou uma sequência para a série com lançamento exclusivo no Xbox 360, o Banjo-Kazooie Nuts and Bolts.
Ligações externas
- Banjo-International - em inglês, francês, espanhol, japonês, alemão
- Coleção de sites relacionados a Banjo-Kazooie
Bomberman 64
Bomberman 64 é um jogo eletrônico da série Bomberman, desenvolvido pela Racjin e lançado pela Hudson Soft para o Nintendo 64, lançado somente no Japão. Bomberman 64 é o último jogo lançado para o Nintendo 64 no Japão.