terça-feira, 23 de março de 2010

IKARIAM

IKARIAM

Ikariam é um jogo MMOG do estilo multiplayer de estratégia (rodando direto do navegador de internet), e foi produzido e é mantido pela Gameforge AG. O jogo se inspira à era do império grego. Cujo objetivo é construir e desenvolver suas cidades nas ilhas, fazendo parcerias com pessoas do jogo, com alianças. E é permitido roubar para aumentar o saldo e os recursos do jogador atacante.

O jogo consiste em evoluir seus impérios e ser o melhor do mundo, mas para isso deve conciliar infra-estrutura, produção de bens, uma boa aliança, bons amigos, produção de ouro para não perder suas tropas e formar bons amigos para que lhe ajudem no jogo.

para quem quiser jogar:

http://ikariam.com.br



Soldados:

Lanceiro:



Os Lanceiros são recrutados de entre a população rural, eles vão para a batalha equipados com armaduras leves e uma lança rudimentar. Ainda que entusiastas eles não têm a menor chance contra unidades de combate treinadas e bem equipadas.

Fundeiro



Eslingas são armas leves e baratas, contudo são difíceis de manusear. No campo de batalha quase não causam danos aos oponentes blindados, mas pelo menos a sua munição está sempre disponível.

Espadachim



Espadachins apenas estão armados e lutam sem escudo para manterem a sua mobilidade. Assim eles podem circular entre a imóvel formação hoplita e atacar pelos flancos.

Hoplita

Os hoplitas são lanceiros fortemente equipados provenientes das cidades urbanas. Eles formam o coração de todo o exército grego. Na chamada "formação hoplita" eles avançam na frente como uma parede imparável de lanças e escudos.

Arqueiro



Arcos são um popular equipamento de caça por isso é muito fácil recrutar arqueiros de entre os nossos habitantes. Um treino militar transforma simples cidadãos em excelentes combatentes de longa distância.

Fuzileiros



Tiros de um fuzileiro podem penetrar até as mais reforçadas armaduras. No entanto, devido à sua linha de visão, apenas uma linha de atiradores podem disparar, enquanto o resto tem que recarregar.

Aríete



Homens poderosos balançam o tronco maciço contra a porta da cidade do inimigo até que esta ceda e então eles se refugiam em baixo do telhado. Verdade que só é útil para portas e muralhas inimigas mas pelo menos não precisa de munições.

Catapulta



As Catapultas lançam rochas enormes contra as instalações de defesa do inimigo destruindo assim os muros de pedra mais robustos. No entanto são pouco eficazes contra exércitos inimigos.

Giro-cóptero



Uma máquina voadora nova e muito rápida, fácil de manusear e não depende da direcção do vento. Com esta máquina, podemos perseguir os nossos inimigos que querem nos atacar covardemente do céu!

Cozinheiro



Os Cozinheiros de seu exército sabem exactamente como renovar a coragem dos guerreiros e heróis noite adentro no acampamento: Um copo de vinho e uma feijoada como as suas mães costumavam fazer! Se eles voltarem a se lembrar porque lutam o inimigo não os voltará a derrotar.

Médico



Os médicos alistaram-se voluntariamente para ajudar os feridos na frente de batalha. Eles podem remover pontas de seta, colocar pensos em golpes de espada e tem gelo suficiente para as cabeças dos soldados caso sejam atacadas por estilingues do inimigo.

Barcos:

Trireme



Equipado com simples esporão na proa este barco é essencial numa armada. Uma dúzia de remadores fortes fazem com que este barco atinja velocidades enormes para abalroar como esporão o casco dos barcos inimigos. Muitas vezes isto é suficiente para afundar um barco inimigo.

Barco Balista



Este barco está provido de uma besta que estava predestinada a lançar ganchos de abordagem. No entanto, a besta é muito valiosa como uma arma precisa de longo alcance, pois atinge o inimigo sob a linha de água, ainda que não cause uma graves danos.

Barco Catapulta



A catapulta no convés do navio é menor do que seu equivalente em terra devido ao espaço. As ondas do mar fazem com que esta não seja muito precisa, no entanto a catapulta dispara projecteis com petróleo incandescente que deixam perigosas manchas negras sobre o mar.

Lança-Chamas



Na proa deste barco encontra-se um lança chamas que dispara fogo grego sobre o mar. Mesmo na superfície do oceano esta mistura continua a arder criando um tapete de chamas. Um barco de combate assustador!

Abalroador a Vapor



Um invento que até a Heron assombraria: O Abalroador a Vapor usa o impulso do movimento de uma enorme Eolípila bem como as rodas de pás para entrar com uma força total no navio inimigo. Para fazer isso este barco não precisa muita da tripulação.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PIVOT STICKFIGURE ANIMATOR

Pivot Stickfigure Animator (geralmente abreviado para Pivot) é um programa (freeware) de animação diferente. Ao invés de fazer animações complexas, ele anima apenas "Stick Figures"(bonecos em palito). Mesmo sendo tão simples, alguns animadores ainda conseguem fazer efeitos mais complexos.


Sendo a sua última versão 3.1 BETA, muitos usam a versão 2.5.5 sendo a BETA só para o Grupo de MSN e privada do(s) criador(es). Mesmo assim, há sites que distribuem com ou sem autorização do criador original.



CLIQUE AQUI PARA ABAIXAR GRATIS:

Pivot Stickfigure Animator 2.2.5

"Crie animações de bonecos palito ou com elementos básicos num piscar de olhos!"

Você já pensou em criar lutas entre bonecos palitos diretamente em animações super leves no formato GIF? Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças vão se divertir.

Além de criar os tradicionais bonequinhos, use sua criatividade para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.

Como criar minha animação?

Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File > Load Background.

Linha de quadros

Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!

Exportando a animação

Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.

MAIS FIGURAS EM:

http://droidz.org/stickmain

SÉRIE: YU YU HAKUSHO

YuYu Hakusho, conhecido no Japão como Yū Yū Hakusho (em japonês: 幽☆遊☆白書? lit. "Relatório do Poltergeist"), é uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot.

No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shōnen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições. Está programado pela JBC para publicar no Brasil a edição definitiva do mangá entre o final de 2006 e o início de 2007.

O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 á 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 1990 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network.

Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com 4 boxes lançados nesse ano. Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal Para o Mundo das Trevas ou Saga do Capítulo Negro) e da saga de Makai (Saga dos Três Demônios). Totalizando 9 boxes, 30 volumes separados.

Enredo


A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para se tornar Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke.

Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados um OVA e um filme. Ambos não possuem ligação cronológica com a série de TV. O OVA narra a história de Yusuke e Kuwabara indo ao resgate de Koema, enquanto no filme, combatem os habitantes do Meikai (espécie de "Céu" do Mundo das Trevas), em defesa da Esfera do Poder.

Sagas


São divididas nas quatro respectivas sagas:

  • Detetive Espiritual (episódios 01 a 25): Yusuke morre ao tentar salvar uma criança e, pelo ato de caridade, recebe uma segunda chance no mundo espiritual. A saga conta as provas que Yusuke enfrenta para se tornar detetive espiritual e, após se tornar um, seus primeiros casos.
  • Torneio das Trevas (episódios 26 a 66): Toguro Ototo desafia Yusuke para que se enfrentem no "Torneio das Trevas", competição onde participam humanos e demônios. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai.
  • Portão do InfernoSaga do Capítulo Negro (episódios 67 a 94): Yusuke recebe a missão de derrotar Shinobu Sensui, um ex-detetive espiritual que deseja abrir uma porta dimensional entre o Makai e o Ningenkai para que todas as criaturas possam invadir o mundo dos homens.
  • MakaiSaga dos Três Reis (episódios 95 a 112): Yusuke vai até o Makai para encontrar seu pai (um dos três reis do Makai), mas acaba se deparando com uma revolta entre os Youkais e se vê obrigado a entrar em um torneio.

Filmes

  • Yu Yu Hakusho: The Movie: Dirigido por Noriyuki Abe, foi lançado no Japão em 1993.[1] No filme, Koenma é sequestrado por dois demônios que exigem um objeto chamado "Golden Seal" (Selo dourado), que está em poder de Enma, pai de Koenma. Yusuke e Kuwabara são encarregados de resgatar Koenma.
  • Yû yû hakusho: A Batalha de Meikai - Laços de Fogo: Dirigida por Masakatsu Iijima, foi lançado em 1994. O enredo trata sobre Yakumo, "o rei do inferno", que ordena o dilúvio no Mundo Espiritual e planeja dominar o mundo humano.

Diferenças entre o Mangá e o Anime

Fase Pré Detetive e Detetive Sobrenatural

1. No mangá a "pós-vida de Yusuke é mais explorada, mostrando assim realmente as provas pelas quais Yusuke passou para ressuscitar;

2. No mangá Yusuke fuma, diferente do anime;

3. No mangá Sayaka é um espirito do mal, que vai para o lado do bem após influência de Yusuke, enquanto estava morto, difente do Anime onde ele protagoniza uma investigadora;

4. No mangá Yusuke volta para o seu corpo a mês durante um dia, diferente do anime onde isso não ocorreu;

5. Durante a batalha de Yusuke contra Youkai Gouki, Yusuke usou uma distração de Gouki para cravar um pedaço de madeira entre sua boca, diferente do Anime onde Botan aparece para ajudar e é a mesma que causa a distração de Gouki;

6. Após a árdua batalha de Yusuke contra Gouki, ele se encontra totalmente acabado, com Kurama. No anime Botan está junto com Yusuke;

Saga de Sensui e Final

1. A luta entre Yusuke e Yomi, não teve um fim no mangá, pois ela dorou mais de 3 dias, diferente do Anime onde há um termino;

2. Acontece vários eventos paralelos após a Luta de Yusuke com Yomi, que não estão presentes no Mangá;

3. No mangá não ocorre nenhum beijo entre Yusuke e Keiko, diferente do Anime onde ocorre essa cena;

4. Aparentemente a saga que menos sofreu mudanças. Apenas cenas foram amenizadas devido censura, devido ao puritanismo norte-americano.

5. No mangá a mãe de Yusuke (Akatsuko) vai para o Torneio assitir ao filho lutar, diferente do anime onde ela quase não participa.

Personagens


Principais

Yusuke Urameshi (浦飯 幽助, Urameshi Yusuke)
Era um jovem de 14 anos que estudava na escola de Sarayashiki. Gostava de matar aulas no telhado da escola e sempre tomava broncas da Keiko. Era odiado principalmente pelos professores Iwamoto e Akashi. No começo do anime ele era muito briguento e declarado mau caráter, mas depois demonstra ser muito melhor do que muitos pensavam. Determinado, sua principal arma é o Reigun (Leigan) e a sorte, é descendente do Youkai Raizen com Kuda Kusushi. Sua mãe chama-se Atsuko Urameshi.
Kazuma Kuwabara (桑原 和真, Kuwabara Kazama)
Ele é um jovem de 14 anos que dizia ser o bad boy número 1 de Sarayashiki, escola onde estuda, mas não era nada comparado a Yusuke. Não é o melhor aluno da escola, mas é um ótimo lutador. Movido por uma desenfreada vontade de vencer Urameshi, sempre o desafia, tendo sua determinação fortalecida ao apanhar de Yusukue. Mesmo assim anseia por um dia vencer e mostrar a todos que ele é o mais forte da cidade. No Torneio das Trevas era o único humano do "Time Urameshi", o fazendo aparentar ser mais fraco que os demais. Dono de uma sensibilidade espiritual incrível, tem como principal arma o Lei Ken, sua espada feita de poder espiritual.
Kurama (蔵馬, Kurama)
É um Youkai nascido no mundo das trevas, o Makai. Após ser ferido gravemente por um caçador, Kurama entrou no corpo de uma criança que estava para nascer e recebeu o nome de Shuichi Minamino, após um tempo acabou sentindo afeto por sua mãe Shiori Minamino, e resolveu continuar como filho dela. Em seu corpo como Shuichi tem 15 anos e é extremamente calmo, gentil, educado, e um ótimo aluno o que pode passar uma idéia falsa de seu verdadeiro potencial em uma batalha. Dá grande importância à amizade e faz de tudo para ajudar um amigo. Gosta de sua mãe acima de tudo e não mede esforços para ajudá-la.
Hiei
Era um jovem misterioso, assassino no Makai, filho de uma Koorihime ou mulher de Gelo. Tem uma irmã gêmea, chamada Yukina (princesa e deusa do gelo). Foi separado da mãe por levar a fama de Criança Maldita (Órfão Maldoso). Implantou o Jagan (terceiro olho) para procurar o país de Gelo e matar todas as Youkais que viviam lá. Apesar de aparentar ser durão e não se importar com ninguém, ele tem muito afeto por sua irmã. Sua principal arma é uma Katana (espada japonesa), e seus principais ataques, Chamas Negras Mortais (Jao Ensatsu Rengoku-Shou) e Chamas Mortais do Dragão Negro (Ensatsu Kokuryu-ha), seu último golpe.

Aliados

Keiko Yukimura (雪村 螢子, Yukimura Keiko)
É a garota por quem Yusuke é apaixonado. Keiko na maior parte das vezes esta sempre metida nas enrascadas que Yusuke apronta. A única pessoa capaz de controlar Yusuke é ela, pois o amor que ambos sentem um pelo outro fazer com que isso aconteça. Mesmo que isso somente aconteça no final do Anime quando Yusuke pede Keiko em casamento (no mangá eles meramente se abraçam, deixando a entender que finalmente ficariam juntos).
Mestra Genkai
É a velha mestra que treinou Yusuke, para quem ela passa a doutrina Leikou Hadouken. Na saga do torneio das trevas foi morta por Toguro mas depois ressuscita. Sem os conselhos da velha mestra talvez Toguro não teria descoberto como despertar a força de Yusuke que acabaria perdendo a luta e sua vida. Genkai morre de velhice na última edição do mangá, já o anime apenas deixa a entender que ela está nas últimas.
Koenma
É filho do rei Enma Dayou, rei do mundo espiritual, logo no começo do anime é ele quem propoem a yusuke que para ele voltar a vida ele teria que praticar boas ações para fazer o ovo espirutual chocar. Koema é quem passa as missoes de yusuke como agente espiritual. Costuma ficar com a aparência de uma criança com uma chupeta na boca, que na verdade é um antigo objeto capaz de acumular energia através dos anos. Koenma julga aqueles que morrem e decide para onde estes irão. Basicamente é ele quem controla o mundo espiritual, visto que seu pai enma freqüentemente está viajando ou descansando em seu trono.
Botan
É ajudante de Koenma no Mundo Espiritual. Uma menina muito alegre e atrapalhada de cabelos azuis muito agraçada. E ela que passa as Missões para yusuke, uma ordem direta de Koema Jr. Em todas a missões de Yusuke ela se encontra para apoiar e se meter em encrenca.

Inimigos

Toguro Ototo
Entregou sua alma às trevas para se tornar o ser mais poderoso da Terra. Encontra em Yusuke o adversário ideal para usar 100% de sua força. O passado de Toguro esconde um envolvimento com a Mestra Genkai. O vilão está sempre em companhia de seu irmão transmorfo, que se chama Ani.
Toguro Ani
O irmão mais velho de Toguro Ototo e também seu braço direito. Menor que seu irmão e extremamente cruel, tem a capacidade de regenerar partes destruídas de seu corpo e mudar a forma de seu corpo, virando uma arma de ataque ou um escudo usado pelo Toguro Ototo, ele também pode mudar só alguma parte do seu corpo. A única maneira de vencê-lo é atingi-lo no coração ou no cérebro, mas a situação se complica pois ele pode mudar esses órgãos de lugar. Assim como seu irmão, quando era jovem também vendeu sua alma para ficar sempre jovem. No Torneio das Trevas lutou contra Kuwabara e foi vencido. Na explosão do estádio conseguiu se salvar e foi resgatado por Sensui, aliando-se a ele. Toguro Ani tomou conta do corpo de Makihara. É vencido novamente, dessa vez por Kurama na caverna de Sensui,com um ataque de um vegetal que o aprisionou numa ilusão eterna, onde Toguro sonhará para sempre que estará golpeando Kurama, sem conseguir matá-lo. Kurama acrescentou que ele não merece nem o direito de morrer.
Shinobu Sensui
Seu apelido no grupo é Dark Angel. É um ex-detetive sobrenatural que sempre teve um senso de justiça muito forte. Sensui tem 26 anos quando aparece na série e 7 personalidades diferentes e destintas, após ter sumido por 10 anos quando ainda era detetive sobrenatural. Um dia ele viu a fita que até então era segredo para os olhos humanos: "O Capítulo Negro", que mostra as maiores atrocidades cometidas pelos seres humanos. Depois de ver aquilo Sensui mudou completamente, roubando a fita do mundo Mundo Espiritual. Com a ajuda de Itsuki e de seus comparsas resolveu abrir o buraco que ligava o Mundo das Trevas com o Mundo dos Homens. Sensui tem várias personalidades que ele mostra na luta contra Yusuke. Seu poder é tão grande que ele estava na categoria S quando lutou com Yusuke. Durante a luta, Yusuke é possuído por Raizen e derrota Sensui. Porem, Itsuki leva o corpo de Sensui para uma outra dimensão, impedindo que sua alma siga para o Mundo Espiritual.

Mundos

Reunindo elementos do xintoísmo e budismo, a série apresenta vários mundos. São eles:

Ningenkai

É o Mundos dos homens, Terra. Onde moram Yusuke, Keiko, Kuwabara, etc.

Reikai

É o Mundo Espiritual, lugar para onde as almas vão depois da morte. Segundo lendas do Japão, depois que uma pessoa morre, sua alma é guiada através do Sanzu no Kawa (Rio dos Mortos ou Arqueronte para os gregos), entrando então no Shinpan, os Portões do Julgamento. Lá o espírito é julgado pelo que fez em vida, e recebe a absolvição ou castigo. Muitos setores do Budismo ensinam que seres humanos são todos maus e precisam rezar para serem salvos do Inferno. Talvez por isso o Céu não é mencionado em Yu Yu Hakusho. Sr. Enma é o senhor supremo do Mundo Espiritual. Como ele está sempre fora a negócios, quem toma conta do lugar é seu filho, Koenma.

Makai

É o Mundo das Trevas, nesse mundo vivem Youkais de muito poder. O Makai é dividido em países. Até 1.500 anos atrás, o Makai tinha ligação direta com o Mundo dos Homens. Devido ao grande número de perdas humanas dadas pelos youkais assassinos, foi criada uma barreira espiritual para impedir a ligação direta dos dois mundos. Essa barreira impede a passagem de youkais assassinos e de homens que tentem entrar no Makai. Mas alguns demônios insignificantes passaram por essa proteção, não dando muito trabalho por serem fracos. Para isso existem os Detetives Sobrenaturais que tem como função proteger a Terra dos monstros que conseguem passar. A única forma da barreira ser destruida é pela Espada Extra-dimensional. Até 1.500 anos atrás, antes da criação da barreira espiritual, não havia nenhuma forma de Governo no Makai, pois os youkais circulavam livremente. Após a criação da barreira, o Makai foi tomado por uma guerra que mobilizou todos os youkais. No fim, os youkais tiveram que se organizar em governos e/ou em tribos para definir quem governaria o Makai. No fim da batalha restaram apenas a tribo de Raizen, o reino de Gandara de Yomi e os guerreiros de Mukuro. Após anos de batalhas, os três youkais resolveram dividir o Makai entre eles, tornando-se assim os Três Poderes do Makai. Após a morte de Raizen, houve um torneio para definir quem governaria o Makai. O torneio foi vencido por Enki.

Meikai

O Meikai é o mundo que Yakumo governa. É para o Meikai que vão as almas dos que são julgados e condenados. É nesse mundo que o rei Enma tem que lutar para salvar seu filho. Este mundo fica acima do Makai, assim como o Reikai fica acima do Ningenkai.

Recepção

Até Junho de 2007, YuYu Hakusho vendeu mais de 45.000.000 de cópias no Japão.[2]

Em 1993, ficou em segundo lugar no prêmio Anime Grand Prix, sendo superado apenas por Sailor Moon.[3] Nos dois anos seguintes, foi escolhido o melhor anime no mesmo prêmio.[4] Ainda em 1994, venceu o Shogakukan Manga Award na categoria shōnen[5]

Além disso, a revista declarou que o número de série 53 no seu top 100 anúncio anime em 2001. Em uma pesquisa conduzida na Internet em 2006 no Japão pela rede de TV Asahi, Yu Yu Hakusho foi votado como o anime 15 melhores de todos os tempos. Brutus revista japonês é votado o melhor anime 6 de todos os tempos.

Durante a sua estreia Toonami na América do Norte em maio de 2003, Yu Yu Hakusho colocados em 7 fora do top 111 Nielsen Ratings Cartoon Network transmissões, com o maior sendo # 30 a 13 de Maio em uma quota de 2%. Atari declarou em dezembro de 2003 que o anime foi um dos principais programas de televisão avaliado na América do Norte para o sexo masculino idade 9-14.Foi adicionalmente observou que os relatórios de avaliações de Nielsen mostrou que Yu Yu Hakusho amarrado com Dragon Ball GT como o top-rated programa Cartoon Network demográfico para o mesmo durante a semana de 28 de setembro de 2004. Foi o segundo mais alto-rated show idades entre 12-17 na mesma semana.Em março de 2009, a série foi votado pelos usuários do IGN como a melhor série de 10 animados de todos os tempos.

Música

Tema de Abertura

Hohoemi no Bakudan, interpretada por Matsuko Mawatari.

Temas de Encerramento

1 - Homework ga Owaranai, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 1 a 29).

2 - Sayonara Bye Bye, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 30 a 59).

3 - Unbalance na Kiss Wo Shite, interpretado por Hiro Takahashi, já falecido (episódios 60 a 83).

4 - Taiyou ga Mata Kagayaku Toki, interpretado por Hiro Takahashi, já falecido (episódios 84 a 102).

5 - Daydream Generation, interpretada por Matsuko Mawatari (episódios 103 a 111).


terça-feira, 9 de março de 2010

SÉRIE: OS CAVALEIROS DE ZODÍACO


Saint Seiya (em japonês: 聖闘士星矢 Seinto Seiya?, lit. "Santo Seiya"*), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005.

Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. Desde 2009, o canal Animax tem transmitido a versão japonesa com legendas.

Enredo

A cada 200 anos (em média), Atena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, com a sagrada missão de impedir outros deuses de dominar a Terra e os seres humanos. Para cumprir sua missão, Atena conta com a ajuda de jovens guerreiros protegidos com armaduras sagradas intitulados cavaleiros. Juntos, lutam contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias.

Sagas

No anime, existem 114 episódios clássicos mais 31 episódios da saga de Hades, produzidos mais tarde. Já no mangá, a história consiste de 48 volumes, no Brasil. É dividida da seguinte maneira:

Santuário


A mais longa de todas as sagas, foi subdividida no total de cinco capítulos. Conta a história dos Cavaleiros de Bronze na Guerra Galáctica até a Batalha das doze casas:

  • A Guerra Galáctica (episódios 01 a 06, no anime, e capítulos 01 a 08, no mangá): Após os cavaleiros conquistarem suas armaduras, Saori os chama para um torneio tendo como prêmio a armadura de ouro de Sagitário, porém, com ódio de Mitsumasa Kido, Seiya vai ao torneio com o objetivo de reencontrar sua irmã, Seika.
  • Os Cavaleiros Negros (episódio 07 a 15, no anime, e capítulos 09 a 18, no mangá): Antes de terminar o torneio, Ikki de Fênix retorna da Ilha da Rainha da Morte, e ao contrário do esperado, se rebela contra Atena e rouba a armadura de ouro. Os cavaleiros vão atrás da armadura que acaba sendo dividida entre os Cavaleiros Negros, fiéis a Ikki. Então começa uma batalha para reaver as nove partes da armadura (duas pernas, dois braços, cintura, peito, corpo, ombros e máscara)
  • As Forças Ocultas no Santuário (episódios 16 a 22, no anime) (Filler): Este capítulo existe apenas no anime, e foi criado (juntamente com a história do Mestre Ares), porque a produção do anime estava seguindo um ritmo mais rápido que a do mangá, então, para a história não parar, a Toei Animation escreveu alguns episódios que não existiam na saga original. Após derrotarem Ikki, os cavaleiros foram atacados por Dócrates que rouba a armadura de ouro, mas graças ao sacrifício de Ikki, acabam saindo com a máscara. Mais tarde, Dócrates sequestra Saori e pede a máscara como resgate. Seiya e os outros bolam um plano para salvar Saori, derrotar Dócrates e recuperar a armadura, mas o plano não dá totalmente certo. Diante do fracasso de Dócrates, o Santuário envia os cavaleiros fantasmas, o Cavaleiro do Fogo e até mesmo o Cavaleiro de Cristal (mestre de Hyoga), para derrotar os cavaleiros de bronze e recuperar a máscara da armadura de Sagitário.
  • Os Cavaleiros de Prata (episódio 23 a 35, no anime, e capítulos 19 a 27, no mangá): O Mestre Ares envia os Cavaleiros de Prata, guerreiros teoricamente mais fortes que os Cavaleiros de Bronze, para destruir o que dizia ser uma rebelião contra o Santuário. Marin de Águia (mestra de Seiya), também recebeu essa missão, enquanto Daidalos de Cefeu (mestre de Shun), desobedeceu as ordens do Mestre Ares, sendo por isso atacado por Milo de Escorpião um dos 12 Cavaleiros de Ouro, que pôs a Ilha de Andrômeda abaixo.
  • As Doze Casas (episódios 36 a 73, no anime, e capítulos 28 a 45, no mangá): Determinada a purificar o Santuário, Saori ordena que os cavaleiros de bronze invadam o templo. Para garantir seus desejos maléficos, Mestre Ares convoca os lendários Cavaleiros de Ouro, os mais poderosos guerreiros de Atena.

Guerreiros Azuis

Existe apenas no mangá. É uma história solo de Hyoga de Cisne. Inicia-se com a sua visita à Sibéria depois da Guerra das Doze Casas do Zodíaco para rever sua mãe morta há sete anos. Nesta mini-saga, Hyoga é capturado e preso em uma masmorra, no Graad Azul, entretanto, com a ajuda de Natássia e Jacob ele consegue se libertar e segue para enfrentar os guerreiros azuis. Essa saga se passa no volume 22 do mangá.

Fãs argentinos criaram o projeto Cygnus Project que tem o objetivo de animar essa saga, no entanto, o projeto foi suspenso. No final de 2008, fãs brasileiros decidiram criar o projeto "Natássia do País do Gelo" que além de animar a Saga dos Guerreiros Azuis, cria também um jogo de RPG baseado nela.

Asgard

Existe apenas no anime. A batalha entre os Cavaleiros de Atena e os Guerreiros Deuses de Odin, manipulados por Hilda de Polaris, que estava sendo controlada pelo Anel de Nibelungo dado por Poseidon. Ocorre entre os episódio 74 e 99. Essa saga foi baseada na mitologia nórdica.

Poseidon

A verdadeira batalha contra o deus dos mares e seus Generais Marinas. Ocorre entre os episódios 100 e 114 (anime), e capítulos 46 e 65 (mangá).

Hades


Conta sobre umas das milhares de guerras santas contra Hades, sua irmã Pandora Heinstein e os espectros. É composta por três capítulos. A animação dessa saga somente ocorreu em 2002, treze anos após o término da saga de Poseidon.

  • Santuário (episódios 115 a 127, no anime, e capítulos 66 a 81, no mangá japonês): O selo que prendia as almas de Hades e seus espectros se rompe, dando início à temida guerra santa contra Hades. Saga de Gêmeos, Máscara da Morte de Câncer, Shura de Capricórnio, Camus de Aquário, Afrodite de Peixes e Mestre Shion são ressuscitados e juram lealdade a Hades.
  • Inferno (episódios 128 a 139, no anime, e capítulos 82 a 99, no mangá japonês): Os cavaleiros de Atena vão até o inferno para entregar a Saori a armadura de Atena e ajudá-la a enfrentar Hades.
  • Elíseos (episódios 140 a 145, no anime, e capítulos 100 a 108, no mangá japonês): Os cavaleiros de bronze invadem os Campos Elíseos, local reservado aos deuses, onde terão de enfrentar Hypnos (deus do Sono), Thanatos (deus da Morte), e Hades (deus do submundo).

Céu

Ela é iniciada com o último filme dos Cavaleiros, Prólogo do Céu, que conta a invasão de outros deuses do Olimpo ao planeta Terra, tendo como os vilões principais Artemis (deusa da Lua), irmã de Atena e Apolo (deus do Sol), irmão de Artemis e Atena. A história ainda não foi concluída por Kurumada.

No ano de 2004, foi lançado o quinto filme chamado Os Cavaleiros do Zodíaco - Prólogo do Céu (Saint Seiya - Tenkai-hen Josō), que supostamente seria um capítulo estendido situado logo após o fim da saga de Hades, dando início a uma nova saga. O filme chegou aos cinemas brasileiros em novembro de 2006.

Sagas paralelas

As Sagas Paralelas são aquelas que não seguem a cronologia normal do Mangá/Anime, mostrando outras aventuras além das principais.

Episódio G

Episódio G é a abreviação de "Episódio Gold" (Episode Gold no Japão), nome do mangá japonês de Os Cavaleiros do Zodíaco, lançado em 2002 e publicado no Brasil pela editora Conrad. A história é um prelúdio, que começa com o relato da tentativa de assassinato de Atena há 13 anos e continua mostrando a vida de Aioria, o Cavaleiro de Leão, que tendo o irmão acusado de traição passa a ser sempre mal visto no Santuário.

Na história também surgem os Titãs, deuses que reinaram antes de Zeus. Os Titãs vão aos poucos ressurgindo e fazendo renascer outras criaturas mitologicas, como os Gigas, com o intuinto de invadirem o santuário de Atena e resgatar a arma divina de Cronos, o rei dos titãs, mas os cavaleiros de Atena aparecem para combatê-los; onde mais tarde ocasionará uma guerra entre o santuário e as tropas de Cronos.

Gigantomaquia


Gigantomaquia é um livro que conta uma saga paralela de Os Cavaleiros do Zodíaco, sendo dividido em dois volumes. Foi escrito por Tatsuya Hamazaki, com total aprovação do Masami Kurumada.

A história trata do retorno dos Gigas (ou Gigantes), guerreiros portadores das "Adamas", armaduras com a dureza de diamante e simbolizando pedras preciosas e semipreciosas. Eles atacam o Santuário com o objetivo de seqüestrar a jovem amazona de Bronze, Yuuri de Sextante. Junto com o mestre Nicol de Altar, um Cavaleiro de Prata, Seiya e seus amigos tentam libertar a jovem, mas acabam caindo em uma armadilha. Durante a história, surge Mei de Cabeleira de Berenice, filho legítimo de Mitsumasa Kido e discípulo do Cavaleiro de Ouro Máscara da Morte de Câncer. A armadura de Cabeleira de Berenice não pertence a nenhuma classificação das armaduras do Santuário e é capaz de deter os gigas.

Os Cavaleiros de Bronze lutam com diversos Gigas aliados aos Titãs e liderados pelo deus Sífon, que comanda por meio do "Temor".

Next Dimension

Mangá escrito e desenhado por Masami Kurumada e lançado em 2006. A princípio conta a história da última Guerra Santa contra Hades (ocorrida em 1743), do ponto de vista de Dohko de Libra e Shion de Áries. Mas do cápitulo 14 em diante começa a contar a história da saga do céu, depois da batalha de Hades, onde Seiya está à beira da morte e Atena procura sua irmã Artêmis para salvá-lo.

The Lost Canvas

Lançado meses depois de Next Dimension, também narra a guerra santa de 1743, porém do ponto de vista do antigo Cavaleiro de Pégaso, Tenma, e da reencarnação de Hades, Alone. Este mangá lida com a relação do trio Alone (Hades), Sasha (Atena) e Tenma (Pégaso), uma vez que moraram num mesmo orfanato quando jovens e levando em conta o fato de que Alone é irmão biológico de Sasha.

A publicação apresenta diversos fatos esclarecedores sobre a série. Porém alguns pontos estão em contradição com o mangá Next Dimension.

No final de junho de 2009 foi lançado o anime baseado no mangá The Lost Canvas. A história trata da guerra santa da época em que Dohko de Libra e de Shion de Áries eram jovens cavaleiros de ouro, há 243 anos.

Filmes

Cinco filmes foram feitos pela Toei Animation e pela Bandai, sendo o último escrito por Masami Kurumada, o autor original da série. Com a exceção do Prólogo do Céu, o último filme, nenhum deles faz parte da cronologia da história original, são apenas sagas alternativas. A maioria dos filmes dos Cavaleiros do Zodíaco possui duração inferior a sessenta minutos. Todos os cinco filmes representam lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico.

É importante destacar que muitas pessoas não consideram os filmes como peças relevantes da série Saint Seiya, provavelmente devido à baixa receptividade quanto à qualidade dos mesmos. Algumas críticas feitas aos filmes são o pobre desenvolvimento psicólogico dos personagens e a pouca criatividade nas histórias. De acordo com os comentários mais comuns, as tramas sempre giram em torno das lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico que vem à Terra acompanhado de alguns soldados com o intuito de destruir a raça humana. Em todos os filmes, a deusa Atena é raptada ou abduzida, o cavaleiro Shun é facilmente derrotado e inevitavelmente resgatado por seu irmão Ikki, e basta um golpe de Seiya com a flecha da Armadura de Ouro de Sagitário para pôr fim às intenções perversas das divindades.

Entretanto, diferente do senso comum, Masami Kurumada participou ativamente da elaboração dos três primeiros filmes explicando a utilização de elementos que seriam reutilizados no mangá, como a ressureição dos Cavaleiros de Ouro, o lendário Cavaleiro de Lira, e o golpe suicida de Saga em Jaú (semelhante ao golpe suicida de Kanon em Radamanthys).

Kurumada desenhou pessoalmente o visual dos cinco inimgos do primeiro filme, bem como os de Durval, Loki, Frey e Freya em A Grande Batalha dos Deuses (tendo o desenhos destes dois últimos sido reaproveitados no mangá, sobre a forma de Alexei e Natassia). O visual do deus Abel também foi elaborado pelo criador da série, servindo de base para o desenho de Apolo.

Diferente dos primeiros filmes, o Prólogo do Céu teve recepção positiva pelos fãs em todo o mundo, embora o mesmo não possa ser dito dos fãs japoneses, o que explica o fracasso de público na sua exibição. Em virtude das alterações de seu roteiro original, e o fracasso do filme no Japão, Masami Kurumada exigiu a sáida de toda a equipe de animação da série, que foi substituída na produção de Hades. O que ele não contava era com aceitação positiva dos fãs e sucesso de vendas do Prólogo do Céu depois da sua versão em DVD e sua recepção mundial.

Os filmes são:


Histórias laterais

São histórias escritas pelos produtores do anime e reconhecidas como oficiais por Masami Kurumada. Foram publicadas nas revistas "Jump Gold Selection" da editora Shueisha. Ao todo, foram três histórias, quais sejam:

  • Corrente Nebulosa - Laços de Irmãos: Centrada na relação entre Ikki e Shun, narra a vida dos dois cavaleiros. Se passa logo após o arrependimento de Ikki.
  • A História Secreta da Excalibur - Saga! Prelúdio da Ambição: Aborda a traição de Saga e as mortes de Shion, Ares e Aiolos. Shura é tratado como um cavaleiro novo que se espelhava no cavaleiro de Sagitário.
  • Atena! O grande Amor: Ambientada logo após a morte de Saga de Gêmeos, trata-se de uma transição entre a Saga do Santuário e a Saga de Asgard. Relata os sentimentos de Saori que demonstra preocupação com o estado dos cavaleiros de bronze (especialmente Seiya), após o confronto com os cavaleiros de ouro.

Os Cavaleiros de Atena


Quando a primeira guerra santa começou, muitos homens que lutavam por Atena morreram até que sobraram apenas garotos para lutar. Como odiava as armas, Atena os vestiu com armaduras feitas com Oricalco, o pó de estrelas, e as banhou com a "Vontade Divina". Segundo o mito de Cavaleiros do Zodiáco, todo ser humano é capaz de despertar e elevar seu Cosmo, desde que passe pelo treinamento necessário.

Os Cavaleiros de Atena são hierarquizados de acordo com o metal que compõe sua armadura e sua constelação guia, e esta classificação servem também para dividí-los quanto ao nivel de seu poder, isto é, a capacidade de elevarem seus cosmos. Eles são dividas em Bronze, Prata e Ouro; tais armaduras são entregues a guerreiros, que possuem domínio do cosmo, equivalente ao nível da armadura. Enquanto as Bronze são vestidas por Cavaleiros mais fracos, as de Ouro pertencem àqueles que dominam completamente o Sétimo Sentido, que seria a percepção cósmica de canalizar e dominar plenamente a energia que permeia toda a matéria (chamada cosmo-energia).

Na história original, existem doze armaduras de ouro, vinte e quatro de prata, quarenta e oito de bronze e quatro armaduras especiais que não possuem categoria. No Episódio G, é dito que existem cinquenta e duas armaduras de bronze, não existindo, portanto, nenhuma armadura especial.

Personagens


Protagonistas

A Deusa da Sabedoria e da Justiça cuja vontade é de proteger a humanidade do mal e garantir a paz. Após ser salva das ambições que rodeava o Santuário, foi nomeada como Saori Kido, neta de Mitsumasa Kido. Ela fora salva por Aiolos de Sagitário das garras de Saga de Gêmeos (Mestre Ares), que tentara matá-la. Se aproveitando da inexistência de testemunhas, Mestre Ares acusou Aiolos de traição, que posteriormente foi morto por Shura de Capricórnio por ordens do Mestre.

Cavaleiro que conquistou sua armadura na Grécia, treinado pela amazona de prata Marin de Águia. Nobre ao mesmo tempo que agitado, Seiya é o protagonista da série, cujo objetivo é encontrar sua irmã perdida, Seika. É conhecido por nunca perder as esperanças e lutar por aquilo que acredita. Depois da guerra contra Hades ele encontra Seika graças á Marin.

Cavaleiro que treinou arduamente na China com o Mestre Ancião que na verdade é o cavaleiro de ouro Dohko de Libra. Sábio e habilidoso, Shiryu é um notável guerreiro que sempre arrisca sua vida em prol das outras pessoas. Costuma receber grandes ensinamentos de seu mestre.

Treinou sobre as frias montanhas da Sibéria orientado pelo cavaleiro Camus de Aquário (no anime é treinado pelo Cavaleiro de Cristal). No mangá, recebe a missão de destruir Seiya e os outros cavaleiros de bronze que mancharam a honra do santuário ao participar do torneio de Saori Kido no Japão. Calmo e calculista, Hyoga é o guerreiro que manipula o frio. Ele sempre se lembra da morte de sua mãe que naufragou para salvar o filho, de onde retira forças para lutar, muito embora seu mestre dicorde da fonte de inspiração do pupilo e pregue que para atingir a perfeição como guerreiro, Hyoga deva esquecer este tipo de sentimentos,sendo este fato o que provoca Hyoga a lutar pessoalmente com Camus na batalha das Doze Casas.

Conquistou sua armadura na ilha de Andrômeda, próxima da Etiópia. Pacífico e bondoso, Shun vive a contradição de ser um guerreiro que não gosta de lutar. Ao fazer uma promessa ao seu irmão Ikki, treina para ser um guerreiro. É muito poderoso, mas esconde o seu verdadeiro poder usando apenas a corrente embutida na armadura. Muitas vezes, quando está em perigo, é ajudado por seu irmão. Mas devido o fato de não gosta de lutar, é rempreedido por Kano de gêmeos, e após isso, ele passa a enteder o que é lutar. Ele foi treinado pelo cavaleiro Albion de Cefeu junto a June de Camaleão, Leda e Spica.

Ikki é o guerreiro que teve o mais difícil treinamento para conquistar sua armadura após resolver trocar o seu lugar com o de seu irmão. O mestre de Ikki, Guilty, que o treinou na Ilha da Rainha da Morte, conseguiu embutir o ódio e o rancor no coração de seu pupilo após matar Esmeralda, sua escrava (filha no anime), a quem Ikki amava. Após isso, acaba matando seu mestre, conquista a armadura de Fênix e a liderança dos Cavaleiros Negros. Afim de se apossar da armadura de ouro de sagitário, se une aos cavaleiros negros para lutar contra Seiya e os outros. Posteriormente, arrependido, Ikki desaparece após ser derrotado, mas volta para ajudar seus amigos em momentos críticos.

Antagonistas

  • Saga de Gêmeos: O Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, por seu poder, considerava-se o único homem capaz de deter os futuros ataques dos deuses à Terra. É atormentado por duas personalidades diametralmente opostas: a benevolente e a malévola. Treze anos antes de a história ter início, Saga tenta matar a pequena deusa Athena, sem sucesso. Mas toma o controle total do Santuário, ao aniquilar (Shion de Áries). Tendo todos os Cavaleiros de Athena como seus comandados, treze anos depois, ao saber que Athena estava viva, tenta destrui-la novamente. De qualquer maneira, é tanto um dos maiores vilões de toda a série, como também um dos maiores heróis.
  • Hilda de Polaris: Representante de Odin na Terra, a valquíria é possuída pelo Anel de Nibelúngo (controlado por Poseidon, no animê), que a leva a ter impulsos de dominação do mundo em nome de Odin.
  • Julian Solo (Poseidon): Julian Solo, magnata do comércio marítimo, hospedeiro do espírito do deus dos mares. Sua missão é purificar a terra através de enchentes e inundações.
  • Kanon: Irmão gêmeo de Saga, previu o lado negro de seu irmão. Diz ao espírito de Poseidon que Atena voltara a caminhar sobre a Terra e que o deus dos mares deveria combatê-la. Então diz para Julian Solo que ele é um deus, e assim se faz. É conhecido também como o homem que manipulou os deuses.
  • Hades: Deus do Mundo dos Mortos, usou o corpo de Shun de Andrômeda como hospedeiro. Deseja o domínio da Terra e sua purificação através da morte dos humanos.

Outros

  • Kiki: Aprendiz de Mu de Áries. Por enquanto não tem muitos poderes, mas é um garoto bastante valente, como pode constatar na batalha contra Poseidon, onde Kiki leva a armadura de Libra. Possui poderes de telecinese. É um dos últimos descendentes da raça do continente de Shion. Tornou-se um grande amigo dos cavaleiros de bronze, principalmente de Shiryu e Seiya.
  • Shina de Cobra: É uma amazona de Prata que treinou Cássius, outro candidato a Armadura de Pégaso. Com personalidade geniosa, quis vingar-se de Seiya por ter derrotado seu discípulo,inclusive arrancado-lhe a orelha, e por achar que a armadura de Pégaso era digna somente de ser utilizada por um grego legítimo, como Cassius, e não por um japonês, que, por natureza, não seria "devoto" da Deusa Athena.Nessa ocasião, Seiya acaba vendo seu rosto sob a máscara e, desde então, Shina alimenta uma obsessão por ele, pois quando uma amazona tem seu rosto visto por um homem, ela deve amá-lo ou matá-lo.Sempre defende Seiya, muitas vezes dando seu próprio corpo, jogando-se contra golpes de seus oponentes.
  • Tatsumi Tokumaru / Tokumaru Tatsumi: guarda-costas de Saori e seu braço direito. Foi assistente de Mitsumasa Kido. Era encarregado de treinar os órfãos que futuramente seriam os Cavaleiros de Bronze, e muitas vezes abusava de seu status. Aparenta ser um excelente lutador de kendo. É um fiel ajudante, acompanhou Saori até o santuário e permaneceu com Saori durante as doze horas que ela estava ferida. Apesar de não ser um cavaleiro, a defende como se fosse um.
  • Freya: irmã de Hilda de Polaris. Vive em Asgard. Liberta Hyoga quando ele é preso e foge com ele. Ajuda os cavaleiros de bronze dando informações sobre os guerreiros deuses e os ajuda a chegar ao templo de Poseidon.
  • Mitsumasa Kido / Kido Mitsumasa: avô adotivo de Saori. Após receber Atena ainda bebê e a Armadura de Sagitário de Aiolos, reuniu 100 crianças para se tornarem Cavaleiros, vivendo todos em sua mansão no Japão. Morreu pouco antes de Seiya retornar da Grécia, levando consigo o segredo do paradeiro da irmã de Seiya. Idealizador da milionária e nipônica Fundação Graad.
  • Shunrei: Filha adototiva de Dohko de Libra, que a adotou ainda pequena e assim viveu com ele em Rozan, nos 5 picos antigos da China. Lá conheceu Shiryu e Okko nos seus treinamentos, mas visivelmente se apaixonou por Shiryu. Sempre cuidou dele nas horas adversas, rezou por seu retorno seguro e foi atacada por Máscara da Morte de Câncer que a jogou cachoeira abaixo após desconcentrá-lo com suas orações na iminência da morte de Shiryu, mas o Mestre Ancião a salva.

Produção e recepção

Quando Masami Kurumada estava no processo de criação do mangá, o nome do cavaleiro de pégaso seria Rin, e o título "Ginga no Rin" (Rin da Galáxia). Entretanto, depois Kurumada mudou o nome do personagem para Seiya, por julgá-lo mais adequado, isto porque em kanji, Seiya significa "flecha estelar" (uma referência à constelação de sagitário, signo de Seiya e do próprio Kurumada). Finalmente, o título foi mudado para Saint Seiya porque os defensores de Atena seriam chamados de "santos cavaleiros".[1]

Seiya foi inspirado no personagem Takane Ryuuji, protagonista do mangá Ring ni Kakero, também de autoria de Kurumada.[1]

No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania". Em outros países latino-americanos (como por exemplo, no México e na Argentina) o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como "Robotech" e "Mazinger Z". Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.

A ideia de utilizar mitologia como pano de fundo serviu de inspiração para outros animes como, por exemplo, Samurai Warriors e Shurato.[2]

Pode afirmar-se que a série deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi junto com Captain Tsubasa, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

Mangakas famosos atualmente como o grupo CLAMP, Kubo Tite e Yun Kouga ja declararam terem sido muito influênciados pelas obras de Kurumada.

O mangá original vendeu mais de 25 milhões de cópias no Japão.[3] Em ranking publicado em 2006 pela TV Asahi, Os Cavaleiros do Zodíaco está entre os cem melhores animes.[4]

Em 1987, a série foi eleita a melhor anime do ano na famosa premiação Anime Grand Prix realizada pelas revistas japonesas Animage e Newtype.[5] No ano seguinte, Saint Seiya foi eleito o segundo melhor anime de 1988, sendo superado pelo filme Tonari no Totoro.[6]

No Canadá e Estados Unidos, a série não fez sucesso em sua primeira exibição. Somente em 2003, com o nome Knights of the Zodiac a série começou a ganhar fãs do continente norte-americano (mais específicamente nos estados de Quebec (Canada) e Wisconsin (EUA)). A empresa responsável pelo licenciamento foi a DIC Entertainment. A série sofreu muitos cortes e enormes alterações na trilha sonora e na história, o que decepcionou muitos fãs. A saída foi lançar DVDs (caixas) na íntegra (sem cortes e alterações). Alguns produtos começaram a ser lançados junto com o mercado japonês com isso é crescente o número de fãs que estão se formando nos EUA e no Canadá.

Temas recorrentes

  • Armaduras:

Na série, a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico. Os deuses também possuem armaduras, chamadas de kamui(Literalmente armadura dos deuses).

A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só pode ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os descendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena, por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar um terço do próprio sangue para ajudar na recuperação.

Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplificam a cosmo-energia do usuário muitas vezes.

  • Cosmo:

Depois do Big Bang, uma força chamada de cosmo foi espalhada pelo universo. Os humanos que conseguem controlar essa força tornam-se extremamente fortes e conseguem despertar sentidos sobre-humanos.[7]

  • Reencarnação:

No começo da série é dito que a cada período médio de 250 anos, os deuses reencarnam na Terra. Durante a batalha das doze casas, Shaka conta para Ikki que é a reencarnação de Buda. Com o lançamento dos mangás The Lost Canvas e Next Dimension, revela-se que a maioria dos cavaleiros da era atual são na verdade reencanações dos cavaleiros da última guerra santa contra Hades.

  • Sentidos:

Do ponto de vista da biologia, os sentidos são as formas como os seres vivos reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. No ser humano são reconhecidos como sendo cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; sendo suas respectivas funções: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir a "textura". A série expande o poder dos dois últimos sentidos dando ao paladar a função de fala e ao tato o controle sobre a coordenação motora.

Contudo, foram descritos na série mais quatro sentidos, sendo eles:[7]

6º Sentido: (Intuição) O sexto sentido faz os humanos poderem perceber e se comunicar com pessoas a grande distância. Com esse sentido um humano pode saber quando cada pessoa vai nascer ou morrer, ele também pode prever algo que irá acontecer.

7º Sentido: (Cosmo) Sétimo sentido é o domínio total do "Cosmo". Quando um cavaleiro consegue dominar este cosmo por completo, isto quer dizer que ele alcançou o máximo do sétimo sentido. Desde os tempos mitológicos, apenas os Cavaleiros de Ouro conseguiram dominar o máximo do sétimo sentido, sendo, assim, pessoas praticamente invencíveis. Mas, na verdade, se um Cavaleiro de Bronze ou Prata estiver muito determinado e encorajado, ele também poderá alcançar o sétimo sentido, mesmo sendo com muito mais dificuldade. O poder desse sentido é capaz de superar a perda dos outros seis.

8º Sentido: (Arayashiki) O oitavo sentido é a habilidade que permite aos Cavaleiros irem até o Meikai (Mundo dos Mortos) e voltarem sem morrer. Assim como o sétimo sentido, é necessário um bom estado de espírito para despertá-lo. Os Espectros de Hades não o possuem, apesar de irem e voltarem do Mundo dos Mortos facilmente graças à proteção que possuem por jurar lealdade a Hades.

9º Sentido: (Suprema Virtude) Apesar de apresentado no Hipermito, nunca foi descrito na série. O nono sentido seria a "Vontade Divina", um poder que permeia o universo desde o Big Bang. Aqueles que o alcançam, ganham o poder para se converterem em deuses.

Mitologia e Religião

Apesar de ser baseada na mitologia grega, a série apresenta elementos de diversas outras mitologias e Religiões. Essa miscelânea é explicada pelo Hipermito (um compêndio com informações sobre o enredo da série, lançado em 1988 com o objetivo de explicar dúvidas deixadas pelo anime e pelo mangá).

Segundo o Hipermito, o Big Bang deu origem ao Universo e à Suprema Virtude (nono sentido), sendo este último responsável pela criação do ser humano. Alguns humanos atingiram um elevado cosmo, despertando o nono sentido e transformando-se em deuses. A medida que novos deuses surgiam, diferentes seitas e Religiões eram criadas para venerá-los.[7]

Avanço da série

1986
1987
1988
  • Bandai lança os bonecos dos Cavaleiros, com suas armaduras de metal.
  • Lançamento do segundo curta-metragem: A Grande Batalha dos Deuses (A Batalha de Durval).
  • O anime começa a ser exibido na França, sendo rebatizado para: Les Chaveliers du Zodiaque – nome que o acompanharia em todas as outras traduções ao redor do globo.
  • Lançamento do primeiro longa-metragem: A Lenda dos Defensores de Atena (A Batalha de Abel).
  • A Shonen Jump lança a revista Cosmo Special, contendo o Hipermito.
1989
  • Exibido o último episódio do anime no Japão.
  • Lançamento do terceiro curta-metragem: Os Guerreiros do Armageddon (A Batalha de Lúcifer).
1990-1993
1994
1995
  • O longa-metragem A Lenda dos Defensores de Atena é exibido nos cinemas brasileiros e tem recorde de público dentre as animações nipônicas já exibidas na grande tela. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas assistiram ao filme.
  • É exibido o último episódio da série no Brasil; contudo, a Rede Manchete continuaria a reprisá-la pelos próximos dois Anos.
1997
  • A Rede Manchete remove as reprises de Os Cavaleiros do Zodíaco do ar, após condensar os últimos dois episódios em apenas um, e encerra a exibição com um fatídico "Fim", junto aos créditos.
1998
  • No dia primeiro de Janeiro a Manchete exibe sem muito alarde o filme "A Batalha Final". Seria a última exibição da série no Brasil até seu retorno pelo Cartoon Network.
1999-2000
  • Em Setembro a SIC finalmente começa a transmitir a série na íntegra em Portugal.
  • Em Dezembro, o mangá de Os Cavaleiros do Zodíaco, junto com o de Dragon Ball, passa a ser publicado no Brasil pela Conrad Editora.
2001
  • O desenhista francês Jérome Alquié, que antes havia produzido um cartaz para chamar a atenção da Toei Animation sobre a Saga de Hades, surpreende o mundo ao produzir dois trailers da Saga (o primeiros com cenas do encontro de Ikki e Pandora e o segundo com os Cavaleiros diante do Muro das Lamentações). O francês Chegou a declarar que se a Toei não quisesse produzir a Saga de Hades, ele compraria os direitos e ele mesmo produziria.
2002
  • Gigantomaquia é lançada no Japão.
  • Toei Animation finalmente lança a Saga de Hades em anime.
2003
  • Episódio G (novo mangá dos Cavaleiros), é lançado no Japão.
  • Começa a redublagem de Cavaleiros nos estúdios da Álamo, para seu esperado relançamento no Brasil. Em 1º de Setembro acontece a reestréia no Brasil, no canal a cabo Cartoon Network.
  • Encerrada a publicação do mangá no Brasil, com a chegada da edição 48.
2004
  • Novo filme dos Cavaleiros (Prólogo do Céu - Abertura) estréia no Japão.
  • Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil também em canal aberto: Rede Bandeirantes à partir das 18:00 h, de segunda à sexta.
  • É relançado o mangá no Brasil com algumas correções consideráveis nos textos. Além disso é lançado o Episódio G no Brasil, o segundo país a lançá-lo, atrás apenas da Argentina.
2005
  • Filme Books e Gigantomaquia são lançadas no Brasil.
  • Jogo de Ps2 dos Cavaleiros é lançada no Japão pela empresa Dimps.
  • Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil por outro canal aberto: Rede 21 (atualmente chamado Play).
  • A dublagem do Capítulo do Santuário da Saga de Hades começa a ser feita para exibição no México (Primeiro país sem contar o Japão a exibir a saga).
  • No Dia 17 de Dezembro são exibidos os primeiros dois episódios do Capítulo do Inferno (Saga de Hades).
2006
  • Começa a dublagem para o DVD brasileiro da Saga de Hades, Capítulo do Santuário (Segundo país sem contar o Japão a exibir a saga).
  • O Brasil é o primeiro país, sem contar o Japão, a exibir o filme Prólogo do Céu nos cinemas.
  • No dia 27 de Abril é lançado o novo mangá de Masami Kurumada: Saint Seiya - The Next Dimension.
  • É lançado o DVD da Saga de Hades no Brasil totalmente em portugês, pela Play Arte Home Video, batizada Os Cavaleiros do Zodíaco - Hades - A Saga do Santuário.
  • Segundo jogo de PS2 dos Cavaleiros (Saint Seiya - The Hades) será lançado no Japão em 13 de Outubro de 2006.
2007
  • São exibidos os últimos episódios do Capítulo do Inferno (Saga de Hades).
  • A Saga de Hades - Santuário, começa a ser exibida no Brasil pelo Cartoon Network.
  • Os quatro filmes antigos são redublados no Brasil para serem lançados em DVD.
  • É confirmada a produção da saga Elíseos.
  • A Saga de Hades - Inferno, é dublada no Brasil e lançada em DVD em Novembro.
2008
  • A editora JBC consegue os direitos de publicação do Lost Canvas e lança em Setembro deste ano o mangá no Brasil.
  • Fase Elíseos de Hades é exibida.
  • Film Book de Elíseos é lançado no Japão.
  • A Playarte adquire os direitos da Fase Elíseos da Saga de Hades e lança DVDs no Brasil.
  • O anime do The Lost Canvas é anunciado.
2009
  • Anime do Lost Canvas é lançado no Japão.
  • Focus/FlashStar Films adquire os direitos do Lost Canvas e lança os primeiros 6 episódios em dezembro de 2009.

Trilha sonora


Série Clássica

Temas de abertura
  • Episódios 1 a 73: "Pegasus Fantasy" por Make Up (no Brasil, por Edu Falaschi)
  • Episódios 74 a 114: "Soldier Dream" por Hironobu Kageyama (no Brasil, por Tchê Leal)
  • OVAs 1 a 13: "Chikyuugi" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
  • OVAs 14 a 31: "Meagami no Senshi - Pegasus Forever" Marina Del Ray (no Brasil, por Ricardo Cruz)
Temas de encerramento
  • Episódios 1 a 73: "Blue Forever" por Make Up (no Brasil, por Edu Falaschi)
  • Episódios 74 a 114: "Blue Dream" por Hironobu Kageyama & Broadway (no Brasil, por Che Leal)
  • OVAs 1 a 13: "Kimi to Onaji Aozora" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
  • OVAs 14 a 25: "Takuso Mono He - My Dear" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
  • OVAs 26 a 31: "Kami no en - Del Regno" por Yuuko Ishibashi
  • Filme: Prólogo do Céu: "Never" por Make Up (no Brasil, por Edu Falaschi)

Lost Canvas

Temas de abertura
  • Episódios 1 a 13: "The Realm of Athena" por Banda EUROX(No Brasil, por Rodrigo Rossi)
Temas de encerramento
  • Episódios 1 a 13: "Hana no Kusari" por Maki Ikuno junto com a banda Marina del Ray (No Brasil, por Melissa Matos)

Dublagem


No Brasil, a série possuiu três dublagens. A primeira, feita no estúdio Gota Mágica, foi acompanhada de perto pelos executivos da Bandai, que já esperavam um grande sucesso. Essa dublagem apresentou muitos erros, como por exemplo, o cavaleiro Jabu de Unicórnio que virou Jabu de Capricórnio.

Mais tarde, afim de conseguir que a série pudesse ser novamente exibida em terras brasileiras, chegou-se ao consenso que seria mais fácil redublar toda a série do que conseguir posse das fitas originais que estavam sob fortes problemas judiciais (devido a falência da Rede Manchete). Esta segunda dublagem, foi feita no estúdio Álamo que realizou um trabalho com mais cuidado e esmero do que a primeira versão. Entretanto a redublagem não contou com a volta de todos os dubladores originais (além dos que faleceram, a Álamo trocou os dubladores de Marin de Águia, Poseidon e Bado de Alcor). Os erros desta versão são mínimos, mas ainda há alguns problemas. A Álamo também dublou os episódios do capítulo Santuário da Saga de Hades e o filme Prólogo do Céu.

Juntamente com os episódios do capítulo Santuário, foi produzido um episódio especial chamado Episódio Zero, que resumia os acontecimentos da série até a Saga de Hades. A dublagem desse especial ficou a cargo da empresa Dubrasil que utilizou os mesmos dubladores da Álamo. A Dubrasil dublou, ainda, os capítulos Inferno e Elíseos da Saga de Hades, e redublou os quatro filmes antigos, entretanto o elenco de dublagem sofreu várias modificações.

No Japão, após vinte anos sendo dublada pelas mesmas pessoas, Masami Kurumada, trocou os dubladores originais dos cinco Cavaleiros de Bronze e da deusa Atena por pessoas mais jovens.

De acordo com uma carta que foi publicada no site do próprio Kurumada, ele dizia que a voz de vários dos dubladores antigos estava "nojentamente imprestável" ('helplessly gross' na tradução em inglês que o site disponibilizou), e que queria "alcançar uma nova geração de fãs" usando um elenco mais "atual", que é facilmente reconhecido de séries que estariam "na moda" no Japão.

Essa noção contradiz diretamente o posicionamento de Toru Furuya (primeiro dublador japonês de Seiya), e do diretor Shingeyasu Yamauchi (diretor dos treze OVAs de Hades-Santuário e do filme Prólogo do Céu), que afirmavam que o público de Cavaleiros no Japão são os adultos que acompanharam a série quando crianças. Furuya se afastou por não desejar continuar o trabalho sem seus companheiros, e aparentemente, Kurumada deliberadamente vetou Yamauchi, usando a fraca recepção do filme no Japão como argumento (o filme apenas se pagou quando exibido, mas foi um sucesso quando lançado em DVD). Disso surgiram os novos dubladores e o novo diretor da série que assumiram na Fase Inferno.

Jogos

No auge de sucesso da série no Japão foram criados vários jogos dos cavaleiros para os consoles da Nintendo (dois para o NES e um para o Game Boy).

Muito tempo depois, com o lançamento das OVAs da Saga de Hades, a Bandai lançou dois jogos de luta para Playstation 2.

  • Saint Seiya (Nes):

Referente a saga do Santuário completa, numa mistura de plataformas com batalhas RPG.

  • Saint Seiya 2 (Nes):

Jogo focado na "Batalha das Doze Casas".

Jogo que passa pela Saga do Santuário até a Saga de Poseidon. Desta vez totalmente como RPG, semelhante à jogos como "Final Fantasy".

Remake do primeiro jogo Saint Seiya para Nes.

  • Saint Seiya Typing Ryu Sei Ken (PC):

Jogo com um estilo bem diferente, onde o jogador enfrenta os inimigos digitando rapidamente palavras em japonês que aparecem na tela.

É o primeiro jogo 3D de luta de Os Cavaleiros do Zodíaco, situado na batalha das doze casas.

Por enquanto, o último jogo oficial já feito dos Cavaleiros do Zodíaco e o segundo para Playstation 2. Bem parecido com o antecessor, o gênero continua sendo de luta, porém desta vez situado na Saga de Hades.

Ordem cronológica


Ordem cronológica de acordo com os tempos dos acontecimentos.

Anime
Mangá
  • The Lost Canvas
  • Episódio G
  • História Lateral: A História Secreta da Excalibur - Saga! Prelúdio da Ambição
  • Saga do Santuário
  • História Lateral: Corrente Nebulosa - Laços de Irmãos (ocorre na verdade durante a Saga do Santuário)
  • História Lateral: Atena! O grande Amor
  • Blue Warriors - é uma saga solo de Hyoga de Cisne, existente apenas no mangá de Os Cavaleiros do Zodíaco. É uma saga pequena em relação à outras.
  • Saga de Poseidon - Narra a Guerra Santa entre Atena e Poseidon.
  • Saga de Hades
  • Prólogo do Céu Mangá - Um Deus Misterioso Liberta Tohma da prisão de Olimpo antes do Filme Prólogo do Céu
  • Next Dimension - Apesar de não ter ligaçãos com Prólogo do Céu, narra a Saga do Céu e a Guerra Santa de 1743 simultaneamente.

Nota: Os filmes O Santo Guerreiro, A Grande Batalha dos Deuses, A Lenda dos Defensores de Atena e Os Guerreiros do Armageddon não se encaixam na ordem cronológica.

Os significados do título

  • 聖闘士 (Seitoshi) significa "guardião da terra", entretanto o kanji vem acompanhado com o furigana セイント (Seinto) que é a escrita em katakana para a palavra inglesa "Saint" (lit. "santo"). Portanto o kanji 聖闘士, em Saint Seiya, é tratado como um ateji.
  • 星矢 (Seiya), além de ser o nome do personagem principal, é composta pelos kanji: 星 (estrela) e 矢 (flecha, arco), portanto pode significar "flecha estelar", "arco de estrelas", "arco das contelações" (sendo como um coletivo de 星座 /"seiza"/ que em japonês significa "constelação" ou "conjunto de estrelas") ou "arqueiro das estrelas" (sendo uma referência a constelação de sagitário).
  • 聖闘士星矢 (Saint Seiya) então pode ser traduzido como: Santa Flecha Estelar, Santo Arco de Estrelas, Santo Arco das Contelações, Flecha Estelar dos Guardiões da Terra, Arco de Estrelas dos Guardiões da Terra, Arco das Contelações dos Guardiões da Terra, Santo Arqueiro das Estrelas, Santo Seiya (em referência ao personagem principal), entre outras traduções.

Referências

  1. a b Revista "Kappa Magazine", 1999, número 80.
  2. Shurato's Revolution. Página visitada em 19 de dezembro de 2008.
  3. "The Rise and Fall of Weekly Shōnen Jump" Comipress (2007). Página visitada em 19 de dezembro de 2008.
  4. O melhor anime segundo os japoneses Anime News Network (13 de Dezembro de 2006). Página visitada em 18 de dezembro de 2008.
  5. Título ainda não informado (favor adicionar).
  6. Título ainda não informado (favor adicionar).
  7. a b c Revista "Cosmo Special", Shonen Jump, 1986.